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Construir um carrinho de rolamentos

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Dimensões do carrinho de rolamentos

    As dimensões do carrinho serão: 1,2 a 1,5 m de comprimento e cerca de 75 cm de largura. A altura é determinada pelo diâmetro das rodas (neste exemplo, não usamos rolamentos). Quanto maiores as rodas, mais elevado estará o condutor. As dimensões também dependem do tamanho do condutor. Pode escolher as dimensões que se adaptem às suas preferências. O mesmo se aplica à escolha de materiais para a estrutura, rodas, direção, travão e banco.

  2. Rodas do carrinho

    São necessárias quatro rodas com o mesmo diâmetro. Pode comprar diversos tipos de rodas em lojas especializadas (ex.: rodas para carrinhos de mão). Também pode utilizar rodas de um carrinho de bebé ou de uma bicicleta de criança. Pode ser difícil encontrar eixos metálicos do tamanho indicado para o diâmetro das rodas. Pode utilizar corrimões antigos ou suportes de vedação; também pode encontrar eixos em lojas especializadas. Optámos por utilizar rodas de carrinho de mão com diâmetro de 360 mm e eixos com diâmetro de 20 mm. As rodas do carrinho estão fixadas com arruelas e cavilhas.

  3. Eixos de metal

    Faça oito orifícios de 5 mm nos eixos metálicos de 20 mm de diâmetro (comprimento de 750 mm). Trabalhando a partir do meio, faça dois orifícios em ambos os lados (direito e esquerdo), com um intervalo de 100 mm entre eles. Assim poderá aparafusar firmemente o eixo às travessas dianteira e traseira do carrinho. Faça dois orifícios nas extremidades do eixo, para fixar as rodas com as cavilhas. Esta distância depende da largura dos cubos da roda + arruelas + folga.

    As rodas do carrinho de mão que escolhemos têm um diâmetro de 360 mm, a espessura do pneu é de 85 mm, o acoplamento para o eixo tem 20 mm e o cubo tem uma largura de 75 mm. A localização dos dois orifícios para as cavilhas é: 75 mm + 2 vezes a espessura da arruela de 3 mm = 6 mm + 2 vezes a folga de 2 mm a cada lado = 4 mm, para um total de 85 mm. O intervalo entre a cavilha interior e a travessa traseira é de aproximadamente 10 mm em cada lado.

  4. Travessa traseira do carrinho

    As travessas traseira e dianteira (direção) são vigas de madeira de 45 x 120 mm e um comprimento de 540 mm. Ambas as travessas têm uma ranhura no meio para fixar o eixo de metal. As ranhuras têm 20 mm de largura e 15 mm de profundidade, estendendo-se por todo o comprimento da viga. Faça dois cortes paralelos na viga, utilizando uma serra circular com profundidade predefinida de 15 mm. Estes cortes marcam os lados da ranhura. Depois, utilize um cinzel para cortar a restante ranhura entre as duas linhas de serra. Esta ação será ainda mais fácil se tiver uma tupia. Depois, aparafuse firmemente o eixo traseiro a meio da travessa traseira.

  5. Travessa dianteira (direção) do carrinho

    A seguir, coloque o eixo da roda dianteira da mesma forma que montou a travessa traseira; antes disso, terá de inserir o pino M12 com 12 ou 16 cm. Faça um orifício de 12 mm a meio da travessa dianteira (direção). Depois, utilize uma broca de 20 mm para fazer um entalhe de 30 mm para a cabeça do pino M12.

    1. Encaixe a cabeça do pino M12 firmemente no entalhe de 30 mm, para evitar que vire durante a montagem.
    2. Depois, coloque o eixo de metal a meio da travessa dianteira (direção).
    3. Por último, aparafuse firmemente todo o conjunto do eixo.
  6. Estrutura do carrinho

    A distância entre os eixos dianteiro e traseiro do carrinho não é fixa, mas tem de existir espaço suficiente para que o eixo dianteiro (direção) possa virar facilmente. A seguir, com uma tábua de 220 mm de largura, fazemos uma estrutura com 150 cm de comprimento. Não utilize compósito; as tábuas de madeira são mais impermeáveis. Com uma broca de 12 mm, faça uma perfuração a uma distância de 18 cm da parte frontal; depois, insira o pino da travessa dianteira no orifício. A seguir, coloque a travessa traseira por baixo do carrinho.

  7. Colocar a travessa dianteira (direção)

    A travessa dianteira pivota sobre o carrinho graças ao pino de 12 mm antes mencionado. Este pino tem uma parte não tratada no seu topo. É necessário deixar uma folga para que a travessa dianteira (direção) possa girar livremente. Coloque duas arruelas grandes de metal no pino M12 e aplique lubrificante entre as peças. Empurre a parte saliente do pino M12 pela abertura da estrutura; coloque uma arruela de metal na extremidade com rosca do pino e, depois, as duas porcas hexagonais M12. Também pode utilizar porcas auto-travantes de nylon, para evitar as folgas provocadas pela vibração. Aperte as porcas em direções opostas com chaves de tamanho adequado ou ajustáveis.

  8. Colocação das rodas

    Os dois orifícios em cada extremidade do eixo de metal permitem a colocação de cavilhas para fixar as rodas com as duas arruelas. Certifique-se de que as rodas podem girar livremente; aplique lubrificante em ambas as extremidades para evitar o desgaste. É conveniente aplicar mais lubrificante passadas algumas semanas. Se utilizar pneus, é melhor colocar as rodas de modo a que as válvulas fiquem na parte interior.

  9. Ponta do passo

    Se instalar um gancho na dianteira do carrinho, poderá puxá-lo com uma corda.
  10. Banco

    Vale a pena apostar por um bom banco; e é fácil fazer um. Precisa de cinco tábuas com 50 cm de comprimento para o banco e quatro tábuas do mesmo comprimento para o apoio das costas. Aparafuse mais duas tábuas da mesma largura e espessura, com um comprimento de aproximadamente 45 cm, em ambos os lados do banco. Isto permite aparafusar o banco firmemente sobre a estrutura. O apoio para as costas feito com quatro tábuas coloca-se numa posição perpendicular ao banco. Depois, fazemos duas peças triangulares com um ângulo de 60° e aparafusamos as peças às tábuas do apoio e à parte traseira da estrutura. Para tornar o banco mais confortável, coloque uma almofada por cima!

  11. Batente para a travessa dianteira (direção)

    O batente da travessa dianteira será colocado por baixo da estrutura. O batente serve como travão de segurança e evita que o eixo dianteiro vire demasiado, prevenindo a capotagem do carrinho e eventuais lesões nos pés.

  12. Travão

    Vamos fazer o travão com uma viga de madeira amovível, onde iremos realizar ranhuras ou fixar um pedaço de pneu à extremidade, para evitar o desgaste da viga de travagem.

    Aparafuse a viga de travagem à estrutura. Pode instalar o travão no lado esquerdo ou direito. Ao puxar a viga do travão para trás, esta entra em contacto com o chão e desacelera o carrinho. É aconselhável instalar um bloco de reforço à estrutura para suportar a força de travagem.

  13. Direção

    Para simplificar o sistema de direção, fazemos dois orifícios horizontais para a corda nas extremidades direita e esquerda da travessa dianteira (direção). Faça os orifícios de forma oblíqua, de forma a que emerjam pelo topo do eixo e a meia altura do mesmo. Pode colocar a corda utilizando dois parafusos com olhal. Certifique-se de que os nós no fim da corda são suficientemente grandes para impedir que a corda passe pelos orifícios. Coloque uma placa de madeira na parte superior da corda, para não ferir as mãos do condutor.

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