Como construir um abrigo para lenha

74% of 100%

Se tem uma lareira ou um recuperador, irá precisar de uma reserva de lenha. A lenha tem de estar seca para poder ser utilizada; a melhor forma de o fazer é ao ar livre. Para proteger a lenha da chuva e mantê-la seca, é conveniente construir um abrigo.

Pontos importantes

O melhor material para este tipo de abrigo é pinho tratado ou lariço com Certificação FSC (Forest Stewardship Council). Graças ao método de impregnação ecológico, não é necessário qualquer outro tratamento da madeira. As únicas partes que requerem proteção adicional contra o apodrecimento são os postes de madeira a inserir no solo. O tamanho dos postes e das travessas é de 9 x 9 cm.

Faça as medições para colocação dos postes e decida que altura e largura deseja para o abrigo. Uma opção geral pode ser: 1,85 m de altura, 60 cm de comprimento e 2 m de largura. Ao adquirir os postes (ou cortá-los na medida adequada), é importante recordar que deverão ser inseridos no solo pelo menos 30 cm.

  1. Postes de apoio

    Comece pelos dois postes da frente e os dois de trás; serre-os para coincidirem com a inclinação do telhado (25 mm de diferença entre as extremidades dianteira e traseira dos postes).

  2. Suportes do telhado

    Serre as extremidades dos dois suportes do telhado, numa inclinação de 25 mm. Certifique-se de que ambos os lados estão paralelos. Os suportes do telhado devem sobressair 30 cm na parte da frente, para proteger da chuva.

  3. Colocação do painel esquerdo

    Coloque os postes dianteiro e traseiro numa superfície plana, em paralelo entre si e com o intervalo desejado; as extremidades cortadas devem estar na mesma orientação. Una a parte superior dos postes ao apoio do telhado, com uma sobreposição de 30 cm na frente. Para evitar estilhaços, faça uma pré-perfuração com broca fina para madeira. Introduza um parafuso em cada união; não aparafuse. Una os postes a meia altura com uma tábua ou ripa; não aparafuse. Com um esquadro, verifique se a tábua está perpendicular aos postes; depois, insira e aperte todos os parafusos.

  4. Colocação do painel direito

    Repita o procedimento para o painel direito (recorde que é simétrico ao painel esquerdo). Coloque a tábua ou ripa a meia altura, como se indica na ilustração em baixo.

  5. Colocação das travessas superiores

    Com os dois painéis laterais em posição vertical, aparafuse a travessa traseira aos postes de apoio, à mesma altura dos suportes do telhado. Faça uma pré-perfuração nos postes de apoio. Do mesmo modo, aparafuse a travessa dianteira aos painéis laterais.

  6. Colocação das travessas centrais

    Pode agora colocar as travessas centrais a meia altura. Aparafuse a travessa traseira aos postes de apoio traseiros, à altura das tábuas (ou ripas) colocadas entre os postes de apoio. Depois, aparafuse a travessa dianteira aos postes de apoio dianteiros.

  7. Colocação do painel do telhado

    O painel do telhado do abrigo pode ser de madeira impermeável multiplex de 18 mm. Recorde que o teto tem de sobressair nas laterais e na parte da frente em cerca de 30 cm. Coloque o painel sobre a estrutura, alinhe a margem traseira com a parte traseira da estrutura e ajuste a posição do telhado a fim de sobressair de igual forma em cada lado. Aparafuse o painel à estrutura.

  8. Cobertura do painel do telhado

    Pode cobrir o telhado do abrigo com chapa canelada ou com feltro de telhado auto-adesivo e pregos.

  9. Cobertura dos lados

    Utilize revestimento de madeira para cobrir os lados da estrutura; para uma melhor ventilação, opte por ripas ou tábuas de madeira horizontais espaçadas. Pode agora colocar o tabuleiro central. Utilize madeira impermeável multiplex ou o mesmo revestimento de madeira aplicado nos lados da estrutura.

  10. Tratamento dos postes de madeira

    Pode utilizar óleum para o tratamento dos postes de apoio; trata-se de um substituto do creosoto, indicado para utilização exterior.
    Apoie o abrigo numa parede e introduza os postes de apoio no solo, pelo menos 30 cm. Fixe os postes à parede com parafusos de 8 mm e buchas.

  11. Acabamento do telhado

    Para terminar, vede o espaço entre a parede e o telhado de forma a evitar a entrada de água.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como construir um abrigo para lenha

3.7
3.7 of 5

850 total

  • 5
    378
  • 4
    172
  • 3
    112
  • 2
    75
  • 1
    112