Como isolar canalizações

80% of 100%

O isolamento é bom para o ambiente e ajuda a poupar dinheiro.

A energia é demasiado valiosa para a desperdiçar; aquilo que não se consome não precisa de ser produzido. As canalizações são quase sempre o elo mais fraco num sistema de aquecimento. Por isso, a forma mais simples de poupar é isolar os canos.

  1. Mais conforto ao seu alcance

    Os canos que passam pelo interior das paredes são difíceis de isolar devido à falta de espaço. Mas pode encher os intervalos da parede com espuma PU (poliuretano) ou lã mineral. O objetivo de isolar as canalizações é reduzir ao mínimo as perdas de calor entre o aquecedor e o radiador ou convector. Os radiadores emitem calor em todas as direções, incluindo na direção das paredes. Se a parede for exterior e não estiver isolada, irá perder-se muito calor através da mesma. Uma boa solução é colocar uma placa ou chapa refletora atrás do radiador. Isto evita a perda de calor e aumenta o nível de conforto na divisão. O que significa que pode reduzir a temperatura marcada no termóstato.

  2. Código de cores de isolamento

    A eficácia do isolamento é expressa como valor-R. Quanto maior for a resistência do material de isolamento à passagem do calor, mais elevado será o valor-R e mais eficaz será o isolamento. O isolamento cinzento de 9 mm tem um valor-R de 0,030. O isolamento azul de 13 mm tem um valor-R de 0,035.

  3. Isolamento de canos

    O polietileno tem um elevado valor-R, o que indica que possui excelentes propriedades de isolamento. Este material é um retardador de chamas e absorvente de som (menos ruído nos canos). A sua aplicação é simples, porque é flexível e fácil de passar sobre o cano. Também tem a propriedade de não encolher.

  4. Cortar o tubo de isolamento à medida

    É fácil cortar o tubo de isolamento à medida. Uma caixa de esquadria permite cortar os tubos de isolamento em ângulos de 30° e 45°. Para cortar o tubo, pode utilizar uma faca de serrilha com uma lâmina de 30 cm. Abra o tubo em todo o seu comprimento e coloque-o por cima do cano. Agora, pode vedar o tubo de isolamento com fita adesiva de dupla face ou fita isoladora.

  5. Peças em T

    Comece por aplicar o isolamento nas curvas, peças em T e bifurcações dos canos. Para as peças em T, faça um corte em forma de cunha com 90° na secção principal do tubo, que se estenda ao longo do meio do tubo. No tubo a unir a 90°, corte a extremidade em dois ângulos de 45° para formar uma ponta. Introduza a extremidade pontiaguda no corte de 90° do tubo principal, para que ambas as secções fiquem bem acopladas. Coloque fita isoladora em redor da peça em T para vedar a junta.

  6. Curva em ângulo reto de 90°

    Com a caixa de esquadria, corte as extremidades de duas peças de tubo de isolamento num ângulo de 45°. Coloque ambas as peças de tubo sobre os canos, de modo a que a extremidade de 45° se junte ao ângulo reto de 90°; pressione as duas extremidades para uni-las. Coloque fita isoladora em redor da curva para vedar a junta.

  7. Curva em 90°

    Coloque o tubo de isolamento na caixa de esquadria com a fenda para cima. Corte dois entalhes próximos entre si em quase toda a profundidade do tubo, com um ângulo de 30° cada um. Coloque o tubo de isolamento com os entalhes virados para o meio da curva do cano. Depois, coloque fita isoladora em redor dos entalhes para vedar as juntas.

  8. Suportes de parede

    Meça a distância da extremidade da última peça de isolamento ao suporte de parede; corte outra peça de tubo de isolamento à medida. Encaixe o tubo em redor do cano. Repita a ação com outro tubo de isolamento. Pressione as extremidades dos dois tubos de isolamento uma contra a outra e fixe-as no seu lugar com fita isoladora.

  9. Sugestão

    Certifique-se de que todas as juntas estão bem vedadas com fita isoladora. Assim, assegura-se o melhor isolamento possível.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como isolar canalizações

4
4 of 5

81 total

  • 5
    48
  • 4
    13
  • 3
    4
  • 2
    1
  • 1
    15