Skip to content

Como instalar uma torneira exterior

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Evitar o congelamento dos canos

    Instale a torneira exterior a 50 cm do chão. Não se esqueça de drenar o cano no inverno, para evitar que congele. Isso significa que a torneira deve ser montada acima do local de ligação do cano. Assim, vai poder instalar uma torneira para drenagem na parte inferior do cano. É aconselhável que o cano seja o mais pequeno possível, devido ao risco de congelamento.

  2. Ligação da água

    O cano da conduta de água principal costuma ter uma válvula de corte com um diâmetro grande. Os canos ligados a este cano principal costumam ter diâmetros de 15 mm, e alguns dos canos que fazem ligação com os pontos de utilização podem ter diâmetros de 12 mm. Assim sendo, é possível que tenha de trabalhar com canos de diâmetros diferentes. Se preferir não ter de soldar juntas, pode sempre utilizar juntas de compressão para todos os diâmetros dos canos.

  3. Encontrar a localização adequada

    Escolha o local para instalar a torneira exterior e por onde o cano irá atravessar a parede. Faça um buraco com 20 mm na parede, de dentro para fora, com uma pequena inclinação no exterior, para evitar que a chuva entre dentro de casa. Pode instalar a torneira numa placa na parede ou num suporte de parede rebaixado. Insira um tubo no orifício e encha os espaços à volta com um selante. É possível dobrar os canos ou utilizar uniões em cotovelo. Recomendamos o uso de juntas de compressão.

  4. Fechar a válvula de corte da conduta principal

    Antes de começar, feche a válvula de corte da conduta principal. Abra todas as outras válvulas e drene os canos.

  5. Cortar o cano de alimentação

    Identifique o local do cano de alimentação onde pretende inserir a ligação em T, para ligar à torneira exterior. Depois, corte o cano de alimentação com um arco de serra ou um cortador de tubos e extraia um pedaço de cano com 2 cm de comprimento. Lime as imperfeições e lixe as extremidades do cano com lixa húmida e seca. Se a área de trabalho for reduzida, pode utilizar uma rebarbadora. Nesse caso, não se esqueça de usar óculos de proteção.

  6. Juntas de compressão

    Utilizar juntas de compressão é a forma mais simples de encaixar canos de cobre. Estão disponíveis em todos os tamanhos e feitios: com diâmetros diferentes, como adaptadores, com ligações em forma de T, cotovelos e terminais. Para instalar a ligação em forma de T, deslize a porca e a arruela de compressão sobre uma das extremidades do cano. Depois, empurre a peça em forma de T para a extremidade do cano e pressione cuidadosamente a arruela de compressão na direção da peça em forma de T. Aperte a porca com a mão até sentir que a peça em forma de T está segura ao cano. Certifique-se de que a porca entra de forma reta e que roda facilmente. Depois, deslize a porca e a anilha de compressão na direção da outra extremidade do cano, insira-a na peça em forma de T e aperte a porca com os dedos o máximo que conseguir.

  7. Apertar firmemente

    Para terminar, aperte as porcas com força, utilizando uma chave para porcas ou uma chave inglesa. Aperte com cuidado, pois o cobre é frágil e pode danificar-se facilmente. Uma volta costuma ser suficiente para garantir que não pinga.

  8. Torneira de drenagem

    Faça a ligação dos canos com os cotovelos e juntas de compressão que forem necessários, até chegar ao orifício na parede exterior. Instale uma torneira de drenagem no ponto inferior do cano, para permitir a drenagem quando as temperaturas baixarem no inverno. Certifique-se de que a torneira está efetivamente no ponto mais baixo possível do cano; caso contrário, não vai conseguir drenar o cano completamente. Fixe o cano à parede com a ajuda de abraçadeiras (pelo menos uma por cada metro de cano).

  9. Colocar a placa da parede

    Coloque a placa da parede o mais perto possível do local por onde o cano atravessa a parede. Perfure os orifícios na parede, coloque buchas adequadas e aparafuse a placa à parede. Una o cano à união da placa e aperte firmemente. Use uma torneira com arejador (uma válvula especial no interior da torneira que impede a formação de vácuo se a pressão da água diminuir). Assim, evita-se que a água no interior da mangueira volte a entrar pela torneira. Dê três voltas com a fita de teflon à rosca da torneira, no sentido dos ponteiros do relógio, e coloque a torneira na placa.

  10. Ponta do passo

    A fita de teflon só pode ser usada uma vez. Se a fita não estiver bem apertada (por exemplo, se não for aplicada corretamente), terá de retirar essa fita completamente e utilizar uma nova. Em vez de teflon, pode utilizar cânhamo com composto para juntas; estes materiais podem ser apertados quantas vezes forem necessárias, sem risco de gotejamento.
  11. Montagem num suporte de parede rebaixado

    Em vez de uma placa de parede, é possível usar um suporte de parede rebaixado, o que significa que a torneira ficará parcialmente encastrada na parede. Desta forma, fica menos vulnerável e com uma aparência mais profissional. Para instalar um suporte de parede rebaixado, pique um pouco da alvenaria à volta do cano com um cinzel, para que o suporte fique alinhado com a parede. Fixe o suporte rebaixado à parede com cimento de secagem rápida. A secagem deverá ficar completa em 20 minutos. Envolva a rosca da torneira exterior com fita de teflon e instale a torneira no suporte rebaixado. Abra a válvula de corte do cano principal e verifique se existe gotejamento.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Como instalar uma torneira exterior

3.7
3.7 of 5

211 número de votos

  • 5
    97
  • 4
    39
  • 3
    19
  • 2
    18
  • 1
    38