Skip to content

Manutenção do seu relvado na primavera

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Retire todas as folhas e outros detritos do seu relvado

    Comece por retirar folhas e outros detritos, tais como galhos, do seu relvado. Este trabalho é rápido com a ajuda de um soprador/aspirador. Um soprador/aspirador permite separar as folhas (mortas), mas também aspirar e cortar pequenos resíduos da poda. Estes resíduos são depositados num saco, para que sejam facilmente eliminados.

  2. Cortar a relva

    Assim que repare que a relva voltou a crescer, pode começar a cortá-la todas as semanas. Cortar a relva regularmente aumenta o nível de oxigénio no relvado. Isto diminui a possibilidade de formação de musgo. Certifique-se de que a relva está seca antes de começar a cortar. A relva molhada pode pegar-se e entupir o seu corta-relva.

    Dependendo do uso que dá ao seu relvado e da temperatura ambiente, é preciso decidir qual é o comprimento adequado e selecionar a altura correta no seu corta-relva. Se tiver um relvado ornamental, ou se este estiver à sombra durante a maior parte do dia, corte a uma altura de 2-3 cm. Se o seu relvado for mais utilizado para as crianças ou os animais de estimação brincarem, pode deixar a relva um pouco mais comprida. Regule o corte para os 4-5 cm. Se a temperatura exterior exceder os 25 ºC, deixe a relva um pouco mais comprida do que o costume. Deixar a relva muito curta quando a temperatura é muito elevada pode danificá-la e até as próprias raízes.

  3. Eliminar o musgo

    Vale a pena escarificar o relvado novamente na primavera se tiver havido formação de musgo durante o inverno. Pode utilizar um arejador de relva para arrancar o musgo existente no solo. Esta operação também areja o relvado. Pode começar a utilizar o arejador assim que reparar que a relva começou a crescer, o que pode acontecer logo no princípio do mês de abril. Depois, basta juntar o musgo num montinho e retirá-lo do relvado.

  4. Semear

    É importante semear relva para ajudar à recuperação do relvado após o inverno, de forma a que fique com um aspeto saudável na primavera e durante todo o verão. A relva germina melhor quando a temperatura começa a aumentar, por isso, os meses de abril e maio são ideais para semear. Quanto mais denso for o relvado, menores são as possibilidades de formação de musgo.

    Certifique-se de que o solo se mantém húmido durante o período de germinação da relva. Evite caminhar no relvado, especialmente depois de semear, pois os rebentos da relva são muito frágeis e podem ser danificados irremediavelmente. Recorde que os pássaros adoram sementes de relva. Algumas lojas de jardinagem vendem sementes especiais de que os pássaros não gostam, mas pode também tentar espantar os pássaros colocando postes com pedaços de papel de alumínio ao longo do relvado.

  5. Fertilize

    Todos os relvados precisam de nutrientes. Aconselhamos que fertilize o seu relvado na primavera e depois no verão. Esta ação ajuda a proteger contra doenças, faz a relva recuperar mais rapidamente e reduz a possibilidade de formação de musgo.

    Existem vários tipos de fertilizante. Podemos dividi-los em dois grupos principais: fertilizantes orgânicos e fertilizantes artificiais. Os fertilizantes artificiais são mais baratos que os orgânicos e contêm todos os minerais que o relvado precisa. Os fertilizantes orgânicos apenas contêm nutrientes naturais e duram mais tempo que os fertilizantes artificiais. Tenha em consideração que a maior parte dos fertilizantes contem substâncias nocivas para as crianças e animais de estimação. Por este motivo, é sempre aconselhável manter as crianças e animais de estimação afastados do relvado durante alguns dias, para permitir que os fertilizantes penetrem no solo. Siga sempre as instruções indicadas na embalagem.

  6. Aparar as bordas

    Pode aparar as bordas do seu relvado na primavera para acertar a altura da relva e conseguir um aspeto mais bonito. Eis como fazê-lo:

    Passo 1: Estique um cordel ao longo das bordas do relvado
    Se quiser aparar uma faixa reta do relvado, basta seguir o cordel. Coloque dois paus nas pontas do relvado e depois adicione mais paus intermédios se precisar. Agora estique um cordel entre os paus ao longo da borda do relvado. Certifique-se de que estão bem esticados para que não se movam.

    Passo 2: Apare ao longo das bordas
    Agora, as bordas estão prontas para serem aparadas com a ajuda de um aparador de relva especial. Coloque o aparador contra a parte interior do cordel. Certifique-se de que o aparador está inclinado no chão, para que a borda do relvado se mantenha firme e não se desfaça. Deslize o aparador ao longo do cordel com movimentos cortantes.

    Passo 3: Recolha os restos de relva
    Utilize um arejador para recolher a relva cortada.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Manutenção do seu relvado na primavera

3.6
3.6 of 5

49 número de votos

  • 5
    27
  • 4
    3
  • 3
    3
  • 2
    4
  • 1
    12