Como montar placas de gesso cartonado

78% of 100%

Se quiser fazer obras no sótão e instalar uma divisória, o gesso cartonado é a escolha de material mais óbvia. As placas deste material são fáceis de instalar e são tão leves que podem ser usadas praticamente em qualquer sítio. Se não houver uma estrutura construída previamente para colocar as placas, pode escolher a disposição que mais lhe convém e construir uma estrutura de madeira.

Pontos importantes:

Existem placas de gesso cartonado com vários comprimentos: geralmente são de 2,60 m, 3 m ou 3,60 m. Quanto à largura, pode escolher entre 60 ou 120 cm. A grossura costuma ser de 9,5 mm. Antes de começar, verifique os tamanhos que o seu fornecedor tem disponíveis, e, se tiver de construir a estrutura de madeira, tente que tenha o mesmo tamanho que as placas, para facilitar o trabalho.

  1. Cortar as placas

    O gesso cartonado tem um núcleo de gesso coberto em ambos os lados por uma camada de cartão. É fácil cortar as placas à medida com a ajuda de um x-ato. Utilize uma tábua como guia e faça um corte profundo na superfície superior do cartão. Depois, parta a placa ao longo do corte, com um único golpe. Por fim, corte a camada de cartão do outro lado da placa com o x-ato.

  2. Serrar a placa de gesso cartonado

    Se não precisar de usar a placa toda (ou se tem de cortar aberturas para janelas ou portas), pode cortar as placas com uma serra vertical ou um serrote normal. Para fazer orifícios mais pequenos (por exemplo, para tomadas elétricas ou tubos), pode usar uma serra sabre, uma serra vertical ou uma serra craneana. A serra vertical também é útil para cortar formas especiais ou para arredondar esquinas.

  3. Sugestão

    Se precisa de recortar uma parte da placa com uma serra vertical, é aconselhável fazer primeiro um furo num ponto da linha de corte para facilitar o trabalho.
  4. Rematar as bordas depois de serrar

    Pode rematar as bordas cortadas ou serradas com uma grosa ou com um bloco de lixa grossa. É aconselhável dar um acabamento liso e biselado às bordas, para que o remate das juntas fique mais perfeito depois de montar as placas.

  5. Montar as placas com pregos

    O melhor tipo de martelo para este trabalho é o martelo de bola, pois a sua cabeça arredondada permite enfiar o prego completamente dentro da placa. Utilize pregos com mais ou menos 30 mm de comprimento para montar as placas de gesso cartonado. O intervalo máximo entre os pregos não pode exceder os 20 cm. Estes devem ser pregados pelo menos a 1 cm da borda do painel. Também é possível montar as placas com a ajuda de um agrafador elétrico com pregos.

  6. Montar as placas com parafusos

    Se optar por usar parafusos, certifique-se de que escolhe parafusos específicos para placas de gesso cartonado, com 25 a 35 mm de comprimento. Estes parafusos são feitos de aço inoxidável com um acabamento preto e uma ponta dura e aguçada. A forma mais fácil de fazer este trabalho é com uma aparafusadora/berbequim elétrico ou com uma chave de parafusos. Se for possível, utilize uma broca especial para gesso cartonado ou uma aparafusadora/berbequim com regulador de rotações, para evitar que o parafuso atravesse a placa de gesso cartonado. Não é necessário fazer orifícios previamente para colocar os parafusos. O intervalo entre parafusos não deve exceder os 25 cm.

  7. Acabamento das juntas

    A superfície das placas de gesso cartonado e as juntas entre as placas devem estar bem limpas e sem pó. Não comece a fazer os acabamentos das juntas antes de as placas secarem e estarem à temperatura ambiente. Aplique o vedante nas juntas com uma espátula. Deixe secar durante 24 horas e aplique uma segunda camada, se for necessário. Quando a segunda camada secar, alise a superfície com lixa.

  8. Acabamento de cantos

    A melhor forma de fazer os acabamentos nos cantos é com fita vedante. Primeiro, aplique vedante em ambas as superfícies dos cantos. Depois, dobre a fita vedante a meio ao comprido e cole-a no canto. Pressione-a firmemente contra o vedante e cubra-a com outra camada de vedante. Retire o excesso de vedante com uma espátula e alise a superfície. Também pode fazer o acabamento com fita autoadesiva de fibra de vidro.

  9. Acabamento de esquinas

    Pode fazer o acabamento de esquinas com uma fita de reforço. Corte a fita à medida e dobre-a em ângulo reto. Aplique vedante nas superfícies das duas esquinas e pressione a fita de reforço contra o vedante. Termine o acabamento com uma espátula, para alisar o excesso de vedante. Só precisa de lixar se verificar a existência de irregularidades na junta. Para maior proteção, pode também colocar um perfil de alumínio.

  10. Proteger a parede contra a humidade

    As placas de gesso cartonado não resistem à humidade. Para evitar que a humidade ascendente afete os painéis, deixe um intervalo de 1 cm entre o solo e a placa, com a ajuda de alguns pedaços mais pequenos de placas de gesso cartonado. Depois de fixar as placas à parede, pode retirar estes pedaços.

  11. Sugestão

    Nunca transporte placas de gesso cartonado na horizontal; deve fazê-lo na vertical, segurando a placa pelas bordas. Guarde as placas de gesso cartonado sempre em ambiente seco e coloque-as sobre ripas de madeira, para evitar o contacto direto com o chão.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como montar placas de gesso cartonado

3.9
3.9 of 5

1334 total

  • 5
    659
  • 4
    302
  • 3
    119
  • 2
    73
  • 1
    180