Manutenção de caleiras

90% of 100%

Uma boa caleira mantém a água da chuva longe das paredes e fundações da casa, impedindo a formação de humidade ascendente.

  1. Verificações regulares

    Na sua essência, a caleira consiste numa calha de recolha de água e num cano de escoamento. O estado da união entre estes elementos deve ser verificado regularmente. Uma abraçadeira deteriorada pode mudar a posição ou a inclinação da calha, dificultando o correto escoamento.

  2. Tipos de caleiras

    De uma forma geral, as caleiras têm uma forma semicircular ou retangular. São fixadas com abraçadeiras à borda ou beiral do telhado, ou a uma viga de madeira. Nalgumas casas antigas, as calhas têm uma cobertura de madeira colocada sobre blocos também de madeira.

  3. Drenagem

    A calha deve ter uma inclinação suficiente para que a água das chuvas seja drenada adequadamente. A inclinação na direção do cano de escoamento deve ser de aproximadamente 3 mm por cada metro de calha.

  4. Filtros para folhas

    As calhas acumulam facilmente folhas, resíduos e ninhos de pássaros. Se a água da chuva não for drenada de forma suficientemente rápida depois de uma chuvada forte, é possível que transborde para fora da calha. Isso pode ocasionar fugas em lugares inesperados. Para evitar a maior parte destes problemas, instale um filtro para folhas no cano de escoamento. Isso irá evitar a acumulação de detritos de grandes dimensões, e o cano de escoamento não ficará entupido tão facilmente. A fim de evitar o entupimento da caleira, limpe o filtro para folhas com regularidade.

  5. Obstruções

    As obstruções podem ser solucionadas facilmente, bastando retirar a tampa e limpar a caleira.
    Se a obstrução ocorrer no cano de escoamento, pode tentar eliminá-la com um desentupidor de canos flexível. A seguir, utilize uma mangueira para lavar a caleira. Também pode utilizar uma lavadora de alta pressão para retirar os detritos que causam a obstrução. É importante que a inclinação dos canos seja a adequada e que não tenha ocorrido nenhum deslocamento da caleira que possa facilitar a acumulação de detritos. Será suficiente uma inclinação de 1 cm por cada metro de calha.

  6. Pequenos buracos e gretas

    O peso e a chuva ácida podem afetar as caleiras de zinco, produzindo pequenos buracos ou gretas. Se isso acontecer, talvez não seja necessário substituir a caleira, uma vez que a sua reparação é bastante fácil. Deve verificar regularmente o estado das juntas soldadas, para controlar a formação de gretas.

  7. Pequenas reparações

    Os buracos mais pequenos podem ser vedados com um tecido de malha flexível com uma camada de betume na parte inferior. Primeiro, limpe bem a caleira; depois, aqueça a malha com um soprador de ar quente (ou um maçarico) até derreter o betume. Em seguida, faça pressão sobre o material para o fixar e remate o trabalho com vedante para telhado.

  8. Grandes reparações

    Para reparar buracos e gretas maiores, pode aplicar duas camadas de revestimento betuminoso. Primeiro, limpe bem a caleira. Depois, com um pincel, aplique uma primeira camada de revestimento e coloque tecido elástico sobre as juntas. Assim que o revestimento secar, aplique uma segunda camada não diluída de revestimento.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Manutenção de caleiras

4.5
4.5 of 5

46 total

  • 5
    32
  • 4
    10
  • 3
    2
  • 2
    0
  • 1
    2