Como montar uma prateleira

86% of 100%

As prateleiras oferecem mais espaço para arrumação e também dão um toque decorativo; servem, por exemplo, para colocar livros. Podem ser feitas com os mais diversos tipos de materiais, tamanhos e cores. Também pode usar a sua criatividade na escolha dos suportes; não é preciso usar sempre os suportes que mostramos no nosso exemplo.

Pontos importantes
Antes de fazer orifícios na parede, certifique-se de que não existem canos de água ou gás, ou cabos elétricos nos locais onde vai perfurar. Encontram-se à venda detetores eletrónicos especiais, que ajudam a verificar a existência de canos ou cabos dentro das paredes.

  1. Onde colocar a prateleira

    Decida primeiro onde quer colocar a prateleira e o uso que lhe vai dar. A profundidade de uma prateleira para livros é diferente da de uma prateleira para vasos com plantas. Escolha uma prateleira com o tamanho correto e segure-a contra a parede no sítio onde a quer montar. Nivele a estante com a ajuda do nível de bolha e faça uma marca na parede, no lado inferior da estante.

  2. Fazer furos em azulejos

    Se tiver de furar azulejos, verifique se é possível montar a estante que escolheu furando nas juntas dos azulejos. Assim, evita danificar os azulejos e a estante fica perfeitamente horizontal. Se for inevitável furar os azulejos, faça uma cruz com fita adesiva no local onde vai realizar o furo. A fita ajuda a evitar que o berbequim escorregue. Faça um furo ligeiramente mais profundo do que o comprimento da bucha, pois vai ter de a enfiar completamente, de modo a ficar por trás do azulejo. Desta forma, evita que o azulejo rache quando apertar o parafuso.

  3. Quantos suportes são precisos?

    O peso da prateleira vai ser aguentado pelos suportes (dois ou mais) aparafusados à parede, os quais não devem estar demasiado afastados, para evitar que a estante curve no meio. A quantidade de suportes necessários vai depender do comprimento da estante e do peso dos objetos que lá vai colocar. Para uma estante feita de aglomerado de madeira com 16 mm, deve colocar os suportes em intervalos de 40 a 60 cm. Para estantes de madeira maciça ou MDF com 18 mm, os intervalos devem ter entre 50 e 70 cm. Para contraplacado com 18 mm, os intervalos podem ir até aos 90 cm.

  4. Marcar o local onde vai furar

    Segure o suporte contra a parede, alinhado com a marca que fez previamente no passo 1. Depois de marcar o local onde vai fazer o primeiro furo, certifique-se de que o suporte está vertical e marque os outros orifícios. Repita o processo para os orifícios do outro suporte.

  5. Quais são os parafusos e buchas adequados?

    Utilize sempre a broca adequada para o material que vai furar. Para suportes pequenos, pode utilizar parafusos de 45x4 mm, ou 45x6 mm para suportes maiores. Se as paredes forem ocas (ex.: gesso cartonado ou betão celular), terá de utilizar buchas especiais.

  6. Sugestão

    Para evitar que a prateleira curve no meio (por exemplo, se colocar livros pesados nela), coloque uma ripa de madeira adicional ao longo da parte frontal da prateleira. Desta forma, a prateleira ficará com uma aparência mais sólida e irá oferecer maior rigidez e suporte.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como montar uma prateleira

4.3
4.3 of 5

46 total

  • 5
    32
  • 4
    6
  • 3
    2
  • 2
    3
  • 1
    3