Skip to content

Como construir uma vedação

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Tipos de vedação

    Vedação de rede
    Uma vedação de rede pode ser instalada de forma rápida, oferecendo uma das opções mais económicas e fáceis de manter.

    Muros de metal com pedras
    Os muros de metal cheios de pedras são um método cada vez mais popular para fazer divisórias em jardins. Este tipo de vedação é fácil de instalar, mas é importante ter alicerces fortes se pretender encher os muros de metal com pedras.

    Vedação com sebe
    É fácil aplicar uma sebe natural, mas esta terá de ser podada regularmente. Estas plantas e arbustos fazem uma sebe perfeita: trepadeiras em redes de arame, coníferas, buxos, faia e pinho. No entanto, oferece uma menor proteção contra visitantes indesejáveis do que outros tipos de vedação.

    Painéis de madeira
    A madeira é um material natural num ambiente de jardim e é indicado para vedações. Pode optar por diversos tipos de madeira, da tradicional europeia à mais exótica. O custo e método de instalação dependem sobretudo da altura desejada para a vedação.

     

  2. Marcações

    Decida onde deseja colocar a vedação e aplane a superfície do solo ao máximo. Meça o comprimento da vedação e o local de instalação dos postes centrais e das extremidades. Divida os espaços em secções iguais. Os postes das extremidades são colocados nas extremidades das tábuas horizontais, que têm um comprimento de 4 metros. Faça primeiro o desenho geral e, depois, decida os materiais a utilizar e as medidas. Quando souber onde vai instalar a vedação, pode marcar uma altura de 1,80 metros. Utilize um cordão para assegurar que todos os postes estão em linha reta.

  3. Ponta do passo

    Vedações de jardim
    Nos centros de jardinagem, irá encontrar vários tipos de vedações de diversos materiais. A maior parte tem alturas e comprimentos fixos, variando em qualidade e preço.

  4. Tábuas duplas verticais

    Uma vedação em tábuas duplas verticais oferece um efeito espaçoso e um bom nível de privacidade, ao mesmo tempo que deixa o ar passar livremente. Selecione tábuas e postes em pinho aplainado e impregnado, ou outro tipo de madeira apta para jardins. As tábuas horizontais têm 1,8 x 14,5 x 400 cm e as tábuas verticais têm 1,8 x 14,5 x 180 cm. Os postes têm 6,8 x 6,8 x 270 cm.

  5. Espaçamento das tábuas

    Coloque os postes da vedação em intervalos de 4 metros, com postes intermédios de 2 em 2 metros. As tábuas verticais devem ter o mesmo espaçamento e um comprimento de 4 metros. Depois, coloque as tábuas no outro lado da vedação de modo a cobrir os espaços. Para suportar as tábuas verticais, coloque 3 travessas horizontais num dos lados dos postes (travessas inferior, média e superior). Para as travessas pode utilizar tábuas de tamanho igual às tábuas verticais; só o comprimento difere. Depois, aparafuse as tábuas verticais a estas travessas horizontais.

  6. Quantas tábuas são necessárias?

    Exemplo: decidiu fazer uma vedação de 180 cm. Utilizando tábuas de 1,8 x 14,5 cm, com um espaçamento de 7 cm, irá precisar de 5 tábuas por metro na parte da frente e 4 tábuas na parte de trás. Isto soma 9 tábuas por cada metro de comprimento da vedação. Ex.: se o comprimento da vedação for 12 metros, irá precisar de 9 x 12 = 108 tábuas verticais de 180 cm. Para as 3 travessas horizontais (inferior, média e superior) precisa de 3 tábuas de 4 metros por secção. Uma vedação de 12 metros de comprimento tem 3 secções, totalizando 9 tábuas horizontais de 4 metros.


    Conte com tábuas extra para quaisquer imprevistos. Fixe as tábuas com parafusos galvanizados ou de aço inoxidável de 4 x 30 mm. O número de parafusos de que necessita para as travessas horizontais é: 3 x 3 parafusos por tábua x 9 = 81 parafusos. Para as tábuas verticais irá precisar de: 108 x 3 = 324. Total: 81 + 324 = 405 parafusos.

  7. Marcação

    Para indicar a posição dos postes, faça a marcação ao longo da parte externa do cordão (pode utilizar pequenos postes de marcação). Isto é feito porque as marcações realizadas no cordão deixarão de ser visíveis ao fazer as perfurações para colocar os postes. A colocação dos postes é muito mais rápida e simples se tiver alguém para ajudar. Isso facilita, por exemplo, a colocação das travessas horizontais compridas e a introdução dos postes no solo.

  8. Perfurar orifícios para os postes

    Começa-se por colocar os postes de canto. Com uma pá fina ou um perfurador, faça um orifício estreito de 60 a 80 cm de profundidade. Para assegurar que o poste fica bem fixado, a perfuração deve ser feita em solo firme. Se o solo estiver seco, deverá humedecê-lo para facilitar as ações de cavar e perfurar. Pode utilizar suportes galvanizados para os postes, que podem ser inseridos diretamente no solo.

  9. Evitar o apodrecimento dos postes

    Os postes devem ser tratados até uma altura de 10 cm acima do solo para evitar o apodrecimento. Pode proteger a madeira com diversos tipos de conservantes ou betumes. Ou pode utilizar resina acrílica, que é totalmente impermeável depois de endurecida. Outra alternativa para evitar o apodrecimento é colocar os postes dentro de tubos PVC de maior diâmetro.

  10. Colocação dos postes

    Coloque o poste no orifício na linha central das marcações. Utilizando um escadote, insira o poste cuidadosamente no solo com um martelo, até o topo do poste ficar à altura do cordão. Utilize o nível de bolha para verificar se o poste continua vertical depois de martelar. Se o poste ficou desalinhado durante o processo, pode corrigir o problema utilizando uma abraçadeira adesiva no centro do poste. Utilize sempre luvas de trabalho para proteger as mãos das farpas.

  11. Aplicação de betão

    Pode fixar o poste utilizando uma mistura de betão. Prepare e verta a mistura sobre o orifício. As proporções são: 1 kg de areia grossa, 1 kg de gravilha e 0,5 kg de cimento. Também pode aplicar argamassa de secagem rápida diretamente no orifício e depois adicionar água. Certifique-se de que o poste continua vertical e alinhado. Utilize um nível de bolha ou fio-de-prumo para confirmar. Por último, fixe o poste firmemente no solo, utilizando a pega do martelo.

  12. Postes intermédios

    Coloque os postes intermédios ao longo do centro da vedação, seguindo as marcações indicadas. Pode passar um cordão entre os dois postes das extremidades, para assegurar que os topos dos mesmos estão alinhados.

  13. Nível de bolha horizontal

    Para assegurar o alinhamento das partes superiores de todos os postes, utilize um nível de bolha ou uma mangueira transparente cheia de água. A mangueira não pode ter bolhas de ar no interior. Se não funcionar, pode serrar os postes na medida adequada quando terminar.

  14. Colocação das tábuas horizontais

    Comece com a tábua horizontal inferior e aparafuse-a no seu lugar, logo acima do nível do solo. Utilize o nível de bolha para verificar se está totalmente horizontal. Faça uma pré-perfuração dos pontos de aparafusamento para evitar que a madeira estilhace. Utilize 3 parafusos por junta. Depois, coloque a tábua superior, seguida da tábua central. É importante colocar as tábuas de forma precisa e utilizar o nível de bolha para confirmar que estão horizontais.

  15. Utilizar abraçadeiras adesivas como apoio extra

    É mais fácil colocar as tábuas se estiverem fixas com abraçadeiras adesivas antes de as aparafusar. É conveniente colocar as secções da vedação uma de cada vez, pois existe sempre a possibilidade de se ter enganado nas medições.

  16. Colocar as tábuas verticais na parte da frente

    Comece com a primeira tábua vertical no lado mais visível (ex.: ao lado da casa). Utilize sempre o nível de bolha ou fio-de-prumo. É útil fazer alguns espaçadores de madeira com 7 cm de comprimento e colocá-los entre as tábuas. Verifique o espaçamento das tábuas regularmente, porque a largura das mesmas pode variar.

     

  17. Colocar as tábuas verticais na parte de trás

    Depois de colocar as tábuas da frente, volte ao início na parte de trás e trace uma linha central no espaço entre as tábuas já colocadas e a nova linha de tábuas. Isto determina a posição central da primeira tábua da parte de trás da vedação. Pode traçar todos os pontos centrais das tábuas como meio de verificação. Por fim, utilize o nível de bolha ou fio-de-prumo para confirmar que tudo está direito e alinhado.

  18. Portões

    Pode ser útil instalar um portão na vedação. A largura habitual é de 90 cm e a altura será igual à da vedação. Para uma maior solidez e evitar a flexão, coloque duas tábuas em diagonal, num ângulo de 45°. A colocação dos postes do portão é igual à dos postes da vedação. Irá precisar de dobradiças, um trinco ou fechadura com chave, parafusos e porcas. Se necessário, utilize dois postes mais compridos à direita e à esquerda unidos por uma travessa, para dividir o peso do portão.

  19. Tampas das extremidades

    Faça o acabamento dos postes com tampas que evitem a entrada de água e o consequente apodrecimento da madeira. Também pode utilizar um pedaço de feltro para telhado e pregá-lo aos postes, ou serrar o topo do poste diagonalmente.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Como construir uma vedação

4.2
4.2 of 5

596 número de votos

  • 5
    375
  • 4
    105
  • 3
    33
  • 2
    24
  • 1
    59