Skip to content

Como construir um galinheiro

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Esquema de construção para o galinheiro

    Esta estrutura A de galinheiro serve para 3 ou 4 animais. O comprimento selecionado depende do número de galinhas que deseja criar. Para as paredes exteriores, utilize madeira de exterior impermeável, de preferência com certificação FSC. Este tipo de madeira é impregnada de forma ecologicamente sustentável, não sendo necessário qualquer outro tratamento. Contraplacado impermeável, contraplacado para cofragem e madeira impregnada são escolhas acertadas.

  2. A estrutura básica

    O primeiro passo é montar a estrutura do galinheiro. Construa a estrutura com barras de 44x44 mm, como se indica no desenho. Para evitar estilhaços da madeira durante o aparafusamento das peças, faça uma perfuração prévia nos pontos indicados.

  3. Suportes da estrutura A

    Os suportes da estrutura A têm a forma de um triângulo. Serre a base do triângulo num ângulo de 60° e serre a parte superior do triângulo num ângulo de 30°. Depois, aperte os ângulos inferiores das vigas com parafusos galvanizados, com cerca de 65 mm de comprimento.

  4. Fixar os suportes da estrutura A à barra superior

    Construa a estrutura do galinheiro, unindo as três estruturas A à barra superior. Certifique-se de que os triângulos estão corretamente alinhados. Antes de apertar a barra superior, utilize um nível de bolha para se certificar de que as estruturas A estão verticais.

  5. Travessas centrais

    Depois, aparafuse as travessas centrais, com um comprimento aproximado de 76 cm, entre os suportes da estrutura A. Com um nível de bolha, verifique se as travessas estão direitas, porque serão utilizadas como suporte para o piso do abrigo.

  6. Vigas de suporte

    Colocamos agora as barras longas, que irão servir de pegas para as mãos na parte anterior e na parte posterior. Utilize o nível de bolha ao colocar as barras longas, certificando-se de que toda a estrutura fica perfeitamente horizontal. Depois, coloque os suportes horizontais em ambos os lados.

  7. Piso

    Serre uma peça de contraplacado (de preferência, contraplacado para cofragem) no tamanho adequado e aparafuse-a às barras longas e às travessas.

  8. Teto do abrigo (posterior)

    A seguir, instala-se a parte posterior do teto do abrigo. Será constituído por tábuas sobrepostas de 165x22 mm.

  9. Teto do abrigo (anterior)

    A parte anterior do teto serve de entrada. Aparafuse uma tábua no topo. Coloque um bloco espaçador na parte inferior, para poder deslizar o painel do teto por baixo. Deste modo, o painel fica firmemente fixado e evita a entrada de chuva. Para o painel móvel do teto, faça uma estrutura com barras de 75x20 cm e aparafuse as placas sobrepostas no lugar adequado. Se necessário, pode apertar a parte inferior do teto com um bloco de madeira ou um parafuso.

  10. Parte posterior do galinheiro

    Utilize uma serra circular ou uma serra manual afiada. Serre a parede posterior na mesma forma triangular do suporte da estrutura A e aparafuse-a no local adequado.

  11. Utilizar a parede posterior como porta

    Pode utilizar o painel traseiro do abrigo como uma entrada alternativa. Para o fazer, utilize duas dobradiças na parte inferior. Depois, aparafuse a parte anterior do teto no local adequado de forma permanente.

  12. Degraus

    Faça alguns degraus simples com tiras de madeira atravessadas e fixadas com parafuso, para facilitar o acesso das galinhas ao abrigo. Não se esqueça de fazer uma pré-perfuração nos pontos dos orifícios para evitar que a madeira estilhace. Aparafuse os degraus sobre as travessas da estrutura base.

  13. Poleiros

    O diâmetro dos poleiros depende do tamanho das suas galinhas. Instale os poleiros a cerca de 15 cm do piso. Os poleiros não devem ser redondos, pois isso impediria as galinhas de se fixarem de forma segura. Devem ser quadrados ou ovais. Um poleiro deve ter em média 5,5 cm de largura e 4 cm de espessura. Instale o lado mais largo do poleiro horizontalmente, para que as galinhas tenham suporte suficiente.

    Caixa de nidificação
    Todos os galinheiros precisam de uma caixa de nidificação. É suficiente uma caixa de 30x30 cm, com uma altura de 40 cm. Coloque uma camada de gravilha na caixa de nidificação. Assim, as galinhas poderão retirar o calcário da gravilha de que necessitam para as cascas dos ovos. Também pode utilizar feno ou forragem, mas nesse caso será necessária uma substituição regular.
     

  14. Instalar a malha metálica

    Coloque a malha por cima do galinheiro e fixe-a com agrafos ou pioneses. Aplique fitas de acabamento sobre a malha, para não se ferir com as partes afiadas. Também pode instalar a malha antes das barras de suporte, mas isso poderá dificultar a colocação dos degraus.

  15. Cobertura do piso

    Este galinheiro é fácil de mover pelo jardim, permitindo manter o piso sempre fresco. A melhor cobertura para o piso do abrigo é serradura, areia limpa ou uma mistura de ambas. Se preferir utilizar palha, esta deverá manter-se sempre bem arejada. Se espalhar grãos pela palha todos os dias, as próprias galinhas irão manter a palha bem arejada.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Como construir um galinheiro

3.6
3.6 of 5

620 número de votos

  • 5
    286
  • 4
    99
  • 3
    60
  • 2
    40
  • 1
    135