Como colocar um teto falso

72% of 100%

Um teto falso apresenta muitas vantagens. Pode tornar um quarto ou um corredor mais bonito, ou pode ser utilizado para esconder vigas ou um teto inacabado. Pode ainda instalar focos encastrados no teto e esconder cabos de alimentação ou canos. Outro fator importante: um teto falso pode originar uma poupança significativa nos custos de aquecimento. 

Pontos importantes
Existem muitos sistemas que utilizam suportes e painéis para tetos falsos. Optámos por utilizar uma estrutura de madeira que pode ser feita por si.
 

  1. Opção 1: Fixar a estrutura DIRETAMENTE nas vigas ou no teto de gesso.

    Comece por fixar uma estrutura de madeira diretamente nas vigas do teto ou no gesso, para servir de suporte. Certifique-se de que está a utilizar buchas adequadas. Recorde que as vigas do teto podem ter alturas diferentes. Fixe os suportes de madeira com 40 cm de distância entre si. Os painéis do teto falso serão posteriormente aparafusados à estrutura de madeira.

  2. Sugestão

    Para ser mais fácil cortar as vigas da estrutura de suporte à medida, utilize uma serra de esquadria!
  3. Opção 2: Fixar uma estrutura SUSPENSA a um teto de gesso.

    Tal como na opção 1, fixe os suportes no teto com 40 cm de distância entre si. Aparafuse os suportes ao teto com parafusos e buchas. Certifique-se de que os suportes ficam todos à mesma altura.

  4. Fixar escoras verticais nos suportes

    O passo seguinte consiste em decidir a altura do novo teto. Meça a altura desejada a partir do chão e faça uma marca em cada canto. Depois pode utilizar escoras com dimensões adequadas para fixar os painéis do teto falso. Fixe as escoras aos suportes no teto. Geralmente, os painéis de isolamento têm uma largura de 60 cm. Assim sendo, se colocar as escoras em intervalos de 60 cm, os painéis de isolamento vão encaixar perfeitamente. Isto significa que não vai ser preciso cortar os painéis à medida.

  5. Fixar os suportes de parede e os componentes da estrutura

    Utilize uma corda e um nível de bolha para marcar a localização dos suportes nas paredes. Outra boa solução é utilizar um nível a laser, se o tiver. Desta forma, a parte inferior da estrutura ficará horizontal. Fixe os suportes de parede ao longo das marcações que realizou, utilizando buchas e parafusos; depois, à mesma altura, fixe os componentes da estrutura à base das escoras.

  6. Coloque o isolamento

    Colocam-se os painéis de isolamento sobre os componentes da estrutura. Se tiver colocado as escoras em intervalos de 60 cm, vai conseguir fixar os painéis de isolamento sem ter de os cortar à medida. Não se esqueça de colocar isolamento entre as escoras verticais, para criar uma camada contínua de isolamento. Quando estiver a trabalhar com materiais de isolamento, utilize sempre luvas, óculos de proteção, máscara anti-pó e vestuário protetor.

  7. Fixar a primeira linha de painéis ao teto

    Aparafuse o primeiro painel do lado esquerdo à parede; utilize parafusos para gesso de 25 mm, em intervalos de 20 cm. Deixe um intervalo de expansão com 8 mm entre o painel e a parede. Este espaço vai ser coberto posteriormente com fita de acabamento. Coloque o painel seguinte, de forma a que o seu lado mais curto fique encostado ao lado mais curto do painel anterior, seguindo-se o lado mais comprido.

  8. Cortar painéis à medida

    Quando chegar ao fim da linha, meça a distância necessária e marque-a num novo painel. Utilize o restante painel para começar uma nova linha. Se começar cada linha com um painel da mesma dimensão, quando acabar, o teto vai ficar com um aspeto regular. Para cortar um painel à medida, marque a superfície com um x-ato; depois, separe-o com uma ripa de madeira ou uma tábua como suporte. Posteriormente, pode cortar a parte traseira do cartão.

  9. Acabamento das juntas

    Se quiser fazer o acabamento das juntas entre os painéis do teto, certifique-se de que estas se encontram limpas e sem pó. Depois, com ajuda de uma espátula, encha os espaços com argamassa. Deixe secar durante 24 horas e aplique uma segunda camada, se necessário; lixe a peça quando estiver seca. Para prevenir o aparecimento de fendas nas juntas, pode utilizar uma malha flexível por baixo da argamassa.

  10. Acabamento das bordas

    Para rematar as bordas do teto falso adequadamente, cole a fita de acabamento com adesivos para construção. Ponha pedaços de adesivo na fita de acabamento, pressione e retire imediatamente; passados 5 minutos, coloque-a no sítio exercendo pressão. Para um acabamento mais profissional nos cantos, corte as fitas em ângulos de 45°.

  11. Sugestão

    Se pretender encastrar focos no teto, não se esqueça de colocar os cabos quando estiver a instalar a estrutura de suporte. Faça os orifícios para os focos com uma serra craneana grande. Instale cabos elétricos até chegar aos orifícios para os focos; faça as ligações elétricas de acordo com as regulações locais em vigor.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como colocar um teto falso

3.6
3.6 of 5

237 total

  • 5
    101
  • 4
    44
  • 3
    29
  • 2
    14
  • 1
    49