Como instalar um varão para cortinas

74% of 100%

As cortinas na sala ou quarto oferecem privacidade e protegem da luz excessiva. Também abafam o ruído exterior e ajudam a manter a temperatura. A forma mais comum de pendurar cortinas é com um varão de metal ou alumínio fixo à parede.

  1. Escolher a localização adequada

    Em função do espaço disponível e das suas preferências, existem diversas formas de colocar o varão.

    1. Na moldura da janela
    Os suportes de esquina são colocados na moldura da janela.

    2. No interior da moldura da janela
    Os suportes de montagem são colocados no interior da moldura da janela.

    3. Na parede
    Os suportes de ângulo reto são colocados na parede, por cima da janela.

    4. De parede a parede
    Os suportes de ângulo reto são fixados à parede ou teto, em toda a largura da parede. Este método permite pendurar as cortinas de forma a cobrir toda a parede.

  2. Que tipos de varões existem?

    Existem diversos tipos de varões, suportes e corrediças, como se indica nas ilustrações;

    Varão de aço em U
    As corrediças e os batentes são introduzidos no perfil em U, para que fiquem menos visíveis.

    Varão em I
    As corrediças e os batentes são introduzidos na parte inferior do perfil em I, para que sejam visíveis do exterior.

    Varão de alumínio em U
    As corrediças e os batentes são introduzidos no perfil em U, para que fiquem menos visíveis.

  3. Medir o comprimento do varão

    Para manter as cortinas afastadas da janela quando estão abertas, deverá acrescentar 20 cm em cada lado. Isto significa que o varão deve ter mais 40 cm do que a largura da janela, incluindo a estrutura da mesma. Coloque o suporte exterior a 10 cm das extremidades do varão; coloque os suportes em intervalos de 50 cm, para obter um visual atraente e impedir que o varão ceda com o peso das cortinas.

  4. Serrar o varão

    Serre o varão no tamanho adequado, com o lado plano para cima.

  5. Intervalo entre o varão e a parede

    Coloque o varão de modo a que a cortina fique pendurada livremente, com 7 cm de espaço entre a cortina e a parede. Se utilizar um varão duplo (por exemplo, para colocar uma cortina exterior suplementar), acrescente mais 5 cm para além dos 7 cm.

  6. Instalar os suportes do varão na parede ou moldura da janela

    Meça a posição do primeiro suporte, marque os orifícios e faça uma pré-perfuração com uma broca fina para madeira (se estiver a fixar os suportes à moldura da janela). Se estiver a fixar os suportes em alvenaria, utilize uma broca para alvenaria com buchas. Coloque o primeiro suporte, mas não aperte os parafusos. Coloque o varão no suporte e, com um nível de bolha, verifique se está horizontal. Marque a posição do segundo suporte. Os suportes das extremidades devem estar à mesma distância da moldura da janela.

  7. Instalar os suportes do varão no teto

    Meça o centro da moldura da janela e marque o centro do varão no teto (utilize um esquadro). Partindo desse ponto no teto, meça as posições dos suportes dos lados esquerdo e direito. O intervalo entre o suporte e a janela deve ser suficiente para abrir e fechar as cortinas livremente. Para os varões duplos, pode utilizar suportes de teto especiais.

  8. Sugestão

    Se o teto for de painéis de estuque ocos, utilize buchas de borboleta especiais. Consulte o artigo ‘Como utilizar buchas’.

  9. Corrediças, ilhoses e ganchos

    A cortina prende-se aos ganchos ou ilhoses (ver tipos de varão). Existem diversos tipos de corrediças, ilhoses e ganchos, mas todos funcionam da mesma forma. Passe um dos ganchos pelo orifício na fita da cortina, incline-o para a frente e deslize-o para entrar na corrediça. Depois, aperte o parafuso batente das extremidades do varão. Assim, os ilhoses não irão sair pelas extremidades do varão. Existem diversos tipos de ilhoses, em função do varão que utilizar.

  10. Sanefa da cortina

    Se deseja ocultar o topo das cortinas, pode aplicar uma sanefa. Se a sanefa não for demasiado pesada, utilize pequenos suportes adicionais para a fixar aos suportes do varão. Para finalizar as pontas da sanefa, dobre-as para trás, na direção da parede.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como instalar um varão para cortinas

3.7
3.7 of 5

307 total

  • 5
    145
  • 4
    63
  • 3
    21
  • 2
    20
  • 1
    58