Cuidado e manutenção das ferramentas de jardim

80% of 100%

Cuide bem das suas ferramentas de jardim, para que possa aproveitá-las durante mais tempo. A utilização de ferramentas bem tratadas também reduz o risco de causar danos às plantas do seu jardim. Sabe cuidar das suas ferramentas de jardim? Leia os nossos conselhos em baixo.

  1. Armazenamento das ferramentas

    Armazene cuidadosamente as suas ferramentas de jardim depois de as utilizar. Algumas ferramentas podem deteriorar-se se ficarem esquecidas no chão. As ferramentas são mais seguras e fáceis de usar se estiverem afiadas. Para evitar a oxidação, certifique-se de que todas as ferramentas estão limpas e secas.

    Muitas ferramentas têm sistemas especiais de armazenamento, para serem montadas na parede ou num armário. As ferramentas SKIL apresentam o design "Easy Storage", que permite armazená-las facilmente e sem precisar de muito espaço. Utilize estes sistemas, tendo cuidado para que as ferramentas não fiquem muito próximas umas das outras.

  2. Limpar as ferramentas de jardim

    Antes de limpar as ferramentas cuidadosamente, desligue-as sempre da alimentação ou retire a bateria. Escove e limpe qualquer sujidade da ferramenta. Depois, utilize um pano para aplicar um pouco de óleo sobre a superfície. Lubrifique as ferramentas regularmente, com óleo doméstico ou óleo para metais. Lubrifique as pegas de madeira com óleo de linho duas vezes por ano.

    Depois de as limpar, seque bem as ferramentas para não oxidarem. Se notar sinais de oxidação, poderá eliminá-los com papel abrasivo fino. 

  3. Limpar cuidadosamente as ferramentas de poda

    É particularmente importante limpar bem as ferramentas de poda. Isso evitará que as bactérias ou doenças sejam transmitidas de planta para planta. Depois de podar, limpe sempre os restos de resina e seiva com detergente líquido ou benzina. A seguir, com um pano, aplique óleo para metais sobre as lâminas; se quiser, pulverize as partes móveis e as dobradiças com óleo desbloqueador.

  4. Manter as suas ferramentas afiadas

    Use o acessório adequado a cada trabalho. Para sua própria segurança e comodidade, as ferramentas devem estar tão afiadas quanto possível. As ferramentas de poda deixam de estar afiadas se ficarem com poeira ou se tentar cortar ramos demasiado grossos. Substitua regularmente as serras e utilize pedra de amolar para afiar as tesouras de poda e as podadeiras no fim da estação. 

  5. Manutenção do equipamento

    Para evitar situações menos seguras, deve cuidar bem do seu equipamento, como o corta-relvas elétrico ou o desfibrador. Depois de utilizar o seu equipamento de jardim, verifique sempre se existem partes dobradas, partidas ou danificadas. Por muito pequeno que seja o dano, ou por muito fina que seja a fenda, tenha sempre presente que as situações perigosas estão logo ao virar da esquina. Se alguma das suas ferramentas de jardim se partir, não tente consertá-la. Consulte sempre um especialista.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Cuidado e manutenção das ferramentas de jardim

4
4 of 5

63 total

  • 5
    42
  • 4
    6
  • 3
    2
  • 2
    1
  • 1
    12