Perguntas Frequentes

Tem alguma pergunta sobre um trabalho ou ferramenta específicos? Ou deseja conhecer as diferenças entre ferramentas? Irá encontrar uma prática lista de Perguntas Frequentes no website da Skil.

Veja se a sua pergunta está na lista e encontra a resposta que procura!

  • Qual é serra elétrica adequada para cortar solo laminado: circular ou vertical?

    Pode utilizar os dois tipos de serra. A serra vertical é mais prática e também é mais fácil de utilizar para realizar pequenos cortes; a serra circular é mais adequada para serrar linhas retas longas. Utilize uma lâmina de dentes finos. Para um acabamento suave, serre sempre as tábuas com a superfície superior virada para baixo.
  • Ao serrar painéis MDF com revestimento plástico, a superfície plástica branca fragmenta-se e deixa um acabamento pouco agradável. Devo utilizar um tipo de serra especial?

    É melhor utilizar uma serra circular com lâmina de dentes finos e ajustar a profundidade de corte para que a lâmina perfure apenas ligeiramente o painel. Também pode utilizar uma serra vertical com uma lâmina de dentes finos. É aconselhável aplicar fita gomada ao longo da linha de corte em ambos os lados do painel, de forma a reduzir ao máximo a fragmentação.
  • Que tipo de broca e que velocidade devo utilizar para perfurar em granito?

    Para perfurar granito, utilize uma broca diamante ou widia. Também pode utilizar uma broca de vidro. Utilize a função de percussão do berbequim e aumente a velocidade gradualmente. Ajuste a velocidade para que o berbequim não deslize; não perfure à máxima velocidade. Se necessário, arrefeça o granito com água.
  • Até que profundidade deve a serra circular penetrar no material?

    De forma geral, 3 mm são suficientes. Diminui-se assim a fragmentação da superfície do material. Isto deve-se ao facto de, na sua profundidade máxima de corte, os dentes da serra abordarem o material quase em ângulo reto. Se utilizar a profundidade de corte mínima necessária, o ângulo de abordagem será inferior. Isto facilita o trabalho e permite obter melhores resultados.
  • A serra circular tem de trabalhar sempre à velocidade máxima?

    A velocidade variável permite adequar a velocidade de corte ao material. Exemplo: o estuque e o plástico sensível ao calor requerem uma velocidade mais baixa do que a madeira maciça e o alumínio. As serras com "início lento" vão aumentando a velocidade gradualmente, causando um impacto menor ao iniciar a ferramenta.
  • O berbequim não perde potência ao ajustar a velocidade?

    A velocidade variável é um dos fatores a considerar no momento de comprar um berbequim. A maior parte dos berbequins económicos são de velocidade fixa, habitualmente em torno de 300 r.p.m. Os berbequins mais dispendiosos têm um interruptor que permite selecionar a velocidade alta ou baixa. A utilização da eletrónica mais moderna significa que praticamente não existe perda de potência.
  • Qual a diferença entre um berbequim sem fio e uma aparafusadora sem fio?

    Para além dos berbequins sem fio, também existem as aparafusadoras sem fio. Também pode utilizar um berbequim sem fio para aparafusar; por isso, é habitual acreditar-se que não é necessário ter uma aparafusadora sem fio. Mas isso não é verdade; uma aparafusadora sem fio é mais ligeira e compacta do que um berbequim sem fio, sendo mais prática e fácil de utilizar. A aparafusadora sem fio também facilita o trabalho em zonas de difícil acesso. Além disso, uma aparafusadora sem fio é mais barata do que um berbequim sem fio.
  • Por que motivo a bateria do meu berbequim sem fio perde carga tão rapidamente?

    A potência de um berbequim sem fio depende da voltagem da bateria. Ferramentas mais potentes requerem baterias de alta capacidade (em ampere/hora), o que permite trabalhar durante mais tempo sem recarregar. Quanto mais pesado for o trabalho a realizar, mais rapidamente a bateria ficará sem carga. A antiguidade da bateria também é um fator a ter em conta. A durabilidade da bateria também é afetada pela utilização e carregamento, assim como pelo tipo de bateria.
  • Como saber que grão de lixa utilizar?

    As lixas castanhas e vermelhas normais são adequadas para os trabalhos de lixamento mais habituais e estão disponíveis em diversos tipos de grão, de fino a grosso. As lixas para ferrugem são ainda mais duras, sendo utilizadas para lixar metais e em lixadeiras elétricas. As lixas mais duras são as de carboneto de silício (Wet & Dry). Podem ser utilizadas com água, para lixar superfícies de metal. O tamanho do grão determina o efeito do lixamento. As lixas com menor grão permitem obter um acabamento mais fino, mas ficam inutilizadas rapidamente. Isto significa que não se pode utilizar este tipo de lixa para remover muito material. As lixas com grão maior são mais eficazes na remoção de material, mas podem provocar riscos; costuma ser necessário acabar o trabalho com uma lixa mais fina.
  • O estuque da minha parede está revestido com tinta de látex. Qual é a melhor forma de a remover?

    Em primeiro lugar, aplique água a ferver sobre a tinta de látex; depois, remova a tinta imediatamente com uma escova de arame ou com um raspador de tinta triangular. Se não funcionar completamente, utilize um maçarico para suavizar a tinta restante e remova-a com uma escova de arame.
  • O que significa "16V Max"?

    Um pacote de bateria "16V Max" (14,4V) consiste em quatro células de bateria individuais. Cada célula tem duas classificações de voltagem: nominal e máxima. Quando uma célula de iões de lítio 3,6V está carregada, a sua carga efetiva é de 4V. Só quando está com a carga a 50% atinge o valor nominal de 3,6V. O valor nominal é calculado da seguinte forma: 3,6V x 4 células = 14,4V. Enquanto o valor máximo (Max) baseia-se no nível máximo de carga: 4V x 4 células = 16V.
  • O que significa "20V Max"?

    Um pacote de bateria "20V Max" (18V) consiste em cinco células de bateria individuais. Cada célula tem duas classificações de voltagem: nominal e máxima. Quando uma célula de iões de lítio 3,6V está carregada, a sua carga efetiva é de 4V. Só quando está com a carga a 50% atinge o valor nominal de 3,6V. O valor nominal é calculado da seguinte forma: 3,6V x 5 células = 18V. Enquanto o valor máximo (Max) baseia-se no nível máximo de carga: 4V x 5 células = 20V.