Como construir um deck

68% of 100%

Um pátio ou deck de madeira não é tão frio nem tão quente como um de pedra. É cómodo e agradável à vista. É possível que a madeira fique escorregadia quando está molhada devido às algas, mas isso pode ser contornado com um produto ecológico de remoção de algas. Através destes simples passos, vamos mostrar-lhe neste artigo como construir um pátio ou deck de madeira.

  1. Escolher a localização adequada

    Um pátio é habitualmente uma extensão da casa. Por isso, ao escolher a localização, tenha em conta a orientação da casa e dos ventos dominantes, assim como a posição do sol e o período em que recebe luz solar. Decida o tamanho que o pátio deve ter; se necessário, juntamente com um plano da disposição do jardim.

  2. Preparações para utilização de madeira compósita

    Remova uma camada de terra e aplane o solo. Esta ação deve ser realizada com cuidado. A distância entre as vigas de apoio e as pedras de pavimento sobre as quais serão colocadas deve ser no máximo de 40 cm (centro a centro). Coloque as pedras de pavimento no local indicado e verifique se estão horizontais.

  3. Certifique-se de que o solo está plano

    As vigas de suporte devem ser posicionadas sobre uma superfície rígida. Pode utilizar pedra de pavimento, uma base de betão ou uma camada de gravilha. Certifique-se de que a base é estável e plana.
    Se a base for de terra ou areia, cubra as pedras com uma malha anti-ervas.

  4. Deixar um espaço de distância ao muro

    Coloque as vigas de suporte no solo com as extremidades alinhadas. Deixe um espaço de 3 cm de distância ao muro, para prevenir a dilatação provocada pelo sol e pela chuva. Para garantir a estabilidade, pode ser necessário colocar uma viga de suporte suplementar por baixo das juntas entre duas tábuas.

  5. Utilizar grampos

    Comece por colocar a primeira tábua e utilize um grampo para a prender à viga de suporte. Nota: não aparafuse diretamente na viga de suporte; faça uma pré-perfuração para evitar que o material estilhace. Coloque um grampo na outra extremidade da tábua e, depois de fazer a pré-perfuração, aparafuse o grampo. Para evitar a oxidação, utilize parafusos de aço inoxidável. Existem diversos tipos de grampos (ver A, B e C), mas o método de fixação é o mesmo: empurre-os para dentro da abertura e aparafuse-os às vigas de suporte.

  6. Instalar a seguinte tábua

    Empurre a seguinte tábua contra o grampo, que irá servir também como espaçamento entre tábuas. Deve reservar o mesmo espaçamento de 1 cm para a seguinte fila de tábuas.

  7. Disposição irregular

    Depois de instalar todas as tábuas, pode colocar as coberturas nas extremidades visíveis, se assim o desejar. Para garantir uma maior estabilidade, as tábuas devem ser colocadas numa disposição irregular e não com as juntas todas alinhadas.

  8. Sugestão

    Se tiver de serrar tábuas, certifique-se de que pode serrar a espessura necessária e que utiliza uma lâmina indicada para o material. Para mais informações sobre o tipo de serra elétrica para cada trabalho, consulte a ficha .
  9. Pátio com travessas

    Também pode utilizar travessas de madeira maciça. Opções de madeira indicadas: madeira maciça Bangkirai com Certificação FSC ou pinho impregnado da Europa Central

    Aplicar travessas em areia
    Utilize tábuas com uma secção de 2,5 x 14,5 cm. Estão disponíveis em diversos comprimentos e podem ser instaladas diretamente no solo. O espaçamento entre as travessas não deve ser superior a 70 cm. Certifique-se de que estão niveladas com um nível de bolha e uma tábua de apoio, se necessário. Utilize uma malha anti-ervas ou espalhe gravilha entre as travessas, para evitar o crescimento de ervas.

  10. Aparafusar as tábuas

    Aparafuse as tábuas às travessas com parafusos de aço inoxidável. Faça uma pré-perfuração para facilitar o aparafusamento e evitar que o material estilhace. As tábuas devem permitir dilatação e contração; deixe um espaço de pelo menos 1 cm entre as tábuas. O mesmo é válido para as extremidades das tábuas. Como acabamento, aparafuse verticalmente uma tábua às extremidades das tábuas do pátio.

  11. Sugestão

    Pode ser necessário serrar tábuas para que as extremidades estejam nos centros das travessas. Também pode colocar uma peça sobrante de travessa por baixo do ponto onde duas extremidades se encontram.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como construir um deck

3.4
3.4 of 5

162 total

  • 5
    67
  • 4
    30
  • 3
    12
  • 2
    12
  • 1
    41