Como instalar persianas verticais

76% of 100%

Se o caixilho das suas janelas for de tamanho padrão, é provável que encontre persianas verticais da largura adequada. Caso contrário, é fácil cortar a largura das persianas à medida. Para assegurar uma medida correta, compre persianas ligeiramente mais compridas do que a altura do caixilho da janela. Existem persianas verticais de diferentes cores e materiais, como vinil, alumínio e tecido.

  1. Escolher a localização adequada

    Em função das suas preferências e do espaço disponível, existem diversas formas de instalar as persianas verticais. Também pode instalar a calha superior das persianas à altura que desejar e sem a fixar à parede, utilizando suportes espaçadores (não incluídos). Tenha em conta a largura das lâminas ao calcular a separação entre as persianas e a janela, certificando-se de que podem abrir e fechar livremente. Se não pretende fixar as persianas ao teto, utilize os suportes espaçadores.

  2. Cortar a calha à medida

    Para encurtar a calha, comece por desapertar ligeiramente o parafuso de fixação do batente e deslize o batente ao longo da calha, situando-o imediatamente depois da linha de corte. Aperte bem o cordão e volte a apertar o parafuso de fixação do batente. Posicione as corrediças para que as lâminas fiquem a distâncias regulares quando pendurar as persianas. Serre a calha à largura correta e lixe as bordas até ficarem bem suaves.
    Terá de retirar uma corrediça e uma lâmina por cada 10 cm de largura de calha que cortar. Levante o batente cuidadosamente com uma chave de fendas e retire as corrediças que sobrarem. Depois, encaixe a primeira corrediça com o batente.

  3. Instalar a calha diretamente no teto

    Coloque a calha com o cordão do lado correto. Marque a posição das perfurações a fazer, com a ajuda dos furos que já vêm feitos na calha. Faça os furos com uma broca para alvenaria de 6 mm e introduza as buchas na parede. Aparafuse a calha na sua posição; a cabeça do parafuso deve ficar embutida na calha. Também pode fixar a calha ao teto utilizando ganchos, que permitem uma fácil remoção posterior.

  4. Fixar a calha com suportes

    Defina a posição do primeiro suporte e marque os pontos de perfuração. Faça os furos com uma broca para alvenaria de 6 mm e introduza as buchas. Aparafuse o primeiro suporte e aperte ligeiramente os parafusos de fixação. Depois, coloque o segundo suporte à mesma distância da outra extremidade da calha. Se for necessário um terceiro suporte, coloque-o entre os outros dois suportes.

  5. Colocar as lâminas

    Depois de montar a calha, já poderá colocar as lâminas. Insira os ganchos de metal nas ranhuras que as lâminas têm na sua parte superior. Pegue na primeira lâmina e marque a altura necessária, dobrando para cima a extremidade inferior da lâmina. Deixe um espaço de 15 mm entre as lâminas e o chão ou parapeito. Acrescente 9 cm ao comprimento da lâmina por cima da linha de dobra e corte a parte da lâmina que sobre.

  6. Colocar os contrapesos nas lâminas

    Para que as lâminas fiquem penduradas com tensão, existem diferentes tipos de contrapesos. Neste exemplo, fazemos deslizar um clip de plástico com pequenos ganchos sobre a extremidade inferior da lâmina, com os ganchos virados para cima. Passe cerca de 3 cm do material da lâmina pela ranhura do contrapeso de metal. Depois, gire o contrapeso para cima, dando duas meias voltas. O contrapeso fica totalmente envolvido pelo material. Por último, coloque o clip de plástico sobre o material e o contrapeso.

  7. Unir as lâminas

    Depois de estar tudo bem pendurado, fixe o cordão com os anéis de plástico aos ganchos dos clips de plástico. O cordão é suficientemente grande para grupos de 5 lâminas. A sexta lâmina é atada ao seguinte grupo de 5 lâminas. Corte o cordão que sobrar.
    É necessário esperar alguns dias para que as lâminas fiquem bem penduradas. Os vincos irão desaparecer sozinhos.

  8. Colocar persianas verticais numa janela inclinada

    É possível colocar persianas verticais numa janela inclinada. Neste caso, será necessário instalar as persianas de forma a que as lâminas se desloquem para a parte superior da janela quando abrem. Por isso, o cordão deve ser colocado nesse lado da janela. Para poder cortar cada lâmina à medida adequada, deixe pequenos espaços entre as extremidades da calha e o caixilho da janela. Depois, poderá ajustar a altura das lâminas em relação ao parapeito, deslizando a calha ligeiramente para cima ou para baixo. Quando encontrar a posição adequada para a calha, fixe a extremidade inferior de modo a não deslizar para baixo.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como instalar persianas verticais

3.8
3.8 of 5

99 total

  • 5
    48
  • 4
    19
  • 3
    12
  • 2
    8
  • 1
    12