Podar buxos

82% of 100%
O buxo é uma das poucas plantas que mantém as folhas verdes durante todo o ano. Para assegurar que o buxo tem sempre uma forma densa, é necessário podá-lo da forma correta, no momento apropriado.
  1. Qual é o melhor momento para podar buxos?

    O buxo deve ser podado duas vezes por ano, ou um pouco mais frequentemente. Se podar o buxo apenas uma vez por ano, não ficará suficientemente robusto para aguentar uma nevada no inverno. Pode podar o buxo pela primeira vez em finais de maio. Certifique-se de que os ramos mais longos, com as folhas de cor verde clara, cresceram pelo menos 5 cm. Pode fazer a segunda poda em setembro, dando tempo ao buxo para recuperar antes de o inverno assentar. Não pode o buxo em alturas de calor, porque a planta irá perder água pelos cortes na ponta dos ramos e as folhas das extremidades ficarão castanhas. Se o tempo ficar ensolarado depois de podar o buxo, regue-o muito frequentemente.

  2. Preparação e ferramentas

    Antes de começar a podar, certifique-se de que as suas ferramentas estão limpas e afiadas. Isso irá minimizar os danos causados às folhas e aos ramos. As tesouras de relva são a melhor escolha, pois foram especificamente desenhadas para o buxo. A tesoura para arbustos é mais pequena do que um corta-sebes, permitindo modelar o buxo na forma pretendida muito mais facilmente. A tesoura para arbustos manual é ideal para trabalhos de poda ligeiros. Se o trabalho que tem em mãos for de maiores dimensões, torne a sua vida mais fácil optando por um corta-sebes elétricos. Para podar buxos de grandes dimensões, é mais fácil utilizar um corta-sebes.

     Para além da tesoura para arbustos e do corta-sebes elétrico, uma serra de jardim é prática para cortar ramos mais grossos antes de podar a sebe. A tesoura para arbustos pode ficar romba ao tentar cortar ramos mais grossos, ou quando entra em contacto com areia.

  3. Moldar o buxo

    Tem uma planta de buxo ou uma sebe inteira? Decida a forma que deseja dar ao buxo antes de começar a podar. É fácil podar um buxo para dar-lhe a forma que pretender. Pode cortar uma sebe com os lados retos, mas também a pode fazer arredondada no topo. É possível podar um buxo em forma de globo, ou pode fazê-lo mais angulado; ou mesmo mais ousado e criativo

  4. Podar uma sebe de buxo

    Step 1
    Comece a podar pelos lados e pelas partes anterior e posterior da sebe. Pode o buxo um pouco mais fino no topo, para que o sol possa chegar a toda a planta. Se o topo do buxo tiver dimensões iguais ou maiores à parte inferior, as folhas inferiores ficarão castanhas. 

    Step 2
    Depois de trabalhar as folhas laterais, pode avançar para o topo. Defina a altura desejada para a sebe, esticando um fio entre duas estacas. Corte ao longo do fio com o aparador de sebes ou a tesoura de relva, para assegurar que este fica reto.

    Se deseja reduzir o tamanho da sebe de forma significativa, deverá podar os ramos mais grossos. Nesse caso, utilize uma serra de jardim, para não deteriorar as lâminas do cortador e da tesoura.

    Passo 3
    Junte os ramos e folhas que caíram e deite-os no lixo.

    Passo 4
    Quando terminar de podar a sebe, aplique fertilizante para assegurar um crescimento ótimo. O adubo de gado ou o guano em pellets são os mais indicados para o buxo. Não economize fertilizante; o buxo precisa de muito alimento.

  5. Podar globos

    Se deseja modelar o seu buxo na forma de um globo, utilize uma tesoura para arbustos. As tesouras de relva sem fio asseguram um trabalho mais simples.

    Passo 1
    Comece a podar pelo topo do buxo. É aqui que irá determinar a altura do globo.

    Passo 2
    Coloque-se por cima do buxo e segure na tesoura para arbustos virada ao contrário. Assim, será mais fácil definir as formas.

    Passo 3
    Acompanhe a forma enquanto poda. Caminhe em redor do buxo enquanto trabalha, para modelá-lo mais facilmente.

    Passo 4
    De vez em quando, observe o globo de buxo à distância e caminhe em seu redor. Verifique se as proporções estão corretas e faça pequenos ajustes, se necessário.

    Passo 5
    Junte os ramos e folhas que caíram e deite-os no lixo.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Podar buxos

4.1
4.1 of 5

33 total

  • 5
    21
  • 4
    6
  • 3
    0
  • 2
    0
  • 1
    6