Como usar uma serra de esquadria

72% of 100%

Para unir duas peças de madeira em ângulo com precisão, as extremidades têm de ser cortadas em bisel.

  1. Caixa de esquadria

    A solução mais barata para fazer cortes biselados é usar uma caixa de esquadria básica. Geralmente, são feitas de plástico ou de madeira e têm ranhuras para fazer cortes em ângulos de 45° ou 90°. Existem caixas de esquadria com mais ranhuras e maior variedade de ângulos. Use um serrote de arco com dentes finos e lâmina larga. Fixe a tábua de madeira à parte traseira da caixa de esquadria com a ajuda de um grampo. As caixas de esquadria mais estreitas são indicadas para trabalhos mais pequenos, como ripas de madeira para fazer uma moldura de fotografias ou outras peças pequenas de madeira.

  2. Serra de esquadria com guia fixa

    Esta ferramenta tem a serra fixa a uma barra ou guia horizontal. O ângulo entre a peça de trabalho e a serra pode ser ajustado com precisão a 22,5°, 30°, 45°, 60° e 90°. É fácil substituir a folha da serra quando esta estiver gasta.

  3. Serra de esquadria elétrica

    A maneira mais fácil e rápida de fazer cortes biselados é com a ajuda de uma serra de esquadria elétrica. Com esta ferramenta, não existem limites à largura da peça que quer trabalhar. A velocidade de corte destas serras pode ser controlada de forma contínua. Existe ainda uma ligação para o aspirador, que permite a absorção da serradura.

  4. Trabalhar com uma serra de esquadria

    Para serrar uma viga ou um rodapé, primeiro deve medir a linha de corte com precisão e marcá-la com um lápis.
    Coloque a serra no ângulo que deseja e utilize um grampo para fixar a peça que vai cortar (um grampo de aperto, por exemplo). Se não tiver a certeza do ângulo que vai usar, faça um teste previamente numa tábua de madeira que não faça falta.
    Antes de serrar, certifique-se de que a folha da serra está bem afiada, para evitar que o corte fique irregular, ou que tenha de exercer muita pressão ao cortar. Para obter os melhores resultados, use serras com dentes finos.

  5. Sugestão

    Se verificar que a serra não desliza com suavidade, esfregue a parte inferior de uma vela na folha da serra. A cera da vela irá ajudar a serra a avançar melhor.
  6. Largura do corte

    A largura ou profundidade máxima de corte com uma serra de esquadria elétrica depende do diâmetro da folha. A largura máxima de corte é igual ao diâmetro da folha, que é normalmente de 250 mm. Algumas serras de esquadria elétricas têm duas guias de corte, que permitem ampliar a largura de corte ao puxar a serra na sua direção.

  7. Serrar

    Meça o ângulo do biselado usando, por exemplo, um esquadro. Se as duas peças de madeira juntas formarem um ângulo reto, trata-se de um ângulo de 90°. Nesse caso, vai ter de fazer dois cortes biselados de 45°. A caixa de esquadria permite-lhe fazer cortes de 45° à esquerda ou à direita. De forma a obter o melhor resultado final, certifique-se de que os lados visíveis da peça de trabalho coincidem tanto no interior como no exterior da junta. Se tiver experiência em fazer cortes biselados, pode usar uma junta biselada alinhada, de forma a unir as duas peças de madeira e aumentar o comprimento. Desta forma, as tábuas ou rodapés vão ficar perfeitamente unidos.

  8. Ângulos variáveis de biselado

    Para fazer juntas de qualquer ângulo é necessário fazer cortes biselados de ângulos diferentes. Para fazer juntas com ângulos diferentes do habitual, é preciso medir o ângulo do biselado com um esquadro ou com um modelo de perfil. Fixe o esquadro com precisão para metade desse ângulo e marque-o na peça de trabalho. A seguir, coloque a serra de esquadria nesse mesmo ângulo para obter uma junta com acabamento perfeito.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como usar uma serra de esquadria

3.6
3.6 of 5

502 total

  • 5
    237
  • 4
    81
  • 3
    34
  • 2
    31
  • 1
    119