Como pintar paredes e caixilhos de janelas (exterior)

78% of 100%

Antes de começar a pintar no exterior, escolha entre tinta alquídica (de base solvente) ou acrílica (de base aquosa). Que tipo de tinta deverá usar numa superfície que já foi pintada? Em princípio, deve ser o mesmo tipo de tinta já utilizado. Pode escolher tinta acrílica (base aquosa), ou tinta alquídica, que precisa de solventes como a terebintina. Se a madeira não foi pintada anteriormente, é melhor utilizar tinta acrílica para exterior. Isto permite que a superfície respire, o que significa que a tinta acrílica tem melhor adesão ao longo de todo o ano.

Pontos importantes
Para obter resultados visivelmente melhores, utilize pincéis e rolos de boa qualidade.

  1. Preparação

    Para pintar caixilhos de portas e janelas previamente pintados, utilize uma lixa fina ou escova metálica para tornar a superfície mais rugosa. Isso deve ser suficiente para assegurar uma boa aderência da nova camada. É aconselhável ter toda a superfície limpa e livre de gordura, incluindo as zonas difíceis de alcançar. A melhor forma de o fazer é com uma mistura de água, detergente e amoníaco. Tenha cuidado para não riscar o vidro, porque não poderá repará-lo depois.

  2. Condição atual da sua pintura

    A água na tinta acrílica pode ocasionar uma suavização da superfície a pintar. Por sua vez, isso pode causar escamação ou bolhas na tinta. É aconselhável testar a tinta acrílica numa pequena zona do caixilho da porta ou janela. Depois, aguarde algumas horas. Se não existir escamação ou bolhas, pode continuar a usá-la. Em casas mais antigas, poderá ver massa de vidraceiro usada para fixar as janelas no caixilho. Verifique se o vidro está bem seguro; se apresentar rachas, repare ou substitua o vidro.

  3. Condição das camadas anteriores

    Verifique o estado da pintura atual. Pode fazer um teste para ver se a tinta está a descamar ou a desagregar-se, como se descreve no passo 2. Neste caso, aplique 2 tiras de fita; passados 3 dias, faça um risco profundo na zona a testar. Coloque um pouco de fita adesiva forte sobre o risco e retire-a rapidamente. Verifique se existe muita escamação na superfície. Se for o caso, a camada de tinta existente não se irá fixar com força suficiente. Isso significa que terá de utilizar tinta alquídica (com base solvente). Deste modo, garante-se uma melhor cobertura caso a superfície tenha pó.

  4. Sobreponha para proteger contra a humidade

    O método utilizado para pintar os caixilhos exteriores de janelas e portas é praticamente igual ao método para pintar os caixilhos interiores. A única diferença é que, ao pintar caixilhos exteriores, deverá sobrepor o vidro alguns milímetros. Isto irá evitar a entrada de humidade. Se utilizar massa de vidraceiro, poderá provocar rachas no material. A melhor altura para pintar no exterior é de meados de abril a meados de outubro.
    Nota: Evite pintar em situações de forte exposição solar; isso fará a tinta secar demasiado rápido, dando uma imagem pouco atraente.

  5. Algerozes e caleiras

    O tipo de material utilizado é importante para definir o método de trabalho (por exemplo: Trespa ou painéis HPL, chapa de fibra de alta densidade, madeira, aço ou PVC). Verifique que tipo de tinta se utilizou para a caleira. As camadas antigas de tinta podem ser eliminadas com um raspador ou decapante. Não raspe a caleira se for de metal galvanizado, pois isso irá provocar corrosão. Se existirem bolhas persistentes na camada de tinta anterior devido ao decapante, terá de a eliminar manualmente com um raspador. Não espere demasiado tempo antes de raspar; se o decapante começar a secar, terá de repetir a operação. Limpe a madeira com água; quando estiver seca, aplique uma demão inicial e, depois, a demão de acabamento. Ver as instruções passo a passo Diferentes tipos de tinta e verniz.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como pintar paredes e caixilhos de janelas (exterior)

3.9
3.9 of 5

37 total

  • 5
    22
  • 4
    3
  • 3
    4
  • 2
    3
  • 1
    5