Substituir uma torneira de cozinha

66% of 100%

Se a torneira da sua cozinha está desgastada ou tem fugas (ou se pretende mudar para uma de outro design), é muito fácil substituí-la por uma nova.

  1. Fechar a torneira de alimentação de água

    Em primeiro lugar, feche a torneira de alimentação de água. Normalmente, esta torneira encontra-se por baixo do contador de água.
    A seguir, abra as torneiras e deixe sair toda a água.
    Antes de começar a desapertar as mangas e as juntas, é aconselhável pôr um pano por baixo dos tubos, para absorver a água que possa cair.
    Se existir uma ou mais válvulas de corte nas tubagens da torneira, feche-as antes de começar a trabalhar.

  2. Desapertar as uniões

    Existem duas situações possíveis:
    1. As duas tubagens de alimentação de água terminam cada uma com uma junta de compressão.
    2. Existem duas válvulas de corte nas tubagens que se encontram por baixo do lava-louças.
    Em ambos os casos, desaperte e retire as uniões com uma chave-inglesa.

  3. Retirar a torneira antiga

    A torneira da cozinha tem na sua base um tubo com rosca externa. Este elemento sobressai do orifício do lava-louças e é fixado por baixo com uma porca, arruela e placa de suporte. Utilize a chave-inglesa para desapertar a porca, até que possa retirá-la com a mão. Depois, poderá levantar a torneira antiga pela parte de cima.

  4. Instalar a nova torneira

    A nova torneira, tal como a antiga, tem na sua base um tubo com rosca externa. Introduza o tubo pelo orifício do lava-louças, passe a placa de suporte e a arruela por cima do tubo, coloque a porca e aperte-a com a chave-inglesa ou alicate extensível. Verifique se a torneira está corretamente direcionada. Se tem um lava-louças de aço inoxidável ou uma bancada de material compósito, deverá realizar um novo orifício de diâmetro adequado para o tubo de montagem da torneira. Utilize uma serra craneana adequada para o material do lava-louça ou da bancada.

  5. Tubos de abastecimento de água

    Na base da torneira, dentro do tubo de montagem grande, existem dois tubos para abastecimento de água fria e quente. Estão fabricados com material flexível e têm um diâmetro de 10 mm. Pode dobrá-los à mão para colocá-los na posição adequada e, se necessário, cortá-los à medida com um cortador de tubos.
    Ligue estes tubos flexíveis às extremidades das tubagens que sobressaem da parede, utilizando juntas de compressão. De forma geral, a água quente encontra-se à esquerda. Existe uma ampla variedade de juntas de compressão para diferentes situações.

  6. Tubos flexíveis

    As torneiras novas costumam incluir tubos flexíveis, mas também os pode comprar separadamente com diferentes comprimentos. A malha de aço inoxidável protege o tubo flexível, fabricado com borracha sintética. As extremidades dos tubos têm porcas de junção desenhadas para criar uma união estanque. Estes tubos de abastecimento flexíveis estão disponíveis em diversos diâmetros e com diferentes tipos de ligações.

  7. Abrir válvula de corte principal e verificar se existem goteiras

    Depois de instalada a torneira e apertadas as uniões, chegou o momento de abrir a válvula de corte principal. Antes de guardar as suas ferramentas, verifique se existem fugas.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Substituir uma torneira de cozinha

3.3
3.3 of 5

489 total

  • 5
    187
  • 4
    81
  • 3
    38
  • 2
    37
  • 1
    146