Como escolher o corta-relvas adequado

76% of 100%

Cortar a relva regularmente é essencial para manter um relvado bonito e saudavelmente verdejante. Mas como escolher o corta-relvas mais indicado para o seu relvado? O nosso guia irá ajudá-lo.

  1. O melhor corta-relvas para um relvado pequeno

    Um corta-relvas manual (ou corta-relvas rotativo) funciona ao ser empurrado pelo utilizador. As lâminas estão montadas num cilindro, que gira ao empurrar o corta-relvas. Isto resulta num relvado cortado de forma precisa e uniforme. O design compacto permite manobrar facilmente o corta-relvas em redor de objetos existentes no relvado. Além disso, um corta-relvas manual ocupa muito pouco espaço.

  2. O melhor corta-relvas para um relvado médio

    Um corta-relvas elétrico funciona com fonte de alimentação, o que facilita muito o trabalho. Geralmente, os corta-relvas elétricos são fáceis de manobrar em torno dos objetos que tenha no relvado. A maior parte dos corta-relvas vem equipada com um prático depósito ou saco para recolher os resíduos. Não fazem muito barulho e estão disponíveis em versões energeticamente eficientes. Em conformidade com as leis da UE, a maior parte dos corta-relvas elétricos tem um cabo elétrico curto, pelo que deverá utilizar uma extensão.

    Também existem robots corta-relvas e corta-relvas sem fio. Mas estas opções costumam ser um pouco mais caras.

  3. O melhor corta-relvas para um relvado médio a muito grande

    Para relvados maiores, é habitual utilizar um corta-relvas a gasolina. Também é uma solução prática quando está longe de uma tomada elétrica. Os corta-relvas a gasolina são mais potentes e pesados do que os elétricos, e costumam ser mais volumosos. Devido às emissões de gases de escape, também são menos amigos do meio ambiente. Existem ainda os tratores corta-relvas a gasolina, desenhados para grandes espaços relvados, com mais de 500 metros quadrados.

  4. Selecionar a largura de corte

    Os corta-relvas estão disponíveis em diferentes larguras de corte. Naturalmente, quanto mais largo for o corta-relvas, mais rapidamente terminará o trabalho. Ao determinar a largura de corte pretendida, tenha em conta as dimensões do relvado. 

    Relvados pequenos e médios
    Uma largura de 29-33 cm será adequada. Estes são, geralmente, os corta-relvas mais ligeiros e compactos, que são também mais fáceis de usar e armazenar.

    Relvados médios e grandes
    Uma largura de 38 cm será suficiente.

    Relvados grandes e muito grandes
    Nestes casos, opte por uma largura de 38 cm ou mais.

    Caso tenha um relvado grande com muitas árvores ou arbustos, pode ser necessário utilizar uma largura inferior.

  5. Altura de corte ajustável

    A maior parte dos corta-relvas permite ajustar a altura de corte. Aumenta-se ou diminui-se a distância entre as lâminas e o chão para ajustar a altura de corte. Alguns corta-relvas permitem definir exatamente a altura de corte pretendida; outros permitem escolher de entre medidas predefinidas.

  6. Potência

    A potência e velocidade de um corta-relvas são, geralmente, indicadas em Watts e em rotações por minuto. Naturalmente, quanto menor for o relvado, menos potência será necessária. Os corta-relvas elétricos estão disponíveis em versões de 500 e de 1300 Watts. Geralmente, os corta-relvas a gasóleo são mais potentes do que os elétricos, sendo indicados para áreas relvadas de maiores dimensões.

  7. Recolha de relva

    Alguns corta-relvas deixam a relva cortada para trás. Terá de recolher todos os resíduos; uma tarefa que pode ser demorada se tiver um relvado grande. É por isso que muitos corta-relvas possuem um prático depósito ou saco para recolher os resíduos. Isso poupa muito tempo e energia.

  8. Corta-relvas com espalhador

    Outra opção disponível é o corta-relvas com espalhador. Este aparelho corta a relva e espalha as pontas da relva uniformemente pelo relvado. Isto evita que o solo seque e previne o crescimento de fungos. Os restos de relva formam uma compostagem que oferece nutrientes naturais ao relvado.

  9. Aparador de relva

    Um aparador de relva é uma boa solução para limpar ao longo de paredes, vedações ou vasos, ou simplesmente para aparar as bordas do seu relvado. Por outras palavras, é adequado para qualquer lugar onde não possa chegar com um corta-relvas. O aparador de relva também é a escolha ideal para cortar pequenos pedaços de relva em terrenos irregulares.

    Os aparadores de baixa potência são adequados para cortar bordas de relvados, enquanto as versões de maior potência podem cortar ervas daninhas e raízes altas e duras. Os aparadores têm uma lâmina de plástico ou fio de nylon. A grande vantagem do nylon é que, caso se parta, só se perde uma pequena parte do rolo. A linha pode ser esticada de modo manual ou automático.

    Quando trabalhar com um aparador, deverá usar óculos de proteção, calças compridas e sapatos fechados.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como escolher o corta-relvas adequado

3.8
3.8 of 5

51 total

  • 5
    23
  • 4
    14
  • 3
    4
  • 2
    1
  • 1
    9