Instalar uma TV de ecrã plano na parede

78% of 100%

Uma vez que as televisões de ecrã plano não têm tubo de imagem de grandes dimensões, podem ser instaladas na parede como um quadro. Também pode comprar um suporte com design atraente que permita ocultar os cabos. Estão disponíveis diferentes sistemas de montagem (fixo e ajustável, por exemplo). Em primeiro lugar, terá de decidir o sistema que deseja usar.

Pontos importantes
Antes de perfurar a parede, certifique-se de que na zona onde pretende fazer o furo não passam canos de gás e água ou cabos elétricos. Existem detetores eletrónicos que permitem localizar cabos ou canos ocultos. 

  1. Marcar o posicionamento

    Decida onde deseja colocar a televisão. Pode ficar plana e fixa contra a parede, ou pode instalá-la para que seja ajustável por rotação ou inclinação. Esta segunda opção é ideal para procurar o melhor ângulo de visão em diferentes posições (por exemplo, estando na cozinha).

  2. Definir a altura adequada

    Como regra base, a parte inferior das televisões de ecrã plano deve estar a 50-60 cm do chão. Esta medição depende da sua situação concreta. Para fazer o teste, coloque na parede uma peça de cartão com o mesmo tamanho da televisão. Depois, sente-se e olhe para o cartão a partir de diferentes posições. Quando encontrar a posição adequada, fixe a televisão de ecrã plano a essa altura.

  3. Os suportes aguentam o peso?

    Compre apenas suportes que sejam adequados ao tamanho e peso da sua televisão de ecrã plano (verifique as especificações do suporte). Leia o manual da sua televisão de ecrã plano e compare os dados. Utilize buchas e parafusos de boa qualidade; e utilize todos os orifícios para parafusos que o suporte tenha.

  4. Distância da parede

    Pode instalar a televisão perto da parede, mas isso significa que não poderá ajustar a posição do ecrã. A televisão de ecrã plano produz calor. Por isso, um espaço maior entre a televisão e a parede irá permitir uma melhor ventilação. Assim, irá reduzir a probabilidade de produzir manchas escuras criadas pela acumulação de pó na parede e terá espaço para ajustar o ângulo do ecrã, na horizontal e na vertical.

  5. Medir o tamanho do suporte VESA

    Para escolher o melhor suporte de fixação à parede, meça a distância entre os furos para parafusos que irá encontrar na parte de trás da sua TV de ecrã plano. Os tamanhos mais comuns são 10 x 10 cm e 20 x 10 cm de centro a centro.

  6. Ocultar os cabos

    Para além do cabo de alimentação e da antena, existem outros cabos utilizados para ligar a TV a outros dispositivos, como reprodutores de DVD, consolas de jogos, descodificadores TDT e recetores de satélite. Estas unidades são habitualmente colocadas num móvel apoiado no chão, pelo que deverá encontrar a melhor forma de levar os cabos para a TV. Uma boa forma de o fazer é utilizar uma conduta para cabos, na qual poderá recolher e ocultar os cabos. Outra opção passa por utilizar um suporte de televisão com prateleira para colocar os outros dispositivos.

  7. Sugestão

    Prefere não utilizar uma conduta para cabos por ser pouco estética? Também pode instalar uma parede falsa à qual irá fixar a televisão de ecrã plano. Se fizer a parede falsa com painéis fixados a uma estrutura de vigas de madeira, pode utilizar o espaço intermédio para passar os cabos. Outra opção seria passar os cabos pela divisão que se encontra por trás da televisão (se a disposição da sua casa assim o permitir).

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Instalar uma TV de ecrã plano na parede

3.9
3.9 of 5

299 total

  • 5
    157
  • 4
    60
  • 3
    24
  • 2
    11
  • 1
    47