Como instalar uma prateleira nova no seu guarda-roupa

82% of 100%

Os guarda-roupas costumam ter muito espaço para guardar todas as suas coisas, mas a arrumação no interior pode não ser a mais eficaz. Ao adicionar uma nova prateleira a um armário novo ou já existente, vai criar um novo espaço para manter tudo arrumado. E, se tiver necessidade de modificar a arrumação, é fácil adicionar mais prateleiras para ganhar ainda mais espaço.

Pontos importantes

A primeira coisa a fazer é verificar o tipo de prateleiras do seu guarda-roupa ou armário. Geralmente, estas são feitas de aglomerado com um acabamento folheado ou laminado e com uma espessura de 16 ou 18 mm. As prateleiras podem ser montadas de diferentes formas; geralmente, algumas delas ou mesmo todas estão fixadas aos painéis laterais.

  1. Largura da prateleira e espaçamento

    A largura da prateleira e o espaçamento entre prateleiras não precisam de ser sempre iguais. Pode alterar estes elementos para ir ao encontro das suas necessidades, alternando, por exemplo, a profundidade das prateleiras, ou adicionando uma ou duas prateleiras mais pequenas.

  2. Que tipo de material

    O material mais usado no fabrico de prateleiras para guarda-roupas ou armários é o aglomerado. Geralmente, tem um acabamento folheado ou laminado plástico em ambos os lados. As placas de aglomerado têm tendência a curvar, mesmo quando o peso suportado não é muito elevado. Para reforçar a prateleira e torná-la mais robusta, por vezes basta colar ou aparafusar uma ripa de madeira nas bordas frontais e traseiras da parte superior da prateleira.

  3. Serrar à medida

    Primeiro, utilize um esquadro para verificar se as paredes do guarda-roupa ou do armário fazem ângulo reto com o painel traseiro e que o painel traseiro é plano. Meça a largura da prateleira superior ou inferior para definir a largura da nova prateleira. Depois, pode encomendar uma prateleira pronta a usar, ou pode cortá-la à medida com uma serra manual ou elétrica.

  4. Fita para laminar bordas

    Se utilizar uma placa de aglomerado com acabamento laminado, a borda exposta depois do corte não fica muito bonita. É possível fazer um acabamento laminado nas bordas com uma fita específica, que se aplica com ferro de engomar. Coloque a fita na borda e vá passando com o ferro de engomar quente, para que fique colada à borda. Como alternativa, pode cobrir a prateleira com uma membrana de plástico autocolante, folhas de revistas, ou qualquer outra opção que prefira.

  5. Suportes para a prateleira

    O passo seguinte é colocar os suportes para a prateleira. Existem vários tipos de suporte; verifique quais estão a ser usados no seu guarda-roupa ou armário. Eis os mais habituais:
    • Suportes em madeira aparafusados aos painéis laterais. Têm tamanho igual à largura da prateleira.
    • Sistemas ajustáveis. Faça orifícios nos painéis laterais (não muito profundos) e insira cartuchos onde caibam pequenos cilindros de madeira que irão suportar a prateleira. Se preferir, insira os pequenos cilindros ou buchas de madeira diretamente nos orifícios dos painéis laterais.
    • Suportes ou colchetes fixos, pregados ou aparafusados aos painéis laterais e à base da prateleira.

  6. Posicionar a prateleira

    Preste atenção quando marcar a posição dos suportes nos painéis laterais. Se medir apenas a distância do cimo ou da base do armário, não é garantido que a prateleira fique nivelada. O melhor método é colocar um nível de bolha na prateleira, segurá-lo entre os dois painéis e marcar a posição correta. Pode ainda medir a distância a partir da parte superior de uma prateleira existente, optando pela mesma distância entre as prateleiras do armário.

  7. Aparafusar

    Aparafuse os suportes aos painéis laterais. Depois, coloque a prateleira nos suportes e utilize o furador para fazer pequenos orifícios na parte inferior da prateleira. Aparafuse a prateleira com parafusos curtos e pontiagudos.

  8. Reforço

    É possível reforçar as prateleiras com ripas feitas do mesmo material das prateleiras. Se fixar a ripa na borda frontal da prateleira, esta vai parecer mais grossa. Use cola branca para madeira e segure a ripa com grampos para madeira ou parafusos.

  9. Sugestão

    Por vezes, é útil adicionar prateleiras que permitam guardar objetos altos e baixos ao lado uns dos outros. Desta forma, terá sempre espaços adequados para arrumação. Uma prateleira curta com uma divisória vertical pode ser uma boa solução.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como instalar uma prateleira nova no seu guarda-roupa

4.1
4.1 of 5

252 total

  • 5
    150
  • 4
    48
  • 3
    14
  • 2
    9
  • 1
    31