Como prevenir roubos

78% of 100%

Os ladrões costumam entrar em casa através de janelas ou portas fáceis de abrir. Torne a sua casa mais segura com estes simples conselhos que temos para si. Por exemplo, se instalar fechaduras mais robustas nas portas e janelas, serão bastante mais difíceis de arrombar. Pode também instalar sistemas automáticos de iluminação, estores ou sistemas de alarme antirroubo.

  1. A sua casa é uma montra!

    Lembre que se deixar as cortinas ou persianas abertas, os ladrões conseguem ver facilmente o interior da sua casa. A prevenção de roubos começa com uma análise da sua rotina diária e da visibilidade dos seus bens.

    Inspeção interior
    Certifique-se de que não deixa ferramentas ou objetos no exterior que possam ser utilizados pelos ladrões para entrar em casa. Não deixe escadas ou escadotes no jardim; estas devem ficar bem guardadas e fechadas à chave, assim como qualquer ferramenta pesada. Mantenha as janelas e portas da cave fechadas e, se for preciso, instale grelhas de proteção.

    Pense como um ladrão
    A menos que tenha deixado uma porta ou janela aberta, a primeira coisa que um ladrão faz é tentar arrombar uma porta ou uma janela. Faça uma inspeção cuidadosa de todos os pontos de acesso potenciais. Por exemplo, verifique se é fácil aceder ao primeiro andar através de uma árvore, ou de uma varanda, contentor de lixo, caleira ou treliça para trepadeiras. Os ladrões também costumam entrar pela janela da casa de banho.
    Com ferramentas simples como alicates, chaves de fendas ou pés de cabras, os ladrões conseguem muitas vezes aceder ao interior da casa. Se lhes dificultar o acesso à sua casa, é provável que desistam e tentem a sua sorte noutro sítio.

  2. Fechaduras de cilindro nas portas exteriores

    Se quiser substituir uma fechadura de encaixe simples por uma mais segura de cilindro, tenha em consideração os seguintes pontos:
    1. A profundidade da fechadura na porta.
    2. A distância entre a lingueta e o perno de retenção, que costuma ser de 110 ou 72 mm.
    3. O comprimento do cilindro deve ser igual à espessura da porta, que costuma ser de 60 mm.

    Se a porta já tiver uma fechadura de cilindro, o perno de retenção deve sobressair 20 mm pelo menos. É mais fácil substituir a fechadura por outra com o mesmo tamanho. Se não for possível, é aconselhável escolher uma fechadura com uma chapa maior para que os parafusos encaixem em pontos diferentes na madeira da porta. Pode ainda instalar um ferrolho de segurança adicional na porta.

  3. Chapa de proteção para fechaduras

    Se instalar uma fechadura com uma chapa de proteção em vez de uma placa simples, o ladrão não vai conseguir usar uma chave de parafusos para retirar o perno ou forçar a lingueta. Para instalar uma chapa de proteção, é necessário cortar ou escavar com um berbequim um intervalo na ombreira da porta, suficientemente grande para albergar a chapa de proteção

  4. Instalar pinos antirroubo

    Os pinos antirroubo impedem que um ladrão consiga desmontar a porta retirando os eixos das dobradiças.
    Faça um furo com 10 mm de diâmetro e 30 mm de profundidade na porta, a aproximadamente 5 cm de cada dobradiça. Insira os pinos antirroubo nos orifícios com as extremidades afiadas a sobressair da porta.
    Depois, feche a porta de forma a que as pontas dos pinos façam uma marca na ombreira. Essa marca é o ponto onde deve fazer os furos para os encaixes. Faça os orifícios com 17 mm de diâmetro e 20 mm de profundidade.
    Insira os encaixes nos orifícios. Pode colocar 3 pinos antirroubo em cada porta.

  5. Fechadura adicional

    Se quiser tornar a sua porta para o exterior mais segura, pode instalar uma segunda fechadura na parte inferior da porta. Instale a segunda fechadura da mesma forma que a fechadura principal. Se não houver espaço suficiente para este tipo de fechadura, pode optar por uma fechadura de superfície na parte interior da porta.

  6. Portas e janelas deslizantes

    É possível instalar fechaduras de cilindro em portas ou janelas deslizantes. Estas fechaduras têm um pino que sobressai e é introduzido na parte deslizante da porta ou janela. O cilindro é acionado com uma chave; quando está fechado, não é possível abrir a porta ou janela.
    Este sistema também pode ser utilizado em janelas de teto e claraboias, tais como as janelas Velux. Muitas pessoas esquecem-se destas janelas. Se o ladrão tiver acesso ao telhado, vai conseguir abrir estas janelas com uma simples chave de parafusos (por exemplo, através da abertura para ventilação). Nestes casos, uma fechadura com cilindro e com pino evita que a janela possa ser basculada à força.

  7. Aumentar a segurança com uma fechadura múltipla

    As fechaduras múltiplas fixam a porta em 3 pontos distintos. As 3 fechaduras são acionadas pela mesma chave. A instalação é igual à de uma fechadura com um único trinco, com a diferença de que a chapa-testa é instalada a todo o comprimento da porta.

  8. Fechadura múltipla de superfície

    Também existem fechaduras múltiplas para instalar na superfície da porta. Estas fechaduras têm a vantagem de poder ser instaladas na porta sem necessidade de efetuar operações complicadas. A fechadura central instala-se da mesma forma que uma fechadura com um único trinco. As duas barras fazem a ligação entre a fechadura central e os dois pontos de conexão: um na parte superior e o outro na parte inferior. As barras podem ser cortadas à medida e depois podem instalar-se as guias.
    Recorde que as extremidades das barras devem ser mais compridas do que a porta, pois têm de entrar nas chapas-testa em cima e em baixo, quando a porta está fechada. Comece por instalar a chapa-testa superior. Depois, se for necessário, faça um furo no chão para receber a extremidade da barra inferior. Por fim, verifique se o mecanismo das barras funciona corretamente e sem resistência.

  9. Instalar grelhas de segurança nas janelas da cave

    É possível instalar grelhas de segurança por frente ou por trás das janelas de uma cave. É provável que encontre à venda grelhas ou barras de segurança prontas a ser instaladas para janelas de tamanho standard; caso contrário, terá de as fazer você mesmo. Divida a largura da ombreira da janela em secções de aproximadamente 20 cm e marque a posição das barras. Fure os orifícios necessários (com pelo menos 8 cm de profundidade) na parede com um berbequim ou com um cinzel. Certifique-se de que as barras estão bem colocadas tanto na vertical como na horizontal, e fixe-as com cimento.

  10. Visor de porta

    Para não correr o risco de abrir a porta a visitas indesejadas, é aconselhável instalar um visor na porta. Assim pode ver quem está a bater à sua porta antes de abrir. Faça um furo à altura dos olhos (aproximadamente 1,65 m) com o diâmetro indicado na embalagem do visor. Aparafuse as duas partes do visor que contêm as lentes óticas, tão juntas uma da outra quanto possível.

  11. Ferrolho ou corrente de segurança

    Outra opção para identificar visitas antes de abrir a porta é a instalação de um ferrolho ou uma corrente de segurança, que lhe permite entreabrir a porta antes de decidir se quer abrir a porta completamente.

  12. Película aderente de segurança

    Se aplicar uma película aderente de segurança nas suas janelas, vai evitar que o vidro estilhace quando partir. Corte a película à medida da sua janela e cole-a ao vidro. Se humedecer o vidro com uma mistura de água e sabão, vai conseguir melhor adesão à superfície. Depois, basta passar com um rodo limpa-vidros para eliminar as bolhas de ar. Deixe secar... e está pronto!

  13. Caixa-forte à prova de incêndio

    Uma caixa-forte à prova de incêndio bem instalada é um bom lugar para guardar os seus objetos de valor e documentos importantes, protegidos de incêndios e roubos. Além disso, nunca se vai esquecer de onde os colocou, o que evita que perca tempo à procura dos seus objetos. A maior parte das caixas-fortes abre-se através de um código secreto.
    Escolha bem o melhor local para colocar a caixa-forte, por exemplo dentro de um armário. É fácil colocar a caixa-forte numa prateleira do armário e fixá-la à parede. Se preferir um trabalho mais profissional, pode encastrar a caixa-forte dentro da própria parede e fixá-la com cimento.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como prevenir roubos

3.9
3.9 of 5

85 total

  • 5
    44
  • 4
    15
  • 3
    9
  • 2
    5
  • 1
    12