Como instalar persianas venezianas

76% of 100%

Se o caixilho das suas janelas for de tamanho padrão, deverá encontrar persianas venezianas que se adaptem perfeitamente. Também pode consultar o local onde comprou as persianas para saber se têm produtos correspondentes. Caso contrário, é fácil ajustar as persianas ao tamanho adequado. Escolha persianas que sejam um pouco mais compridas e largas do que as dimensões interiores do caixilho da janela. Pode encontrar persianas de diferentes cores e materiais, como vinil, alumínio, madeira e tecido.

Pontos importantes
Siga sempre as instruções fornecidas com as persianas!

  1. Vantagens das persianas venezianas

    Este tipo de persianas oferece um excelente isolamento. No inverno, o ar quente entra pelo quarto através da janela; por isso, as faces côncavas das lâminas devem estar orientadas para o interior. No verão, o ar quente sobe; por isso, as faces côncavas das lâminas devem estar orientadas para o exterior. Estas persianas venezianas são levantadas e ajustadas pelo mecanismo da calha superior.

  2. Diferentes sistemas de montagem

    As persianas venezianas podem utilizar diversos tipos de suportes de fixação. Por exemplo, o suporte superior da persiana pode ser fixado por suportes com placa de fixação, ou por suportes angulares com uma alavanca rotativa para fixar a calha superior.

  3. Escolher a localização adequada

    Em função das suas preferências e do espaço disponível, existem diversas formas de instalar as persianas:
    1. Pode fixá-las ao caixilho da janela (não é aconselhável em caixilhos de alumínio ou plástico, porque os furos não podem ser reparados)
    2. Pode fixá-las à parede, por cima do caixilho da janela
    3. Pode fixá-las ao teto

  4. Instalar os suportes de fixação

    Defina a posição do primeiro suporte e marque os pontos de perfuração. Se optou por instalar as persianas no caixilho da janela, faça uma pré-perfuração para os parafusos, utilizando uma broca para madeira fina (2,5 mm). Se vai instalar as persianas na parede, utilize uma broca para alvenaria de 6 mm e insira as buchas. Depois, aparafuse o suporte e aperte ligeiramente os parafusos de fixação. Com uma tábua e um nível de bolha, disponha a calha de montagem horizontalmente e marque a posição do segundo suporte. Se precisar de um terceiro suporte, certifique-se de que não entra em contacto com o cordão utilizado para levantar as persianas.

  5. Medir a largura interior

    Depois de instalar os suportes, pode medir a largura interior das persianas (o espaço entre os suportes). Marque a largura nas calhas superior e inferior das persianas. Ao medir, tenha em conta a largura adicional das tampas das calhas.

  6. Cortar a calha superior à medida

    Com um arco de serra, corte as calhas superior e inferior na largura adequada. Proteja as lâminas com um pano ou cartão enquanto estiver a trabalhar. Coloque as tampas nas calhas depois de serrar.

  7. Cortar as lâminas à medida

    Pendure as persianas temporariamente e marque a largura interior da lâmina inferior. Certifique-se de que as persianas estão centradas, para cortar ambos os lados de modo uniforme. Utilize tesouras específicas para cortar as lâminas. Corte as outras lâminas à medida (utilize o pedaço que cortou da primeira lâmina como modelo para cortar as outras). Pendure as persianas venezianas e prenda-as nos suportes.

  8. Ajustar a altura

    Se a persiana for demasiado longa, irão sobrar algumas lâminas na parte inferior. Para evitar isso, pode retirar as lâminas em excesso. Tire as tampas de plástico da calha inferior e desate a corda na parte inferior. Retire a calha inferior e remova as lâminas em excesso da corda. Pode agora voltar a colocar a calha inferior e atar o fio para o colocar no seu sítio. Coloque as tampas na calha, corte a corda da persiana à medida e ate a extremidade. Para terminar, coloque no suporte a vara que permite abrir e fechar a persiana.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como instalar persianas venezianas

3.8
3.8 of 5

175 total

  • 5
    81
  • 4
    37
  • 3
    20
  • 2
    12
  • 1
    25