Skip to content

Como pintar paredes e caixilhos de janelas (exterior)

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Preparação

    Para pintar caixilhos de portas e janelas previamente pintados, utilize uma lixa fina ou escova metálica para tornar a superfície mais rugosa. Isso deve ser suficiente para assegurar uma boa aderência da nova camada. É aconselhável ter toda a superfície limpa e livre de gordura, incluindo as zonas difíceis de alcançar. A melhor forma de o fazer é com uma mistura de água, detergente e amoníaco. Tenha cuidado para não riscar o vidro, porque não poderá repará-lo depois.

  2. Condição atual da sua pintura

    A água na tinta acrílica pode ocasionar uma suavização da superfície a pintar. Por sua vez, isso pode causar escamação ou bolhas na tinta. É aconselhável testar a tinta acrílica numa pequena zona do caixilho da porta ou janela. Depois, aguarde algumas horas. Se não existir escamação ou bolhas, pode continuar a usá-la. Em casas mais antigas, poderá ver massa de vidraceiro usada para fixar as janelas no caixilho. Verifique se o vidro está bem seguro; se apresentar rachas, repare ou substitua o vidro.

  3. Condição das camadas anteriores

    Verifique o estado da pintura atual. Pode fazer um teste para ver se a tinta está a descamar ou a desagregar-se, como se descreve no passo 2. Neste caso, aplique 2 tiras de fita; passados 3 dias, faça um risco profundo na zona a testar. Coloque um pouco de fita adesiva forte sobre o risco e retire-a rapidamente. Verifique se existe muita escamação na superfície. Se for o caso, a camada de tinta existente não se irá fixar com força suficiente. Isso significa que terá de utilizar tinta alquídica (com base solvente). Deste modo, garante-se uma melhor cobertura caso a superfície tenha pó.

  4. Sobreponha para proteger contra a humidade

    O método utilizado para pintar os caixilhos exteriores de janelas e portas é praticamente igual ao método para pintar os caixilhos interiores. A única diferença é que, ao pintar caixilhos exteriores, deverá sobrepor o vidro alguns milímetros. Isto irá evitar a entrada de humidade. Se utilizar massa de vidraceiro, poderá provocar rachas no material. A melhor altura para pintar no exterior é de meados de abril a meados de outubro.
    Nota: Evite pintar em situações de forte exposição solar; isso fará a tinta secar demasiado rápido, dando uma imagem pouco atraente.

  5. Algerozes e caleiras

    O tipo de material utilizado é importante para definir o método de trabalho (por exemplo: Trespa ou painéis HPL, chapa de fibra de alta densidade, madeira, aço ou PVC). Verifique que tipo de tinta se utilizou para a caleira. As camadas antigas de tinta podem ser eliminadas com um raspador ou decapante. Não raspe a caleira se for de metal galvanizado, pois isso irá provocar corrosão. Se existirem bolhas persistentes na camada de tinta anterior devido ao decapante, terá de a eliminar manualmente com um raspador. Não espere demasiado tempo antes de raspar; se o decapante começar a secar, terá de repetir a operação. Limpe a madeira com água; quando estiver seca, aplique uma demão inicial e, depois, a demão de acabamento. Ver as instruções passo a passo Diferentes tipos de tinta e verniz.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Como pintar paredes e caixilhos de janelas (exterior)

3.7
3.7 of 5

91 número de votos

  • 5
    43
  • 4
    14
  • 3
    10
  • 2
    8
  • 1
    16