Como pendurar um espelho

74% of 100%

Para além da casa de banho, pode colocar espelhos noutras zonas da casa: entrada, sala de estar e quarto. Escolha um espelho que se enquadre com a divisão e respetiva decoração. Um espelho pode fazer uma divisão parecer maior.

Pontos importantes
Antes de perfurar a parede, certifique-se de que na zona onde pretende fazer o furo não passam canos de gás e água ou cabos elétricos. Existem detetores eletrónicos que permitem localizar cabos ou canos ocultos. 

  1. Guia geral

    O centro do espelho deve ficar à altura dos olhos. A média é 1,65 m, ou ligeiramente inferior se tiver pessoas mais baixas na família. O espelho deve estar posicionado acima da sua cabeça, para que o possam utilizar também pessoas mais altas.

  2. Espelho da casa de banho

    Um espelho é um acessório essencial numa casa de banho. Deve ser suficientemente grande, estar à altura adequada e, de preferência, ter iluminação. Se possível, a luz deverá iluminar todo o espelho.

  3. Espelhos aquecidos (opcional)

    Se detesta ter o espelho embaciado depois de tomar banho, pode optar por um espelho aquecido. O sistema de aquecimento é instalado por trás do espelho e evita a condensação.

  4. Faça uma última comprovação antes de iniciar a perfuração.

    Se for necessário perfurar azulejos na casa de banho ou cozinha, marque a posição do furo com um pedaço de fita adesiva. Deste modo, o berbequim não irá deslizar no azulejo. Marque os furos com a ajuda de um nível de bolha, ou seguindo a linha das juntas dos azulejos. Verifique se o segundo furo está alinhado horizontalmente com o primeiro. Perfure lentamente e sem utilizar a função de percussão. Faça um furo suficientemente profundo para que a bucha fique alinhada com a parede, um pouco atrás do azulejo. Isto irá evitar rachaduras do azulejo ao apertar o parafuso. Os elementos devem ser instalados em linha e o mais afastados entre si que seja possível; isso ajuda a dar um aspeto mais uniforme.

  5. Escolher a bucha adequada

    Para uma parede de tijolo ou betão, utilize buchas universais de 6 mm, com uma broca do mesmo diâmetro. Para espelhos mais pesados, são aconselháveis as buchas e brocas de 8 mm. Para espelhos muito pesados (mais de 20 kg), a melhor opção são os parafusos de ancoragem.

  6. Sugestão

    Consulte o artigo "Como utilizar buchas".

  7. Instalar o espelho

    Os espelhos de casa de banho mais leves podem ser pendurados apenas com clipes apropriados, suportes decorativos ou com um perfil de alumínio. Não use silicone, pois este pode ser ácido e corroer o revestimento do espelho.

  8. Sugestão

    A iluminação adequada permite acentuar o espelho ou iluminá-lo subtilmente. É necessário ter uma tomada elétrica próxima do espelho.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como pendurar um espelho

3.7
3.7 of 5

324 total

  • 5
    157
  • 4
    55
  • 3
    22
  • 2
    25
  • 1
    65