Como fazer uma árvore de Natal de madeira

84% of 100%

A árvore de Natal de madeira pode ser utilizada de um ano para o outro, tanto dentro como fora de casa. Pode ser feita em vários tamanhos: pequena, para colocar em cima de uma mesa; grande, como uma árvore verdadeira; ou até plana para dar um toque mais decorativo. A árvore é feita de contraplacado resistente à água, para que possa ser usada de diversas formas e em qualquer sítio. É fácil de desmontar quando a quiser guardar e ocupa pouco espaço graças aos seus componentes planos. Existem diversas grossuras e tamanhos de contraplacado. Para obter um aspeto mais natural e bonito, basta aplicar uma camada de verniz transparente. Se preferir, pode usar um verniz colorido à sua escolha. É aconselhável aplicar um vedante nas bordas do contraplacado (especialmente se for de uso exterior, de forma a resistir à chuva e ao frio), para que dure muitos anos.

  1. Ideias para árvores de Natal de madeira

    Aqui pode ver alguns tipos diferentes de árvores de Natal de madeira: um modelo com faces triangulares para colocar em cima de uma mesa; um modelo plano feito com tábuas de madeira, indicado para pendurar na parede; e um modelo feito com discos de madeira entrecruzados. Pode ainda optar por um modelo tridimensional com tábuas compridas entrecruzadas; esta versão pode ser tão alta como pretenda, bastando adicionar mais peças de madeira colocadas horizontalmente.

  2. Árvore de Natal para colocar no chão

    Se optar por uma árvore de Natal para colocar no chão, aconselhamos que não a faça demasiado ampla. Para tal, basta usar tiras finas de madeira; assim poderá construir uma árvore mais alta e menos ampla. Os triângulos de madeira são fixados num ângulo de 15°. Esta árvore pode ser decorada com os mais variados objetos (luzes LED em miniatura, bolas ou estrelas), tanto no exterior como no interior da árvore.

  3. Selecionar o formato da árvore de Natal

    Quer faça uma árvore grande para colocar no chão ou pequena para pôr em cima de uma mesa, é aconselhável usar sempre contraplacado resistente à água. Para árvores pequenas, recomendamos contraplacado com 9 mm de grossura. Para árvores maiores, pode escolher grossuras entre os 12 e os 18 mm. As imagens mostram as dimensões para uma árvore de Natal com 145 cm de altura. Os ramos da árvore podem ter qualquer forma que desejar.

  4. Fazer os "ramos"

    Decida a quantidade de perfis (ou "ramos") que quer colocar na sua árvore de Natal; normalmente são 4, 6 ou 8. Para obter ramos uniformes, faça um molde em cartão. Depois, com um lápis, marque a forma dos ramos para que fiquem todos iguais. A parte superior de cada ramo forma um ângulo de 15°, o que faz com que as pontas dos ramos formem um bonito padrão.

  5. Evitar que a madeira rache

    Faça orifícios nos ângulos internos dos ramos com uma broca para madeira de 8 mm. Desta forma, irá evitar que as bordas cortadas da madeira rachem e irá facilitar o uso da serra vertical.

  6. Serrar os ramos

    Utilize a serra vertical para serrar o primeiro perfil completo (ou ramo) da árvore. Serre lentamente, deixando que a serra faça o trabalho; certifique-se de que a lâmina está bem afiada e siga cuidadosamente as linhas que marcou a lápis.

  7. Use o primeiro ramo como molde

    Depois de serrar, lixe as bordas da peça e utilize o primeiro perfil (ou "ramo") com molde para os restantes ramos. Desenhe o perfil do ramo seguinte com um lápis. Experimente diferentes combinações e posicionamentos do molde no painel de contraplacado, de forma a aproveitar o painel de madeira ao máximo e não desperdiçar quase nada.

  8. Serrar os ramos

    Utilize a serra vertical para serrar as formas dos ramos. Em seguida, com a ajuda de uma serra circular, recorte as bordas retas. Retire as lascas e lixe as bordas com papel de lixa com grão 180.

  9. Peças de ligação para a árvore de Natal

    A base da árvore triangular, ou seja, a amplitude da árvore ao nível do solo, tem aproximadamente 780 mm. As partes inferiores dos 6 perfis, ou ramos, encaixam através de peças de ligação que medem aproximadamente 40 x 370 mm e podem ser feitas com os restos das placas de contraplacado. Faça orifícios de 8 mm nas extremidades das peças de ligação. Introduza o cordel de sisal nestes orifícios para segurar os ramos à árvore.

  10. Montar a árvore de Natal

    Se tiver 6 perfis (ou ramos), monte em primeiro lugar os dois ramos que vão ser colocados em frente um do outro e só depois os outros quatro. Faça um orifício de 8 mm na parte superior de cada ramo e ate todos os ramos com cordel de sisal para juntá-los.

  11. Montar as peças de ligação

    Os 6 perfis (ou ramos) são fixados ao centro através de 6 peças de ligação. Estas peças são depois atadas com cordel de sisal, de forma a que os 6 ramos fiquem equidistantes. Recomendamos o uso do cordel de sisal para obter um aspeto mais natural, condizente com o contraplacado utilizado para a sua árvore de Natal.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como fazer uma árvore de Natal de madeira

4.2
4.2 of 5

27 total

  • 5
    19
  • 4
    1
  • 3
    2
  • 2
    2
  • 1
    3