Como pintar caixilhos de janelas em madeira

76% of 100%

Os caixilhos de madeira irão durar mais se a madeira estiver bem protegida contra a humidade e a luz solar direta. A tinta e o verniz protegem contra a humidade e o bolor, mas também contra insetos e larvas.

  1. Escolher o tipo de tinta e verniz

    Existem diversos tipos de tintas e vernizes, para uso no interior e no exterior:
    • Tinta com base de água (acrílica)
    • Tinta diluída com substituto de terebintina (alquídica)
    • Tinta sólida que oferece uma melhor cobertura
    • Tinta de poliuretano (PU): uma tinta de 2 componentes utilizada com tintas acrílicas ou alquídicas. Este tipo de tinta é mais resistente e tem uma vida útil mais longa.
    • Verniz: uma camada transparente que veda e protege a madeira contra a humidade e os raios ultravioleta. O verniz dá um acabamento mais suave, tornando a limpeza mais fácil.

  2. Aplicar uma nova demão ou retirar a tinta?

    Se a superfície pintada do caixilho estiver desgastada, deverá lixá-la e retirar todo o pó antes de aplicar uma nova demão de tinta. Se necessário, pode corrigir quaisquer irregularidades. Mas se a tinta existente estiver muito deteriorada, ou se desejar utilizar outro tipo de tinta, terá de raspar completamente a superfície atual. Para o efeito, pode queimar a tinta com um soprador de ar quente, com decapante, ou com lixa.

  3. Procurar buracos e fendas

    Antes de começar a pintar, verifique cuidadosamente as juntas da moldura da janela e da parede. Com o tempo, estas fendas são ideais para a acumulação de sujidade e humidade. Limpe-as cuidadosamente com um aspirador ou com uma escova, e encha-as com o material de enchimento previamente utilizado.

  4. Primário

    Para uma melhor cobertura e adesão da demão de acabamento, aplique primeiro um bom primário. Depois de secar, as fibras da madeira podem levantar-se. Lixe a superfície até ficar suave, com uma lixa fina (grão 220 ou 280). Ao lixar, faça-o sempre na direção do grão da madeira. Encha todos os espaços e irregularidades com massa de enchimento e lixe até ficar suave; depois, limpe e remova o pó cuidadosamente.

  5. Começar a pintar

    Se utilizar madeira nova, verifique previamente se tem restos de resina; se for o caso, elimine-os. Se não o fizer, o ácido presente na resina irá corroer a tinta. Retire o óleo da madeira. A madeira maciça contém mais óleo, motivo pelo qual é mais difícil aplicar uma boa demão de tinta. Se for o caso, aplique primeiro um bom primário.

  6. Proteção com fita

    É melhor aplicar fita adesiva ao vidro da janela. Esta ação demora algum tempo, mas permitir-lhe-á pintar de forma mais rápida e com ótimos acabamentos. Nota: retire a fita adesiva imediatamente depois de pintar; caso contrário, poderá arrancar parte da tinta.

  7. Demão de acabamento

    Trabalhe de dentro para fora do caixilho da janela. Abra a janela e pinte primeiro pelo interior. Comece pelas partes horizontais do caixilho e trabalhe de cima para baixo. Depois, pinte as partes verticais. Feche a janela quase completamente e pinte as extremidades do caixilho. Depois, pinte todo o caixilho da janela, trabalhando de cima para baixo.

  8. Deve deixar a tinta sempre suave e uniforme

    Pinte sempre de baixo para cima, com muita sobreposição de tinta entre as passagens do pincel. Depois de terminar, suavize as sobreposições para assegurar uma superfície uniforme e evitar que a tinta escoe.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como pintar caixilhos de janelas em madeira

3.8
3.8 of 5

1618 total

  • 5
    785
  • 4
    329
  • 3
    170
  • 2
    105
  • 1
    228