Como colocar pavimento laminado

82% of 100%

O pavimento laminado é uma forma simples de dar um novo aspeto à sua sala, cozinha ou quarto. Pode começar já, seguindo estas instruções e dicas.

  1. Colocar a lâmina de plástico anti-humidade

    Ao colocar primeiro esta lâmina, irá proteger o chão dos efeitos da humidade. É algo muito aconselhável se pretende colocar pavimento laminado sobre um chão novo de betão.

    Colocar o pavimento laminado com sistema de encaixe
    Coloque a primeira fila de placas, começando pelo lado esquerdo, com a ranhura ao longo da parede. Incline ligeiramente a extremidade do pavimento para cima e coloque-o no sítio adequado até encaixar.

  2. A primeira fila de placas está reta?

    Verifique se a primeira fila de placas ficou direita. Se existirem diferenças no espaço entra as placas e a parede, pode corrigi-las com espaçadores em forma de cunha ou blocos.

  3. Sugestão

    Conte com algumas peças adicionais de pavimento laminado, para a eventualidade de uma parte do chão sofrer danos. Assim, poderá fazer as reparações necessárias rapidamente. A melhor direção para colocar o pavimento laminado é em linha com a direção de entrada da luz (janelas). Devido à possibilidade de existirem diferenças de cor, sugerimos que misture peças de laminado de pacotes diferentes.
  4. Usar barra de tração

    Deve encaixar as extremidades das placas dando golpes com um taco de madeira, até sentir um clique. Quando não existe espaço suficiente no fim de uma fila de placas, use a barra de tração de modo a que a última placa encaixe no sítio.

  5. Cortar as placas à medida

    Se utilizar um serrote de serra fina, coloque a placa com a face superior para cima.
    Se utilizar uma serra circular, coloque a placa com a face superior para baixo.

  6. Sugestão

    Existem folhas de serra especiais para pavimento laminado. Os dentes destas lâminas estão colocados ao contrário, para cortar o laminado com a superfície superior para baixo (e não para cima); deste modo, a borda menos lisa fica na superfície inferior.
  7. Colocar espaçadores

    O pavimento laminado pode contrair ou dilatar, devido às mudanças de temperatura e à humidade. Tendo isto em conta, deixe um espaço de aproximadamente 8 mm em todo o perímetro do chão. Com dois espaçadores em forma de cunha, poderá ajustar facilmente este espaço em todas as paredes.

  8. Encaixar a seguinte fila de placas

    Comece a colocar a seguinte fila de placas pela peça sobrante da fila anterior. Deve ter mais de 40 cm de comprimento. Para que o pavimento fique mais bonito depois de terminado, todas as peças sobrantes devem ter o mesmo comprimento. Assim, irá obter um aspeto mais regular e desperdiçar menos material. Se preferir um efeito mais informal, pode optar por um padrão irregular.

  9. Colocar várias placas simultaneamente

    Depois de colocar cerca de 8 filas de placas, o pavimento estará suficientemente unido para permitir a colocação de várias placas juntas. Incline toda a fila para cima ligeiramente e una-a à fila anterior até encaixar. Esta operação será mais fácil de realizar com a ajuda de outra pessoa.

  10. Colocar a última fila de placas

    Ao colocar a última fila de placas, é provável que tenha de serrar as placas ao comprido. A forma mais fácil de fazê-lo é colocar a última placa exatamente por cima da penúltima fila, com a face superior para baixo. Em seguida, coloque os espaçadores de 8 mm ao longo da parede; coloque outra placa contra os espaçadores e utilize a borda desta placa para marcar a linha de corte na parte inferior da última placa que se encontra por baixo. Agora, pode serrar a placa à largura adequada. A ranhura deve ficar situada no lado correto.

  11. Trabalhos relacionados
    Colocar perfis de remate

    Pode utilizar perfis de remate especiais para servir de transição entre o pavimento laminado e outros tipos de chão, como alcatifa ou vinil. Primeiro, coloque a calha de fixação no chão e o rodapé por cima desta até encaixar. Também pode comprar ripas que se ajustam diretamente ao chão; neste caso, os parafusos de fixação ficarão visíveis. Existem elementos especiais com cores a combinar para cobrir os furos para os canos do aquecimento central.

  12. Colocar rodapés
    Fixar rodapés com clipes ou adesivo para construção

    Pode fixar os rodapés com adesivo para construções ou com clipes (se utilizar rodapés ocos). Os rodapés ocos podem ocultar cabos de eletricidade ou de comunicações.

  13. Colocar rodapés
    Cortar rodapés à medida e com ângulo

    Com uma serra de esquadria (ou serrote com caixa de esquadria), corte os rodapés à medida, com um ângulo exato de 45°. Também pode serrar os rodapés a 90° e rematar as extremidades com perfis de PVC numa cor que combine.

  14. Sugestões adicionais
    Colocar pavimento laminado por baixo da moldura da porta

    Se cortou a moldura de uma porta para colocar pavimento por baixo, não poderá inclinar a placa para encaixá-la com a seguinte. Para resolver este problema, lime a parte elevada da palheta saliente (ver segunda ilustração). Depois, pode introduzir a palheta na ranhura correspondente sem necessidade de inclinar as placas que encaixem.

  15. Sugestão

    Depois de colocar o pavimento laminado, confirme que pode abrir as portas e que existe espaço suficiente para colocar o pavimento laminado por baixo. Se for necessário, corte a parte inferior da porta e da respetiva moldura.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como colocar pavimento laminado

4.1
4.1 of 5

1541 total

  • 5
    895
  • 4
    299
  • 3
    121
  • 2
    76
  • 1
    149