Como colocar papel de parede

76% of 100%

O papel de parede é perfeito para dar um novo ar à sua casa. O mais importante é ser criativo. O papel de parede está disponível em muitas cores, desenhos e qualidades diferentes.

Pontos importantes
Para obter os melhores resultados, aplique o papel de parede numa superfície lisa e plana, para uma melhor adesão da cola. Se a parede foi recentemente construída e rebocada, deixe secar bem e aplique uma demão de primário. Assim, evita-se que o reboco absorva a água da cola. Repare as gretas e danos existentes com massa de enchimento e elimine as irregularidades com lixa. 

  1. Determinar o número de rolos necessário

    Por exemplo:
    Cada rolo tem em média 10 m de comprimento (1000 cm) e 53 cm de largura.

    Se a divisão não tiver mais de 3 m (300 cm) de altura, pode aplicar três faixas verticais com cada rolo. Se o papel de parede tiver um padrão específico, é possível que essa quantidade seja menor, porque o padrão tem de coincidir. Meça as larguras de todas as paredes e some esses valores. Se tiver portas e janelas altas, subtraia as larguras desses elementos às do papel de parede para determinar a largura real necessária. A largura dos rolos é de 53 cm, pelo que deverá dividir a largura por 53. O resultado será o número de faixas verticais necessárias.
    Divida este resultado por 3, tendo em conta que iremos retirar três faixas de cada rolo. Agora já conhece o número mínimo de rolos para o trabalho. Por exemplo, se tiver uma largura de parede combinada de 4 x 600 cm ou 2400 cm e uma altura de 265 cm, irá precisar de 16 rolos (2400 : 53 : 3 = 15,1, ou um valor arredondado de 16 rolos).

  2. Sugestão

    Todos os rolos devem ter o mesmo código de cor. As diferenças de cor são ligeiras, sendo muito fácil que dois rolos diferentes pareçam iguais.
  3. Escolher o tipo de cola adequado

    Existem diferentes tipos de cola para papel de parede, dependendo da grossura e do material do papel. O tipo de cola mais utilizado é a cola em pó universal para papel de parede. Misture bem, até obter uma pasta sem grumos. Deixe repousar 10 minutos antes de utilizar. Para papéis de vinil, têxtil e fibra de vidro, deverá utilizar uma cola especial que se vende já misturada e com uma espátula para aplicá-la.

  4. Sugestão

    Também pode comprar cola para papel de parede já misturada. Pode até comprar papel de parede autocolante: basta molhá-lo e, após alguns minutos, colá-lo diretamente na parede.
  5. Deixar papel de sobra em cima e em baixo

    Ao cortar o papel de parede à medida, deixe uma margem de 5 cm em cada extremidade (em cima e em baixo). Se o papel de parede tiver um padrão específico que tenha de coincidir de faixa para faixa, a margem deverá ser maior. Também deve ter em conta que o papel tem de ser colocado numa direção concreta. Ninguém quer flores viradas ao contrário na parede!

  6. Aplicar cola

    Coloque a faixa de papel de parede sobre uma mesa, com a face estampada virada para baixo. Aplique a cola com o rolo de papel de parede, dobre metade da parte colada para o centro e coloque o papel no chão. Deixe a cola unir-se ao papel. Enquanto espera, pode ir colocando a seguinte faixa de papel de parede na mesa.

  7. Sugestão

    Na medida do possível, espere sempre o mesmo tempo ao aplicar a cola. Assim, irá permitir que o papel estique.
  8. Aplicar a primeira faixa

    As paredes e caixilhos de janelas não são sempre exatamente verticais. Utilize um fio-de-prumo (um peso pendurado por um fio) para verificar se é esse o caso. A melhor forma de colocar papel de parede é começar no caixilho de uma janela ou porta, com uma margem de sobreposição de 3 cm sobre o caixilho.

  9. Colar o papel de parede

    Abra a parte dobrada superior do papel de parede e pendure-a com uma margem de sobreposição de 5 cm no teto. Alise cuidadosamente a superfície do papel de parede, utilizando uma escova específica. Pressione para fixar o papel de parede, sempre do centro para fora. Utilize a borda não afiada da tesoura para pressionar o papel e colocá-lo na linha entre a parede e o teto, criando uma dobra no papel.

  10. Cortar o excesso de papel

    Com muito cuidado, retire da parede a parte superior do papel e corte o excesso, seguindo a linha de dobra com a tesoura. Também pode colocar uma ripa de madeira na esquina e cortar o papel de parede com um x-ato, seguindo a linha da ripa. Esta ação será mais fácil se esperar que a cola seque.

  11. Rematar caixilhos de janelas e portas

    Corte o excesso de papel de parede nos caixilhos das portas e janelas a um ângulo de 45°. Utilize novamente a borda não afiada da tesoura para pressionar o papel contra a borda do caixilho da porta ou janela, criando uma dobra no papel.

    Agora, corte o papel de parede seguindo esta linha.

  12. Colocar as seguintes faixas

    É melhor pendurar as faixas de papel de parede sem sobreposição. A seguir, pressione as uniões com um pano limpo ou com um rolo para papel de parede. Retire os resíduos de cola com uma esponja húmida.

    Esquinas
    É mais fácil colocar o papel de parede se não sobrepuser mais de 1 cm em torno da esquina. Corte o papel de parede ao comprido e pressione-o com firmeza na esquina. Depois, pendure a outra metade da faixa de papel de parede (ou uma faixa nova) diretamente sobre a sobreposição de 1 cm do outro lado da esquina.

  13. Colar o papel de parede em torno de tomadas e interruptores

    Em primeiro lugar, desligue a alimentação elétrica e retire a placa que cobre a tomada ou o interruptor. Depois, coloque o papel de parede diretamente em cima da tomada ou interruptor. Com a tesoura, corte a abertura necessária, sempre do centro para as esquinas. Corte a aba resultante para deixar visível a tomada ou interruptor. Por último, volte a colocar a placa que cobre a tomada ou o interruptor.

  14. Colar papel de parede em torno de radiadores

    Nunca é fácil colocar papel de parede por trás dos radiadores. O melhor é cortar o papel ao comprido, no lugar onde os tubos de água saem da parede. Depois, corte a faixa de papel de parede sobre a altura total do radiador. Agora, já pode pressionar a restante faixa de papel contra a parede, utilizando o cabo de uma vassoura com um pano enrolado ou um rolo de tinta limpo. Também é possível retirar o radiador da parede e apoiá-lo num bloco de madeira ou sobre alguns livros. Tente não torcer os tubos e as juntas até ao ponto de começarem a pingar.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como colocar papel de parede

3.8
3.8 of 5

1457 total

  • 5
    683
  • 4
    294
  • 3
    156
  • 2
    98
  • 1
    223