Skip to content

Níquel-Cádmio (NiCd)

  1. Principais diferenças entre tecnologias de bateria

  2. Bateria de ião de lítio (Li-Ion)

    Estas baterias possuem uma "densidade energética" muito superior às baterias de NiCd e NiMH, oferecendo a mesma autonomia num tamanho muito mais pequeno.
    A sua descarga espontânea é muito mais baixa, pelo que as baterias não perdem a carga tão rapidamente quando estão armazenadas sem utilização.
    As baterias podem ser carregadas a qualquer momento sem alteração da capacidade, mesmo quando ainda não estão vazias.
    As baterias de iões de lítio também são menos prejudiciais para o ambiente do que as outras baterias.
    A tecnologia de iões de lítio oferece vantagens evidentes, mas as baterias deste tipo são mais dispendiosas do que as baterias de NiCd e NiMH.
    Os materiais que compõem estas baterias são menos prejudiciais para o ambiente do que os materiais das baterias NiCd, o que não invalida que devam ser eliminadas de forma responsável.

  3. Níquel-Metal Hídrico (NiMH)

    Esta baterias possuem uma "densidade energética" superior às NiCd, o que significa que podem trabalhar mais tempo antes de ser necessário recarregar.
    Tal como as baterias de NiCd, as de NiMH só devem ser recarregadas depois de completamente vazias. No entanto, se forem carregadas antes de estarem vazias, a perda de capacidade (ou seja, a perda de autonomia) é inferior às baterias NiCd.
    As baterias NiMH possuem a taxa de descarga espontânea mais elevada, ou seja, perdem rapidamente a carga quando estão armazenadas sem utilização.
    As baterias NiMH devem ser carregadas antes do armazenamento.
    Os materiais que compõem estas baterias são menos prejudiciais para o ambiente do que os materiais das baterias NiCd, o que não invalida que devam ser eliminadas de forma responsável.

  4. Níquel-Cádmio (NiCd)

    Longa duração, sempre que a bateria seja corretamente mantida.
    As baterias NiCd só devem ser carregadas depois de terem a carga totalmente vazia, de modo a não perderem a sua capacidade! Isto significa que oferecem uma menor autonomia entre cada carregamento.
    É o tipo de bateria mais sólido e fiável, especialmente em condições meteorológicas muito quentes ou muito frias.
    Oferecem a máxima potência quando é necessário, como no início do trabalho ou na execução de trabalhos difíceis.
    As baterias NiCd possuem uma elevada taxa de descarga espontânea, ou seja, vão perdendo a carga quando estão armazenadas sem utilização.
    As baterias NiCd devem ser carregadas antes do armazenamento.
    O cádmio é um material prejudicial para o ambiente; estas baterias devem ser eliminadas de forma responsável.