Como instalar um mosquiteiro

80% of 100%

No verão, todos queremos deixar entrar ar fresco na sala ou quarto, mas sem deixar que mosquitos, moscas e outros insetos possam entrar. Um mosquiteiro é a solução ideal para conseguir ar fresco e conforto, sem ser incomodado pelo zumbido dos insetos. Nem todas as molduras das janelas modernas são adequadas para instalar mosquiteiros. Por esse motivo, é preferível instalar um mosquiteiro na abertura de uma janela ou numa porta que dê para um pátio. Os mosquiteiros podem ser feitos de madeira ou de alumínio.

  1. Medir a janela

    Tanto se quiser um mosquiteiro fixo ou que se possa abrir e fechar, primeiro precisa de saber as medidas. Meça a altura e a largura da janela, de parede a parede. Deixe uma folga de 10 mm para facilitar a instalação do caixilho do mosquiteiro.

  2. Mosquiteiro de madeira

    Pode utilizar ripas de madeira para fazer o caixilho onde vai colocar a rede. Estas ripas devem ter 40 mm de largura e 20 mm de espessura. Una as ripas com juntas de sobreposição. Pode também utilizar outras juntas de madeira; nesse caso, deverá utilizar ripas mais grossas.

  3. Travessas

    Faça 2 ripas compridas (da altura da janela) e 3 ripas curtas (da largura da janela). A terceira ripa será colocada a meio do caixilho, para fortalecer a estrutura. Faça juntas de sobreposição nas extremidades das duas ripas compridas, com largura igual à das travessas (40 mm). Depois, faça o mesmo com as três ripas curtas.

  4. Juntas de sobreposição

    Pode fazer as juntas de sobreposição com uma serra de esquadria. Fixe a ripa verticalmente na bancada e serre verticalmente na extremidade. Depois, fixe a ripa horizontalmente e faça um corte com a serra até metade da espessura da ripa (ou seja, retire uma peça cujo tamanho seja metade da espessura da ripa). Também pode fazer estes cortes utilizando um cinzel ou uma tupia. Com a ajuda de um esquadro, marque as linhas para o corte e certifique-se de que estão bem marcadas.

  5. Fazer entalhes no caixilho

    A ripa central tem de ser colocada a meio das duas ripas compridas. Isso significa que é necessário fazer entalhes nestas ripas, cujo tamanho será metade da espessura das ripas. Pode fazer esta operação com uma tupia. Selecione a profundidade do corte. Faça os entalhes em dois passos, para não sobreaquecer a tupia e queimar a madeira. Primeiro, marque as linhas de corte com um esquadro e comece a cortar nas linhas. Para guiar a máquina e cortar em linha reta, encoste uma ripa que sobre e encoste-a à ripa que pretende cortar.

  6. Cinzel

    A melhor forma de corrigir irregularidades é com um cinzel. Depois de fazer todas as juntas de sobreposição, coloque o caixilho no chão e certifique-se de que tudo encaixa corretamente.

  7. Montar o caixilho

    Una as juntas com cola para madeira e parafusos; verifique se os cantos do caixilho são retos. Pode utilizar um esquadro ou medir as diagonais, que deverão ter o mesmo comprimento. Antes de apertar os parafusos com força, certifique-se de que o caixilho tem as medidas certas para o espaço entre as ombreiras. Para evitar que as ripas rachem, é aconselhável fazer um furo de diâmetro inferior ao do parafuso com um berbequim. Quando acabar a montagem, pode aplicar tinta ou verniz para o acabamento.

  8. Esticar e fixar a rede

    Disponha a rede no caixilho e corte em toda a volta, para ficar com 5 cm mais do que as bordas do caixilho. Dobre o excesso para a parte traseira e fixe-o na parte superior, utilizando um grampeador ou agrafador elétrico. Coloque os agrafos em intervalos de 5 cm. Estique a rede na parte inferior tanto quanto possível; depois, agrafe os lados do caixilho. Tente manter a rede tensa para que não tenha vincos e para que o padrão fique paralelo ao caixilho.

  9. Acabamento

    Para esconder os agrafos, aparafuse ripas finas da mesma largura para os cobrir. Serre as ripas conforme as dimensões necessárias; termine com uma camada de tinta ou verniz da mesma cor do caixilho. Para evitar que as ripas rachem, faça um furo de diâmetro inferior ao do parafuso com um berbequim.

  10. Montar as dobradiças

    Verifique em que lado da janela (ou porta) estão as dobradiças. As dobradiças do mosquiteiro devem ficar do mesmo lado. Antes de começar, marque a localização dos orifícios para os parafusos das dobradiças e, com um berbequim, faça um furo de diâmetro inferior ao dos parafusos.

  11. Fechar o mosquiteiro

    Depois de montar o mosquiteiro, pode colocar um íman para mantê-lo fechado. Coloque o íman no caixilho do mosquiteiro e a placa metálica na parte correspondente da moldura da janela.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como instalar um mosquiteiro

4
4 of 5

447 total

  • 5
    244
  • 4
    97
  • 3
    24
  • 2
    20
  • 1
    62