Skip to content

Como construir uma casa na árvore

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Escolher a árvore

    Escolha uma árvore que tenha a robustez necessária. A árvore deve ser saudável, para que a casa tenha uma estrutura sólida. Alguns tipos de árvores adequadas para uma casa na árvore incluem: faia, carvalho, ácer e abeto. A árvore que irá servir como base para a casa dever ter tronco robusto, ramos pesados e raízes profundas. A árvore não deve ter sinais de doenças ou de parasitas que possam enfraquecer a estrutura. Se não tiver certezas quanto à solidez da árvore escolhida, contacte um especialista. Ele (ou ela) saberá informar sobre preservação de árvores e como tratar doenças ou parasitas; por isso, pode ajudar a escolher a árvore adequada!

  2. Verifique se precisa de permissões

    Antes de começar, verifique se é necessária alguma autorização para construir uma casa na árvore. Se necessário, contacte a sua junta de freguesia para saber se existem leis locais ou outras questões que possam afetar a sua casa na árvore (ex.: restrições de altura). Pode ser necessário pedir autorização para construir uma casa na árvore. Também podem existir restrições caso o seu jardim tenha árvores protegidas.

    É aconselhável consultar os seus vizinhos, para evitar eventuais queixas e manter as boas relações. A casa na árvore pode afetar a vista das outras casas, ou pode permitir ver os quartos e retirar privacidade aos vizinhos. Contacte também a sua companhia de seguros, para verificar se a casa na árvore ficará coberta pelo seguro da propriedade. Caso contrário, não serão cobertos quaisquer danos ou perdas que a casa na árvore possa causar.

  3. Escolher o posicionamento

    Depois de escolher a árvore mais adequada, pode definir o tipo de casa na árvore que deseja. Para uma casa padrão de 3 x 3 metros, opte por uma árvore cujo tronco tenha um diâmetro mínimo de 30 cm. Para calcular o diâmetro, meça o tronco com uma fita métrica, à altura em que deseja construir a casa na árvore. Depois, divida essa medida por π (3,14) para obter o diâmetro. Previamente, é importante verificar de que forma a base da casa ficará posicionada na árvore. Meça cuidadosamente os pontos onde tem de cortar o tronco ou os ramos. Deixe muito espaço livre em redor do tronco da árvore. A espessura das vigas de apoio depende da posição e tamanho da plataforma.

  4. Suporte da casa na árvore

    O suporte da casa na árvore pode ser feito de diversas formas. Seja qual for o método escolhido, tenha em conta o movimento da árvore devido à força do vento. Certifique-se de que a casa não irá sofrer danos derivados desse movimento. O suporte da casa na árvore pode ser feito de diversas formas:

    1) Aparafusado à árvore
    Significa que as vigas de apoio da plataforma estão diretamente aparafusadas ao tronco da árvore. Este é o suporte mais utilizado para as casas na árvore. Mas este método também é o que tem mais probabilidades de causar danos à árvore, embora possam ser minimizados se utilizar os materiais adequados.

    2) O método flutuante
    Com este método, a casa fica suspensa em sólidos ramos altos, utilizando cordas, cabos ou correntes. Este método não funciona para todos os tipos de árvores e não é indicado para casas mais pesadas. Mas é é ideal para uma casa apenas com uma plataforma, sem estrutura superior.

    3) Com postes de apoio
    Os postes de apoio são enterrados no solo por baixo da árvore e não se fixam à própria árvore. Deve contar com muito espaço em redor da plataforma, para que a árvore se possa movimentar pela ação do vento. Este é o método menos agressivo para a árvore.

  5. Acesso à casa na árvore

    Antes de começar a construção, terá de decidir como quer subir a árvore para aceder à casa. Pense na segurança dos seus filhos! O acesso à árvore deve ser sólido e seguro. Pode fazê-lo de diversas formas:

    1) Escada de corda
    Pode fazer uma escada deste tipo utilizando cordas de suporte e degraus curtos que se fixam à corda, um por baixo do outro, até chegar ao solo. Terá de se habituar a utilizar uma escada de corda; pode ser um pouco instável ao início.

    2) Escadas fixas
    Escadas padrão, que pode comprar em lojas especializadas. Oferece uma forma rápida e simples de subir à casa na árvore.

    3) Escadas fixas com corrimão
    A opção mais segura para subir à casa na árvore. Estas escadas oferecem mais segurança, graças à instalação de um corrimão lateral.

  6. Obstáculos

    Deve construir a sua casa em redor dos ramos que estão no caminho, ou é melhor retirá-los? Os obstáculos podem influenciar o design da sua casa na árvore. Pode ser desafiante ter de modificar o design para adaptá-lo à forma irregular da árvore. Mas, quando terminar, vai poder olhar para o seu trabalho com maior satisfação!

  7. A segurança está primeiro

    Antes de construir a sua casa na árvore, tenha em conta que o risco de cair é o maior perigo. Para reduzir esse risco, pode tomar as seguintes medidas:

    1) Não faça a casa demasiado elevada
    Construir a casa numa posição muito elevada pode ser perigoso para as crianças. A plataforma não deve estar a mais de 1,5 - 2,5 metros.

    2) Construa uma vedação em redor da plataforma
    Uma vedação ou corrimão em redor da plataforma irá ajudar a evitar quedas. A vedação ou corrimão em redor da plataforma deve ter uma altura de 70 a 90 cm, com um espaçamento entre os postes verticais não superior a 10 - 15 cm.

    3) Coloque uma superfície suave no chão
    Pode instalar materiais suaves e naturais, como aparas de madeira, por baixo da casa na árvore. Isto não evita as quedas, mas assegura uma aterragem suave!

  8. Pontos de fixação

    Uma árvore com ramos em V oferece maior apoio para a casa, oferecendo 4 pontos de fixação em vez de apenas 2. Faça 4 perfurações para os 4 pontos de fixação em ramos opostos. Utilize uma broca de 10 mm e certifique-se de que os orifícios estão horizontais e à mesma altura (A). Se os orifícios não estiverem bem alinhados, a plataforma não ficará nivelada.

  9. Vigas de apoio

    Meça a distância entre os orifícios de fixação em ambos os lados dos ramos da árvore; marque esta distância (A) nas duas vigas de apoio. Certifique-se de que a distância é igual em ambos os lados das vigas de apoio. Partindo deste ponto de referência, trace uma linha de 5 cm para a esquerda e para a direita (total de 10 cm) e marque as extremidades da linha. Repita a operação na outra extremidade da viga. Faça dois orifícios de 12 mm em ambos os lados das extremidades das linhas que traçou. Depois, com a serra vertical, faça uma ranhura com 12 mm de largura entre os 2 orifícios perfurados. Isto é necessário para que a árvore se mova livremente com o vento, sem danificar o tronco ou a plataforma.

  10. Vigas de apoio (continuação)

    Fixe as duas vigas de apoio à árvore na altura marcada, utilizando 4 parafusos tira-fundo (parafusos sextavados para madeira) de 12 mm e comprimento de 200 mm. Coloque arruelas entre os parafusos e a viga de apoio. Repita a operação na outra viga de apoio, no lado oposto do tronco da árvore. Certifique-se de que ambas as vigas estão à mesma altura e paralelas entre si. Ao fazer a pré-perfuração, evitamos danos ao tronco, ramos e também às vigas de apoio. Se o peso total da sua casa na árvore for relativamente alto, considere a utilização de vigas de apoio mais fortes e grossas.

  11. Travessas

    Coloque 4 travessas de 50 x 150 mm, igualmente espaçadas e paralelas. Para fixar as travessas, utilize parafusos para aglomerado de 80 mm. Depois, fixe duas vigas de 50 x 150 mm às extremidades das 4 travessas, com parafusos para aglomerado de 80 mm.

    Nota: a plataforma deve estar em ângulo reto relativamente às duas vigas de apoio; de outro modo, as tábuas do solo não ficarão direitas quando as instalar.

  12. Abraçadeira para vigas de apoio

    Fixe a plataforma às travessas com 8 abraçadeiras. Certifique-se de que toda a estrutura está perfeitamente nivelada e que todos os cantos entre as vigas estão em ângulos retos entre si. Coloque 4 abraçadeiras em ambos os lados da plataforma.

  13. Vigas de apoio por baixo da plataforma

    A plataforma ainda está um pouco instável; vamos fixá-la melhor com duas vigas de apoio de 30 x 100 mm. Estas vigas são fixadas com duas abraçadeiras ao topo da plataforma. Fixe a parte inferior das vigas ao tronco da árvore.

    Serre os topos das vigas de apoio no tamanho adequado, com um ângulo de aproximadamente 45°, dependendo de cada caso. Fixe as vigas de apoio ao interior da plataforma, utilizando mais duas abraçadeiras. Fixe a parte inferior das duas vigas sobrepostas com um perno M8 de 100 mm de comprimento. Utilize arruelas entre as vigas de apoio e os pernos.

  14. Instalar o piso da casa na árvore

    Verifique os pontos de corte a fazer nas tábuas do solo, para que encaixem perfeitamente sobre o tronco e os ramos. Deixe uma folga de 10 mm entre as tábuas. Se necessário, recorra à serra circular para fazer aberturas circulares para a passagem do tronco e dos ramos. Fixe as extremidades das tábuas do solo com pelo menos 2 parafusos. Utilize uma escada ou escadote para este trabalho; quando terminar, limpe todos os vestígios de farpas.

  15. Vedação da plataforma

    Instale suportes de 80 cm em cada canto da plataforma para colocar a vedação. Faça os cantos da vedação com duas peças de madeira (60 x 10 mm). Pode utilizar peças mais grossas, mas recorde que o peso total é importante para a estabilidade da casa. Utilize parafusos para fixar estas peças de madeira pelos seus lados. No topo dos postes, fixe o corrimão feito com peças de madeira (60 x 10 mm). Serre o corrimão nas dimensões adequadas, num ângulo de 45° (veja o círculo de inserção na ilustração para mais detalhes). Depois, aparafuse o corrimão ao topo dos suportes, seguindo-se os postes verticais com espaçamentos de 10 cm. Aparafuse todos os postes com parafusos de cabeça cónica para aglomerado. A segurança é prioritária, sobretudo com crianças (pequenas)!

  16. Escadas fixas

    Num dos lados da plataforma, instale escadas robustas e seguras. Para uma plataforma de 2,5 metros de altura, as escadas devem ser colocadas cerca de 1,35 a 1,80 metros à frente da plataforma. Faça as escadas com suportes de 50 x 10 mm e degraus de 50 x 12 mm. Escolha a largura e comprimento das escadas segundo a situação. Coloque os degraus nos suportes com espaçamentos iguais; marque o ponto de fixação de cada degrau. Pode aparafusar blocos aos suportes da escadas, para depois aparafusar os degraus por cima dos blocos. Ou pode fazer ranhuras nos suportes com uma profundidade de 25 ou 30 mm; depois, encaixe os degraus nas ranhuras. Serre os suportes e degraus nas medidas corretas e fixe-os com cola e parafusos.

  17. Uma cabana com 3 paredes

    Pode utilizar diversos designs para a sua casa na árvore; ex.: uma casa com 3 paredes e um telhado de chapa ondulada. Também pode fazer um telhado com uma lona robusta apoiada em vigas; ou pode montar uma pequena tenda de campismo na plataforma.

  18. A estrutura A

    Estamos a construir uma casa na árvore com base numa estrutura A com inclinação de 60°. Pode construir esta casa na árvore com os mesmos suportes utilizados anteriormente. Terá de ajustar a altura e a largura segundo as suas preferências. Se um dos ramos tiver de passar pelo telhado, irá precisar de uma viga extra com travessa.

  19. Construa um telhado estanque

    Para que o telhado da sua casa na árvore seja 100% estanque, agrafe uma película plástica à estrutura A, antes de instalar as telhas ou tábuas.

  20. Acabamentos da casa na árvore

    Aparafuse as primeiras tábuas do telhado ao topo da estrutura A e empurre as restantes tábuas para baixo das primeiras. Aparafuse as tábuas do telhado de forma a que se sobreponham. Serre as paredes da frente e de trás no tamanho adequado (com janelas, se necessário); aparafuse-as à estrutura A. Faça uma pré-perfuração dos orifícios e utilize parafusos de cabeça cónica para um melhor resultado.

  21. Ponta do passo

    Se quer que a sua casa na árvore seja impermeável, ou se simplesmente quer que tenha melhor aspeto, utilize verniz com uma camada de óleo de tungue. É um produto não tóxico que protege a madeira. É utilizado por profissionais e é um dos melhores acabamentos naturais do mercado. Também pode pintar a casa na árvore para combinar com a sua própria casa!

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Como construir uma casa na árvore

4.1
4.1 of 5

2641 número de votos

  • 5
    1605
  • 4
    418
  • 3
    156
  • 2
    85
  • 1
    377