Como pintar caixilhos de janelas e portas (interior)

80% of 100%

Escolha uma tinta adequada para a divisão, como mate, acetinada ou brilhante. A tinta brilhante é uma boa opção para cozinhas e casas de banho, porque é mais resistente à humidade e mais fácil de limpar. Embora o acabamento brilhante seja habitualmente mais duradouro, a tinta mate cobre de forma mais eficaz as imperfeições e riscos.

Pontos importantes
Para obter resultados visivelmente melhores, utilize pincéis e rolos de boa qualidade.

  1. Pintar caixilhos de janelas e portas

    O primeiro passo para pintar portas e caixilhos de janelas é preparar a superfície que se vai pintar. Deve verificar se é necessário fazer alguma reparação, como encher buracos, gretas ou marcas. Aplique massa onde for necessário e lixe para alisar. Nas zonas mais amplas, retire a tinta antiga com um soprador de ar quente. Não é uma tarefa particularmente agradável, mas é muito útil para obter um bom resultado. Retire todos os parafusos, pregos, puxadores e dobradiças; com uma escova, limpe a serradura que se possa ter formado.

  2. Portas e caixilhos não tratados

    A melhor forma de tratar as portas e caixilhos de janelas em madeira é utilizar uma tinta de resina sintética ou um verniz transparente com base de água. As preparações são iguais às da tinta normal. Com um papel de lixa fino (grão 180-240), lixe suavemente a superfície entre camadas. Entre as camadas, retire todo o pó existente com uma esponja ou pano húmido.

  3. Aplicar uma camada de primário

    Aplique uma demão de primário ou de imprimação de boa qualidade sobre as zonas não tratadas. Esta camada é essencial para obter um bom revestimento e melhorar a aderência. Também pode misturar uma pequena quantidade da demão de acabamento com a imprimação. Isto irá melhorar a camada (ou demão) superior.

  4. Diferenças de cor entre lotes de tinta

    A cor da tinta pode variar ligeiramente entre lotes do produto. Consulte sempre a etiqueta para garantir que todas as unidades têm o mesmo número de lote. Se notar alguma diferença na cor, pode corrigi-la misturando a tinta de todas as latas.

  5. Não é necessário colocar proteções para a tinta

    Se tem um pulso razoavelmente firme, não será necessário proteger as superfícies da tinta. Comece e acabe ligeiramente fora das esquinas e avance gradualmente para a extremidade contrária (deverá ter uma ligeira sobreposição). Assim evita a acumulação de tinta no ponto inicial.

  6. Utilizar um pincel redondo

    Comece pelas esquinas e pelas bordas. Utilize um pincel redondo (só terá de mergulhá-lo 1 cm na tinta). Não aplique uma demão demasiado grossa. Depois de aplicar a camada inicial em toda a superfície e deixar secar, utilize um papel de lixa (grão 240-310) para alisar. Depois de a tinta secar, utilize um raspador para retirar quaisquer resíduos que tenham ficado nos vidros.

  7. Lixar e retirar a serradura

    Se utilizar uma lixadora, irá precisar de um aspirador ou acessório similar, para que a divisão não fique cheia de pó. Utilize uma lixa de grão 40-80 para remover a superfície original e uma lixa de grão 180-240 para o acabamento. Depois de retirar o pó da superfície, aplique o acabamento. Trabalhe ripa a ripa e utilize um pincel pequeno e redondo para as bordas e esquinas.

  8. Pintar janelas e portas de plástico

    Se tiver janelas e portas de plástico que tenham perdido a cor, ou se lhe apetece pintá-las com outra cor, pode escolher tintas alquídicas (de base solvente) ou acrílicas (de base aquosa).
    Se utilizar tinta de base aquosa, tenha em conta que demora muito mais a secar numa superfície plástica. Aplique a tinta com várias demãos finas. O conteúdo aquoso da tinta deve ficar completamente seco. Tenha em conta que as superfícies plásticas não absorvem água! Antes de começar a trabalhar, limpe cuidadosamente toda a superfície a pintar com água morna e um produto desengordurante.

  9. Proteger as bordas de borrachas

    Proteja as bordas de borracha e o vidro com fita protetora. Comece por aplicar primário especial para plástico nas esquinas, bordas e outras superfícies. Este passo é essencial para que a camada de acabamento adira adequadamente. Aplique uma camada fina de primário, evitando as bordas de borracha, para que não endureçam. Isto não acontece se utilizar tinta acrílica.

  10. Aplicar a tinta ao longo da superfície

    Depois de deixar secar durante várias horas, pode começar a aplicar a camada de acabamento. Se utilizar tinta alquídica (de base solvente), a zona de trabalho deverá estar bem ventilada. Trabalhe ao longo da superfície e, para obter resultados ainda melhores, siga a sequência indicada no gráfico:

    1. Perfis superior e inferior
    2. Painel central vertical
    3. Painel central horizontal
    4. Painéis laterais

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como pintar caixilhos de janelas e portas (interior)

4
4 of 5

85 total

  • 5
    42
  • 4
    24
  • 3
    6
  • 2
    1
  • 1
    12