Skip to content

Ferramentas manuais e painel de ferramentas

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Painel de ferramentas

    É importante ter as suas ferramentas à mão quando precisa delas. Se as pendurar na parede, terá as ferramentas sempre à vista e ao alcance da mão. Nas lojas de bricolage, irá encontrar diferentes sistemas para pendurar as suas ferramentas.
    Sugestão: coloque as ferramentas mais pesadas na parte inferior (ex.: os martelos). Deste modo, não irão causar danos graves se caírem. As ferramentas perigosas (facas, plainas, etc.) devem estar sempre fora do alcance das crianças.

  2. Placas de plástico com ranhuras

    A maior parte dos painéis de organização de ferramentas têm orifícios ou ranhuras nos quais se podem colocar diferentes tipos de ganchos, olhais, suportes e caixas de armazenamento.
    Estes sistemas estão disponíveis em diversos tamanhos, para que possa fazer uma distribuição à medida das suas necessidades.

  3. Escolher a localização adequada

    Escolha o local onde deseja colocar o seu painel de organização de ferramentas. Se tiver espaço suficiente, pode colocar uma tábua de madeira sobre o painel com uma luz fluorescente. Assim, terá sempre luz para trabalhar. Coloque um resguardo de madeira à frente da lâmpada para não ficar encandeado pela luz. Pode utilizar a parte superior da tábua para guardar caixas de armazenamento ou ferramentas elétricas. Também pode colocar pequenos armários de armazenamento por cima do painel. Mas certifique-se de que consegue chegar aos mesmos!

  4. Que ferramentas são necessárias para cada trabalho?

    São necessárias algumas ferramentas essenciais para os trabalhos e reparações do dia-a-dia. Certifique-se de que tem estes artigos básicos na sua caixa ou painel de ferramentas. A lista em baixo constitui uma prática orientação se estiver a seguir instruções de trabalho que refiram ferramentas específicas.

  5. Martelos

    1. O martelo de marceneiro destaca-se pela extremidade em ponta, que permite pregar pregos pequenos em madeira.
    2. O martelo de carpinteiro (também chamado de unha ou de orelhas) conta com uma garra que serve para retirar pregos.
    3. O maço possui uma cabeça pesada que produz um impacto muito maior do que um martelo convencional.
    4. O maço de borracha ou nylon é utilizado para evitar danos ao material ou peça de trabalho.
    5. O martelo de madeira é utilizado para martelar cunhas ou fazer entalhes.
    6. O punção permite retirar os pinos centrais das dobradiças e pregar as cabeças dos pregos abaixo da superfície da madeira.

  6. Tenazes e alicates

    1. As tenazes são utilizadas para retirar pregos ou cortar arame.
    2. Os alicates extensíveis servem para segurar firmemente os canos de água e esgotos. As garras ajustáveis permitem a utilização numa ampla variedade de tamanhos de canos.
    3. Os alicates universais são, como o próprio nome indica, uma ferramenta apropriada para a mais ampla variedade de funções, que une características dos outros alicates. Contam com bordas afiadas que permitem cortar cabos e fios de pouca grossura.
    4. Os alicates para descarnar permitem remover o isolamento dos cabos e fios elétricos. Contam com um parafuso de ajuste para trabalhar com cabos de diferentes diâmetros. Depois de cortar o isolamento, puxe-o para descarnar o cabo.
    5. Os alicates de corte são amplamente utilizados para cortar cabos e fios (elétricos).
    6. Os alicates de pontas possuem garras pontiagudas, sendo ideais para trabalhos de montagem que exijam precisão. Podem ter garras dentadas, para assegurar uma fixação firme sem aplicar muita força.

  7. Chaves de aperto e de caixa

    1. A chave de aperto standard é utilizada para apertar e desapertar parafusos e porcas.
    2. A chave de luneta tem a característica de fixar as seis faces dos parafusos e porcas, enquanto a chave de aperto apenas fixa duas faces.
    3. A chave ajustável (ou chave-inglesa) encaixa numa ampla gama de tamanhos de parafusos e porcas. É muito útil quando não temos uma chave do tamanho indicado para a ocasião.
    4. A chave de tubulação é utilizada para apertar e desapertar peças de difícil acesso.
    5. A chave de caixa tem 6 ou 12 pontos de fixação, com uma abertura quadrada na face superior para usar com um roquete.
    6. A chave Allen tem uma pega em ângulo reto com cabeça sextavada numa ou em ambas as extremidades; é utilizada para apertar e desapertar parafusos sextavados.

  8. Serras e serrotes para madeira

    1. O serrote universal é utilizado para cortar todo o tipo de madeira e painéis. Estes serrotes contam habitualmente com uma serra dentada standard.
    2. O serrote de costas conta com um reforço na borda superior, que oferece maior solidez para fazer cortes retos.
    3. O serrote de costas reto (também chamado serrote de marceneiro) tem dentes ligeiramente travados para cortes rápidos (por exemplo, em caixilhos e ripas de madeira). Geralmente, esta ferramenta é utilizada em combinação com uma serra de esquadria (3a).
    4. A serra de marchetaria tem uma lâmina com dentes muito finos, apertada com parafusos de orelhas a uma estrutura em forma de U. Ao utilizar este tipo de serra, terá de manter a estrutura na vertical. Os dentes apontam para baixo; a madeira é cortada ao puxar a serra para trás.

  9. Arcos de serra e ferramentas de corte

    1. Num arco de serra, a lâmina removível é fixada firmemente na estrutura de arco. Os dentes da lâmina do arco de serra apontam para a frente.
    2. Existem arcos de serra mais pequenos, para trabalhar em espaços apertados ou de difícil acesso.
    3. O x-ato tem uma lâmina interna com segmentos descartáveis; pode cortar cabedal, vinil, papel, cartão e plástico.
    4. Para cortar linóleo, é conveniente utilizar um x-ato de lâmina curva. A lâmina corta ao puxar a ferramenta para trás (na sua direção).

  10. Chaves de fendas

    1. Ao utilizar uma chave de fendas, é necessário confirmar se a ponta é do tipo e do tamanho adequados. Por isso, o seu conjunto de ferramentas deve sempre incluir diversas chaves de fendas. As chaves de fendas mais utilizadas são: cabeça com ranhura (1a), cabeça em cruz (Pozidriv) PZ (1b), cabeça em cruz (Phillips) PH (1c) e Torx TX (1d).
    2. A chave de fendas de eletricista (ou VDE) tem uma ponta revestida em plástico isolante. Está disponível em diversos tamanhos. A ponta é apta para os pequenos parafusos dos acessórios elétricos e das caixas de junção.
    3. O busca-polos é utilizado para verificar a existência de tensão numa instalação elétrica (220-240 V). Para o efeito, toca-se com a ponta do busca-polos num terminal elétrico ou outro condutor, ao mesmo tempo que se toca com o dedo no contacto que se encontra na parte de trás da pega. Se a luz do busca-polos se iluminar, significa que o terminal ou componente está ligado a uma rede elétrica com tensão. Antes de começar a trabalhar, retire qualquer conector que esteja na tomada elétrica ou desligue o grupo correspondente na caixa elétrica.

  11. Ferramentas de perfuração

    1. Se precisa de fazer orifícios para parafusos em madeira ou outros materiais moles, realize uma perfuração prévia com um berbequim manual (ou verruma).
    2. O punção é utilizado para fazer pequenos furos nas madeiras mais moles, para marcar furos ou linhas e para perfurar tecido.
    3. Pode utilizar um berbequim sem fio para perfurar, apertar/desapertar parafusos, lixar, polir e rebarbar.

  12. Ferramentas para lixar e aplainar

    1. Os cinzéis são utilizados para trabalhar com madeira. Estão disponíveis com diversas pontas e em diferentes tamanhos, dos mais finos aos mais grossos. Se for necessário aplicar mais força, pode utilizar um martelo de plástico ou de madeira.
    2. As limas são comercializadas com formas planas, semicirculares, quadradas e triangulares. São utilizadas para alisar metal, plástico e madeira, assim como para eliminar rebarbas e outras irregularidades.
    3. A plaina de madeira serve para remover finas camadas de madeira. Para ajustar a profundidade da plaina, pode desapertar a cunha que fixa a lâmina e mover esta última até ao ponto desejado.
    4. A talhadeira é utilizada para retirar partes de alvenaria ou fazer reentrâncias para tomadas elétricas, tubos e outros condutos.

  13. Ferramentas auxiliares

    1. Pode envolver um bloco de lixa com uma folha de lixa para facilitar o trabalho de alisamento do material. Ao lixar, faça-o sempre na direção do grão da madeira.
    2. A escova metálica é utilizada para retirar sujidade e ferrugem. Esta ferramenta costuma ser de aço, mas também pode utilizar escovas de cobre ou latão nas superfícies mais delicadas.
    3. A espátula é utilizada para encher buracos e gretas em paredes, madeira ou metal. Também pode ser utilizada para raspar camadas e restos antigos de tinta e papel de parede.
    4. Os grampos de aperto são utilizados para manter unidas duas peças de trabalho (por exemplo, se pretender colá-las). É sempre aconselhável proteger as peças de trabalho com cartolina, blocos de madeira o Triplex.
    5. Como o próprio nome indica, os grampos de aperto rápido são mais rápidos de usar do que os convencionais, sem deixar de fixar firmemente as peças de trabalho.

  14. Ferramentas de medição

    1. A incontornável fita métrica cabe facilmente no bolso.
    2. Pode ser mais prático utilizar um metro de carpinteiro dobrável; ao contrário da fita métrica, o metro não se dobra ao medir uma distância longa. Também possibilita uma medição mais precisa.
    3. O paquímetro é uma ferramenta para medições precisas de interiores, exteriores e de profundidade. Conta com dois pares de garras para medição interna e externa, para além de uma sonda de profundidade. Os paquímetros standard têm uma régua de escala no corpo da ferramenta para medições diretas; também existem paquímetros com ecrã digital.
    4. O esquadro permite assegurar que uma parte da peça de trabalho se encontra em ângulo reto com outra parte.
    5. O esquadro deslizante é utilizado para passar um ângulo de uma peça de trabalho para outra. O ângulo entre a lâmina e a pega é ajustado com um parafuso de orelhas, de modo a poder copiar e verificar o mesmo ângulo depois de serrar.
    6. Nenhum conjunto de ferramentas está completo sem um nível de bolha. Quando a bolha de ar se encontra exatamente entre as duas marcas, então a sua peça de trabalho estará perfeitamente horizontal ou vertical.

  15. Equipamento de proteção individual e segurança no trabalho

    Utilize sempre o equipamento de proteção individual adequado para protegê-lo do ruído, pó ou faíscas durante o trabalho. Por exemplo:
    1. Luvas de trabalho
    2. Máscara de pó
    3. Protetores auriculares
    4. Óculos de proteção

    É aconselhável ter um estojo de primeiros socorros e um extintor (ou manta ignífuga, ou balde de água) próximo da zona de trabalho.

  16. Ferramentas elétricas

    Naturalmente, existem versões elétricas para a maior parte das ferramentas aqui descritas. Costumam ser demasiado grandes para pendurar no painel de ferramentas.
    • Agrafador elétrico
    • Berbequins de percussão
    • Ferramentas de medição/laser
    • Rebarbadoras
    • Sopradores de ar quente
    • Serras verticais
    • Plainas elétricas
    • Tupias
    • Lixadeiras
    • Serras circulares
    • Serras sabre
    • Berbequins/aparafusadoras

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Ferramentas manuais e painel de ferramentas

3.9
3.9 of 5

421 número de votos

  • 5
    238
  • 4
    72
  • 3
    20
  • 2
    22
  • 1
    69