Como retirar papel de parede

76% of 100%

Se quiser substituir o papel de parede na sua casa nova, ou se simplesmente lhe apetecer mudar a decoração, pode sempre recorrer a um profissional, mas este trabalho é tão fácil que pode ser feito por si.

  1. Preparação

    Retirar papel de parede é um trabalho que provoca muita sujidade, por causa dos salpicos de água e resíduos de papel. É aconselhável a utilização de uma lona ou uma capa de polietileno para evitar estragos. Coloque a mobília no meio da divisão, use roupas velhas e certifique-se de que o seu escadote é robusto. As tomadas elétricas e os interruptores devem ser tapados cuidadosamente com fita adesiva. Desligue a eletricidade da divisão no painel principal e verifique que a divisão está efetivamente sem corrente elétrica.

  2. Retirar papel de parede com solvente

    Para paredes relativamente pequenas, pode optar por usar solvente. Dilua o solvente conforme as instruções na embalagem. Aplique abundantemente com uma escova para papel de parede e deixe atuar durante alguns minutos. Quando estiver pronto, pode utilizar uma espátula para retirar o papel de parede. A seguir, limpe bem a parede com água e uma escova dura. Repare as imperfeições da parede e os intervalos entre placas de gesso cartonado com massa de vidraceiro. Depois de secar, lixe a massa para obter um acabamento liso.

  3. Papel de parede fino

    Realize cortes no papel de parede, ou pequenos orifícios utilizando um rolo de picos. Com uma esponja ou pincel limpo, aplique uma solução de solvente com água morna e deixe atuar durante alguns minutos. Em seguida, retire o papel de parede com uma espátula grande. Utilize lixa para remover quaisquer restos de papel de parede.

  4. Papel de parede grosso

    Faça pequenos orifícios no papel com um rolo de picos. Em seguida, aplique vapor com a ajuda de um removedor de papel de parede a vapor. O vapor penetra melhor graças aos pequenos orifícios, o que facilita a remoção do papel. Este é o método mais indicado para retirar papel de parede que tenha sido pintado por cima, caso contrário o papel resistiria à humidade.

    Papel de parede vinílico
    O papel de parede vinílico é composto por duas camadas, as quais devem ser retiradas uma de cada vez. A camada superior não precisa de solvente para ser retirada. Depois de retirar a camada superior, pode aplicar o novo papel de parede diretamente na camada inferior existente. Se quiser retirar ambas as camadas, utilize um rolo furador ou uma escova de arame em combinação com a máquina a vapor.

    Papel de revestimento
    O papel de revestimento descola-se da parede facilmente.

  5. Papel de revestimento de fibra

    Este tipo de papel de parede aplica-se com uma pasta hidrófila. Faça cortes ou orifícios no papel de parede com um rolo de picos mais pesado, que consiga furar o papel facilmente e chegar à camada de adesivo. Use uma esponja para humedecer o papel com água quente.
    O papel de revestimento de fibra costuma ser pintado por cima com tinta acrílica; este produto é resistente à água, sendo mais difícil de remover por estes métodos. A única solução é lixar a superfície antes de retirar o papel. Se preferir, pode deixar ficar o papel e pintar por cima com a cor escolhida, para poupar tempo e esforço.

  6. Papel de parede pintado

    Se as suas paredes tiverem sido pintadas com tinta acrílica, pode limpá-las com água, sabão e um produto desengordurante. Lixe a superfície onde a tinta esteja danificada ou a descascar, para melhorar a adesão do papel de parede. Antes de colocar o papel de parede, é recomendável aplicar uma camada de primário.

  7. Removedor de papel de parede a vapor

    É aconselhável o uso de um removedor de papel de parede a vapor para áreas grandes. Encha a máquina com água e aguarde até que esta aqueça. Comece por um canto superior e deixe o vapor atuar durante alguns segundos. O papel de parede começa a amolecer e será fácil de retirar com uma espátula. Trabalhe lentamente e com cuidado, para evitar danificar e ter de reparar a superfície debaixo do papel. Trabalhe de cima para baixo, de forma a que a água escorra e vá amolecendo a parte inferior. Se o adesivo começar a descolar com facilidade, pode retirar (cuidadosamente) pedaços grandes de papel de parede com a ajuda de uma espátula. Quando terminar, lixe a parede para remover restos de cola e de papel de parede.

  8. Acabamento

    Depois de retirar o papel de parede, é normal que fiquem alguns resíduos colados. Humedeça-os bem e raspe com uma espátula, ou utilize um bloco de lixar. Para reparar imperfeições ou buracos, aplique massa de vidraceiro uniformemente com a ajuda de uma espátula.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como retirar papel de parede

3.8
3.8 of 5

108 total

  • 5
    56
  • 4
    16
  • 3
    14
  • 2
    6
  • 1
    16