SKIL Plainas

Com um vasto historial de ferramentas para trabalhar madeira, a SKIL desenvolveu um leque de plainas potentes e fiáveis para aplainar superfícies, chanfrar cantos e fazer ensambladuras.

Utilização

Para que serve uma plaina elétrica?

  1. Para que serve uma plaina elétrica?

  2. 1) Aplainar superfícies
  3. 2) Chanfrar cantos
  4. 3) Fazer entalhes

Como prevenir que as lâminas fiquem rombas demasiado rápido?

  1. Como prevenir que as lâminas fiquem rombas demasiado rápido?
    As lâminas de plaina costumam ser reversíveis (podem ser utilizadas por ambas as faces), mas é aconselhável mantê-las afiadas durante o maior tempo possível.
  2. Antes de começar, é importante retirar todos os parafusos, pregos e outros objetos da peça de trabalho. Não só por questões de segurança, mas também para não danificar as lâminas. Antes de começar, assegure-se de que não existem obstáculos às lâminas na zona a trabalhar e retire quaisquer farpas de madeira que fiquem presas à ferramenta.
  3. É aconselhável esperar que as lâminas parem completamente antes de pousar a plaina elétrica. As lâminas em movimento podem ficar presas à superfície, tornando a plaina mais difícil de controlar e podendo causar danos às lâminas e à peça de trabalho.
  4. Verifique se a plaina elétrica que está a pensar comprar tem base de estacionamento. Isto irá ajudar a proteger a plaina e a peça de trabalho depois de utilizar a ferramenta.
  5. É aconselhável substituir as lâminas desgastadas assim que possível. Veja o vídeo para saber como o fazer.

Qual é a diferença entre as lâminas de plaina HSS e TCT (também chamadas HM)??

  1. Qual é a diferença entre as lâminas de plaina HSS e TCT (também chamadas HM)?
    As lâminas HSS ou de Aço Rápido são mais afiadas, oferecendo os resultados mais suaves em trabalhos de plaina. As lâminas TCT (Carboneto de Tungsténio), também chamadas lâminas HM (Metal Duro), são menos afiadas. Em comparação com as lâminas HSS, oferecem um resultado menos suave mas ainda assim muito bom. A grande vantagem das lâminas TCT é o facto de se manterem afiadas cinco vezes mais tempo.

Como substituir as lâminas de uma plaina elétrica?

  1. Como substituir as lâminas de uma plaina elétrica?

Dicas de bricolage e passo-a-passo