Como aplicar vedante de silicone

84% of 100%

O vedante de silicone é utilizado para o acabamento de juntas, proteger contra a humidade e preencher junções e outros buracos. É elástico, permitindo um certo nível de movimento. O vedante é vendido em tubos ou cartuchos. Um cartucho é suficiente para uma junção com cerca de 12-13 metros de comprimento e espessura de 5 mm.

  1. Que tipo de vedante de silicone utilizar?

    A composição do vedante determina a sua elasticidade e tempo de endurecimento. O vedante universal é uma boa opção para uma utilização geral. Para trabalhos na casa de banho ou outras zonas húmidas, é conveniente utilizar um vedante anti-musgo. Deste modo, evita-se o escurecimento da junta ao longo do tempo. É possível pintar sobre alguns tipos de vedantes, enquanto outros não o permitem.

  2. União

    Existem vários tipos de vedantes de silicone, apropriados para trabalhos diferentes. Os vedantes de acrílico não são adequados para vidro, azulejo ou outras superfícies lisas; e os vedantes de silicone, teflon e betuminosos oferecem melhor adesão em superfícies betuminosas e telhados. Nalguns casos, a adesão pode ser melhorada com a aplicação de uma camada de primário.

  3. Pintar sobre o vedante

    A maioria dos vedantes de silicone está disponível em branco, cinzento, preto, castanho e transparente. Pode escolher a cor que melhor se adapte à superfície a vedar, ou pintar o vedante utilizando a mesma cor da superfície. Verifique previamente a informação da embalagem, para saber se é possível pintar sobre o vedante. Se pintar sobre o vedante, recorde que a tinta em si não é elástica e pode estalar com o tempo se a junta apresentar movimento.

  4. Oxidação

    Se o vedante de silicone contiver componentes acídicos, pode ocorrer oxidação na superfície subjacente. Isto pode ocorrer em espelhos, ladrilhos de pedra e mármore, alumínio ou cobre. Para evitar que tal aconteça, utilize vedante livre de componentes acídicos. Para verificar, basta cheirar a parte inferior do cartucho.

  5. Limpe a superfície

    Se deseja preencher uma fenda no canto de uma parede, primeiro tem de remover o material solto com um raspador triangular ou uma faca afiada. Depois, limpe o orifício com uma escova ou aspirador. Remova também restos de cola, vedante ou óleo, utilizando desengordurante.

  6. Proteção com fita

    Para obter melhores resultados, se não estiver seguro de que consegue aplicar o vedante numa linha perfeitamente reta, sobretudo em espaços de difícil acesso, é conveniente utilizar fita adesiva. Aplique a fita de modo a cobrir ambos os lados da linha a vedar; depois, remova a fita antes de o vedante de silicone secar.

  7. Utilizar o cartucho de vedante

    Corte o selo de proteção do cartucho com um x-ato. Depois, corte uma pequena parte do bico aplicador para obter uma fina linha de vedante de silicone. Se fizer uma incisão maior no bico do aplicador, a linha de vedante será mais larga. A linha de vedante deve ser 1 ou 2 mm mais larga do que o espaço a preencher. Coloque o cartucho na pistola vedante. Ao apertar a pega, o bico do aplicador irá encher-se com vedante. Pare de apertar assim que conseguir ver o vedante.

  8. Aplicar o vedante

    A melhor posição consiste em segurar a pistola num ângulo de 45° e ir puxando-a na sua direção. Para uma aplicação correta, terá de encontrar o ritmo adequado. Se for demasiado lento, o resultado será uma superfície irregular e um gasto excessivo de vedante. Se for demasiado rápido, os espaços não ficarão bem preenchidos. Ao atingir a extremidade da junção, largue a pega e prima o botão ou alavanca que se encontra na parte de trás da pistola. Isto liberta a pressão e impede imediatamente a passagem do vedante. Se não o fizer, o vedante continuará a sair pelo bico aplicador.

  9. Acabamento da linha de vedante

    Molhe os dedos numa mistura de água e sabão e utilize-os para suavizar a junção. O sabão evita que o vedante de silicone se cole aos dedos. Pode utilizar um borrifador para aplicar a mistura de água e sabão. Remova quaisquer restos de vedante com esta mistura. Depois de secar, remova os resíduos de vedante com uma faca e uma esponja dura. Existem espátulas e limpadores especiais para aplicar e remover o vedante de silicone.

Classificação

Classifique estas instruções passo a passo.

Como aplicar vedante de silicone

4.2
4.2 of 5

609 total

  • 5
    370
  • 4
    136
  • 3
    30
  • 2
    20
  • 1
    53