Como ocultar cabos

80% of 100%

Ocultar cabos é uma boa opção para que a sua casa tenha melhor aspeto, mas também para evitar que as pessoas tropecem nos mesmos. Pode fazê-lo de diversas formas: abrir um canal na parede, colocar um tubo no canal e fazer passar os cabos pelo tubo. Ou pode fazer um furo na parede e encaminhar os cabos para o outro lado da parede, a fim de que fiquem menos visíveis. Uma alternativa mais simples é utilizar calhas ou rodapés ocos na base da parede. São fáceis de instalar, decorativos e oferecem um resultado atraente.

  1. Rodapés ocos

    Os rodapés ocos ou flexíveis são ideais para ocultar cabos. São colocados numa cinta portadora instalada na parede e estão disponíveis em praticamente todas as cores de pavimento laminado, com cantos internos e externos, incluindo boquilhas nas extremidades.

  2. Como instalar?

    A cinta portadora e o rodapé podem fixar-se com pregos, parafusos ou fita adesiva. A fita adesiva evita os pregos ou parafusos visíveis. Por outro lado, os parafusos permitem retirar facilmente o rodapé para colocar outro cabo mais tarde.

  3. Cortar à medida

    Meça cuidadosamente o comprimento que os rodapés devem ter e corte-os à medida, com um ângulo de 45° nos cantos. Faça o ângulo antes de cortar o rodapé à medida. Assim, pode corrigir facilmente qualquer erro ao cortar o ângulo.

  4. Colar

    Aplique adesivo de construção no rodapé em quantidade suficiente. Encoste o rodapé à parede e afaste-o imediatamente depois. Deixe o adesivo secar durante 5 minutos e volte a colocar o rodapé. Coloque o rodapé no lugar com suaves pancadas até ficar fixo.
    Nota: alguns adesivos de construção colam imediatamente; leia as instruções atentamente!

  5. Colocar o rodapé

    Coloque o rodapé aplicando suaves pancadas com um martelo de borracha; deve utilizar uma ripa de madeira, para que o martelo não acerte diretamente no rodapé.

  6. Rodapés com clips (opcional)

    Esta variante de rodapés flexíveis oferece mais espaço por trás, e é fixada com clips especiais. A área dos cabos tem canais separados para os cabos da rede elétrica e para os cabos de baixa voltagem.

  7. Condutas para cabos autoadesivas (opcional)

    Se deseja ocultar uma pequena quantidade de cabos pouco grossos, pode utilizar condutas (ou passagens) para cabos autoadesivas. São práticas de usar e pouco visíveis, sobretudo num rodapé branco. Mas não podem ser utilizadas em substituição de um rodapé, uma vez que não oferecem proteção à parede.

  8. Condutas de chão (opcional)

    As condutas de chão são ideais para transpor a abertura de uma porta, por exemplo. Estão disponíveis em diversos tipos e tamanhos.

  9. Condutas de parede (opcional)

    As condutas de parede são ideais para escritórios (domésticos), podendo ser combinadas com interruptores e tomadas de parede. A vantagem reside no facto de os cabos de baixa voltagem (antena, internet, telefone e SCART) passarem por um canal separado. É mais seguro e reduz a probabilidade de ruído ou interferências.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como ocultar cabos

4
4 of 5

1341 total

  • 5
    690
  • 4
    282
  • 3
    134
  • 2
    101
  • 1
    134