Skip to content

Como pintar metal

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Interior

    Pode mudar a cor de um radiador para adaptá-lo à nova decoração do seu quarto (ver as instruções passo a passo para fazer uma cobertura para radiador). Lixe as zonas desgastadas e danificadas, elimine a gordura e aplique uma camada de primário. Depois, torne o radiador livre de gordura. Naturalmente, o radiador deve estar frio quando o pintar. Utilize tinta especial para radiadores, disponível em diversas cores. A tinta para radiadores está especialmente desenhada para utilização em radiadores e condutas de aquecimento. É resistente ao calor, à descoloração e ao envelhecimento.

  2. Exterior

    Os objetos de metal para uso exterior (vedações, pérgolas, portas de garagem, etc.) estão expostos às condições climatéricas. Assim, é natural que o metal sofra corrosão. É por isso que o metal requer uma manutenção regular e ser renovado de vez em quando.

    Eliminar a ferrugem
    É normal encontrar oxidação nos pontos de soldagem. Pode eliminar essa oxidação facilmente com uma escova metálica, ou com um berbequim com acessório de escova metálica. Uma boa alternativa para superfícies planas, como as vedações, é o decapante com disco de limpeza. Utilize uma máscara respiratória, óculos de proteção e luvas de segurança. Elimine toda a ferrugem restante, para evitar que volte a aparecer. A oxidação costuma começar pelas bordas e pelas zonas soldadas; é necessário ter muito cuidado nesses pontos, sobretudo se forem de difícil alcance.

  3. Proteção contra a ferrugem

    Para evitar a formação de ferrugem, utilize um primário resistente à ferrugem ou outro tratamento especial para metal. É aconselhável utilizar um pincel pequeno e redondo. Execute esta ação cuidadosamente, aplicando pequenas quantidades para evitar o escoamento da tinta. Assim, a camada final de tinta terá uma maior duração.

  4. Utilizar tinta para metal no exterior

    Quando o primário estiver completamente seco, poderá aplicar a camada final de tinta. Utilize tinta para metais, pois oferecem uma boa proteção contra a corrosão em superfícies sujeitas a esforços moderados. Evite pintar em situações de forte exposição solar; isso fará a tinta secar demasiado rápido, provocando rachas na camada superior. Comece pelos cantos ou bordas, utilizando uma escova redonda molhada apenas 1 cm na tinta. Certifique-se de que não aplica uma camada demasiado espessa, pois é melhor aplicar duas ou mais camadas. Em geral, é possível voltar a pintar a superfície passadas 16 horas. Controle o aparecimento de ferrugem, elimine-a imediatamente com uma escova metálica e faça os retoques necessários. Isto irá ampliar os intervalos de manutenção.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Como pintar metal

3.8
3.8 of 5

299 número de votos

  • 5
    146
  • 4
    67
  • 3
    22
  • 2
    16
  • 1
    48