Skip to content

Ferramentas de perfuração

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. O berbequim adequado para cada trabalho

    Graças ao seu design inteligente e velocidade variável, os berbequins atuais podem realizar uma ampla variedade de trabalhos. Pode abordar praticamente todos os trabalhos de perfuração com acessórios e brocas especiais. Escolha o berbequim adequado ao trabalho: perfuração ligeira ou pesada, em metal, madeira ou alvenaria.

  2. Berbequim manual

    O tipo de berbequim mais simples é o manual (ou verruma): é muito prático para marcar os orifícios para os parafusos. Gire o berbequim para a esquerda e para a direita até se fixar na madeira. Depois, gire a ferramenta para a direita (sentido dos ponteiros do relógio) até atingir a profundidade desejada.

  3. Berbequim manual e Arco de pua

    Estas ferramentas não são tão rápidas como os berbequins elétricos, mas são muito mais ligeiras e silenciosas. Pode utilizar um berbequim manual ou um arco de pua para fazer orifícios pouco profundos em madeira e outros materiais moles. A vantagem destas ferramentas é que permitem trabalhar de forma muito precisa, utilizando brocas especificamente desenhadas.

  4. Berbequim elétrico comum

    Martelar um prego na parede é suficiente para muitos trabalhos de fixação. Mas, para fixar objetos mais pesados, é necessário contar com um berbequim e parafusos. Os berbequins elétricos comuns são oferecidos em versões alimentadas a bateria ou pela rede elétrica. A vantagem dos berbequins com bateria ou berbequins sem fio é o facto de não ser preciso estar próximo de uma tomada elétrica ou de usar extensões elétricas. Por outro lado, os berbequins sem bateria não precisam de ser carregados e normalmente oferecem mais potência.

  5. Berbequins de percussão

    Para os trabalhos mais habituais, dentro e fora de casa, um berbequim de percussão é a melhor escolha. Estes berbequins contam com um mecanismo de percussão que facilita muito a perfuração em alvenaria. Costumam contar com um interruptor que permite desativar o mecanismo de percussão. Mas este tipo de berbequim não é indicado para perfuração em betão; para isso é necessário um martelo pneumático.

  6. Berbequim multifunções

    Para além da configuração para perfuração normal, os berbequins multifunções contam com uma configuração adicional para martelo pneumático, que permite perfurar betão (até 10 mm). É verdadeiramente uma ferramenta multifunções.

  7. Martelo pneumático

    Esta ferramenta é indicada para trabalhos pesados de perfuração em betão. É uma ferramenta um pouco mais pesada do que o berbequim normal ou o berbequim de percussão, sendo por isso menos prática de usar. Outra vantagem do martelo pneumático é a possibilidade de utilizar um cinzel de pedra, que permite cinzelar cimento, pedra ou azulejos.

  8. Berbequim de coluna

    Este berbequim vertical é instalado sobre uma coluna ou bancada que guia a ponta do berbequim. A coluna é instalada numa base fixada à bancada de trabalho ou ao piso. Este berbequim é ideal para perfurar orifícios retos perfeitos em peças soltas. Normalmente, a velocidade de um berbequim de coluna pode ser ajustada por meio de uma correia em V, que pode ser colocada em roldanas de diferentes diâmetros.

  9. Grande ou pequeno

    A potência de um berbequim depende do respetivo motor. Quanto maior for a potência, maior será o diâmetro de perfuração e mais duro pode ser o material perfurado. A potência do motor também pode ser utilizada com um acessório misturador, para misturar tintas, colas, argamassas, etc.

  10. Punção ou furador

    Quando se prepara para fazer um orifício, é importante que o berbequim se mantenha em posição ao iniciar a perfuração. O berbequim pode deslizar para fora da zona a perfurar, sobretudo em superfícies lisas, como cerâmica ou azulejos. A solução é fazer uma punção na superfície, para que o berbequim não saia do sítio. Em madeira e outros materiais moles, isso pode ser feito facilmente com um furador. Em alvenaria ou metal, é melhor utilizar um punção.

  11. Profundidade e velocidade de perfuração

    Muitos berbequins permitem definir previamente a profundidade de perfuração, através de um medidor de profundidade. Isto impede que a perfuração atravesse a parede ou peça de trabalho. Pode também introduzir um anel espaçador no berbequim e fixá-lo na profundidade desejada. Outra boa opção é colocar um pedaço de fita adesiva.
    Deverá ajustar a velocidade (r.p.m.) do berbequim em função da dureza do material. Selecione uma velocidade alta para materiais moles, como madeira, plástico e alumínio. Selecione uma velocidade baixa para materiais duros, como aço, alvenaria e betão. Quanto mais fina for a broca, mais velocidade poderá aplicar. Se utilizar um martelo pneumático em alvenaria, a velocidade não é muito importante porque o que se está a fazer é cinzelagem. Nota: se a velocidade de perfuração em madeira for demasiado elevada, existe o risco de queimar a madeira.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Ferramentas de perfuração

3.8
3.8 of 5

121 número de votos

  • 5
    68
  • 4
    16
  • 3
    9
  • 2
    4
  • 1
    24