Como instalar persianas de enrolar

82% of 100%

Existem persianas de diferentes tamanhos. Com um pouco de sorte, poderá encontrar persianas que se adaptem perfeitamente à sua janela. Caso contrário, é fácil cortar as persianas no tamanho adequado. Escolha persianas ligeiramente mais compridas e largas do que o caixilho da janela. Pode cortar a extremidade superior das persianas à medida, utilizando um arco de serra.

Que tipo de persianas de enrolar existem?
As persianas de enrolar estão disponíveis em diversos materiais: vinilo, algodão e ISO (com revestimento isolante de alumínio).

  1. Escolher a localização adequada

    Em função do espaço disponível e das suas preferências, existem diversas formas de colocar as persianas na janela:
    1. Pode pendurar as persianas no caixilho da janela.
    2. Pode pendurar as persianas na parede, por cima do caixilho da janela.
    3. Pode pendurar as persianas no teto.

  2. Verificar a existência de obstáculos

    Verifique se existem elementos salientes que possam obstruir o movimento das persianas (por exemplo, um puxador da janela que sobressaia demasiado). Nesse caso, pode optar por pendurar as persianas de modo a que enrolem e desenrolem pela parte da frente e não pela parte de trás.

  3. Medir a largura

    Se deseja colocar as persianas no caixilho da janela, meça a largura das persianas, incluindo os suportes de fixação. Deixe 5 mm em cada lado do caixilho para facilitar a colocação dos suportes.

  4. Decidir o lado da corrente

    Decida se prefere colocar a corrente das persianas do lado direito ou do lado esquerdo. Depois de marcar as posições, fixe os suportes no interior do caixilho ou ao caixilho. O suporte com uma cabeça sextavada, ranhura ou pino costuma corresponder ao lado onde fica o mecanismo da corrente. Verifique se é o caso, pois pode variar de marca para marca.

  5. Instalar os suportes na parede ou caixilho da janela

    Defina a posição do primeiro suporte e marque os pontos de perfuração. Se optou por fixar o suporte ao caixilho da janela, faça uma pré-perfuração dos furos com uma broca para madeira fina (2,5 mm). Se vai instalar as persianas na parede, utilize uma broca para alvenaria de 6 mm e buchas correspondentes. Coloque o primeiro suporte e aperte ligeiramente os parafusos. Com a ajuda de uma ripa de madeira comprida e de um nível de bolha, coloque as persianas em posição perfeitamente horizontal. Marque agora os furos para o segundo suporte.

  6. Instalar os suportes no teto

    Meça o centro do caixilho da janela e, com a ajuda de um esquadro, marque o ponto no teto. Partindo desse ponto central, meça a posição dos suportes esquerdo e direito (para ambos os casos, metade do comprimento total).

  7. Cortar as persianas à largura adequada

    Antes de serrar o rolo, tenha em conta que deve subtrair a espessura de ambos os suportes à largura total que tenha medido. Normalmente, isso equivale a subtrair 2 x 4 mm adicionais à largura medida. Marque a largura resultante no rolo e serre a parte excedente. Coloque a tampa com o passador no rolo. Serre a barra inferior das persianas à mesma medida.

  8. Cortar o tecido à medida

    Antes de medir e cortar o tecido, coloque-o numa superfície plana. Depois de serrar a barra inferior da persiana à largura correta, utilize-a para marcar a largura no tecido. Corte o tecido à medida. A melhor forma de fazê-lo é com um x-ato afiado, mas também pode cortar o tecido com uma tesoura.

  9. Fixar o tecido ao rolo

    Remova a folha de proteção da fita autoadesiva do rolo. O tecido deve enrolar e desenrolar no lado da janela. Verifique em que lado se encontra o mecanismo da corrente. Para enrolar e desenrolar corretamente, o tecido deve ficar fixado ao rolo de forma perfeitamente horizontal! Dobre os últimos 5 cm de tecido, formando uma prega bem definida. Coloque o rolo na prega, com a fita autoadesiva virada para cima. Com as duas mãos, enrole o rolo para cima até atingir a extremidade do tecido, certificando-se de que fica perfeitamente direito. Depois, enrole ¾ das persianas e introduza a barra inferior na abertura correspondente. As persianas estão prontas para serem penduradas.

  10. Pendurar as persianas

    Insira o rolo no suporte que tem o mecanismo de corrente e, depois, no outro suporte.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como instalar persianas de enrolar

4.1
4.1 of 5

534 total

  • 5
    321
  • 4
    87
  • 3
    48
  • 2
    21
  • 1
    56