Skip to content

Como aparafusar em metal

Contratar um profissional para fazer o trabalho por si pode ser dispendioso. Mas, com uma abordagem adequada, pode fazer uma boa parte do trabalho por sua conta. Irá poupar tempo e dinheiro com as instruções passo a passo que estão disponíveis no site da SKIL. Estas instruções passo a passo estão divididas em categorias relacionadas com diversos tipos de trabalho dentro e fora de casa, com explicações claras de A a Z.

Clique numa das instruções passo a passo para começar!

  1. Parafusos

    As cabeças dos parafusos para metal podem ser de várias formas diferentes, tais como:
    1. sextavada
    2. arredondada
    3. rebaixada
    4. cilíndrica
    5. Allen rebaixada
    6. Allen cilíndrica
    7. de cruzeta rebaixada
    8. serrilhada

  2. Porcas

    As porcas têm diversas utilizações e existem vários tipos e tamanhos diferentes. Os mais comuns são:
    1. sextavada
    2. porca de olhal
    3. porca de segurança
    4. porca cega
    5. porca ameada
    6. porca de orelhas

  3. Anilhas

    As anilhas colocam-se debaixo do parafuso ou da porca, de forma a dispersar a pressão para proteger a superfície do objeto ao apertar e desapertar a porca. As anilhas também se podem utilizar para selar juntas, evitando assim a humidade.
    1. anilha normal
    2. anilha de pressão
    3. anilha estrela
    4. anilha de retenção (interna)
    5. anilha de retenção (externa)
    6. anilha tórica

  4. Escolher a chave adequada

    Os tamanhos dos parafusos e das porcas são determinados pelo tamanho métrico da rosca; por exemplo, um parafuso M8. Cada parafuso ou porca tem um tamanho correspondente de cabeça ou chave. Na Europa, estes tamanhos são definidos em milímetros (mm). Nesta tabela, apresentamos os tamanhos de parafusos e chaves:

    Parafuso    Chave
    M3      5,5
    M4      7
    M5      8
    M6      10
    M7      11
    M8      13
    M10    17
    M12    19
    M14    22
    M16    24
    M18    27
    M20    30
    M22    32
    M24    36
    M27    41
    M30    46
    M33    50
    M36    55

  5. Chave de bocas

    As chaves de bocas costumam ter dois tamanhos de cabeça, de forma a poder apertar e desapertar os parafusos e porcas mais habituais com o menor número de chaves possível (6-7 mm, 8-9 mm, 10-11 mm, 12-13 mm, 14-15 mm, 16-17 mm e 18-19 mm).

  6. Chave de caixa

    A cabeça da chave de caixa com 12 dentes internos encaixa perfeitamente na cabeça do parafuso. Esta chave permite exercer bastante força (mas certifique-se de que a chave encaixa de forma segura em redor de toda a cabeça do parafuso!).

  7. Chave de roquete

    Uma chave de roquete com um conjunto de cabeças de tamanhos diferentes é uma ferramenta útil e versátil. A chave de roquete tem um selecionador de direção esquerda/direita. Esta função permite apertar e desapertar porcas e parafusos.

  8. Chave de velas

    A chave de velas é um tubo cuja extremidade tem uma forma específica para se adaptar a um determinado parafuso ou porca. Este tipo de chave é particularmente útil para locais de difícil acesso, onde os outros tipos de chaves não podem servir. As extremidades do cilindro têm dois furos onde poderá inserir uma barra de metal ou uma chave de fendas, de forma a exercer mais força para girar a chave.

  9. Chave inglesa

    Esta chave tem dentes que se podem ajustar com uma pequena roda localizada no topo do cabo, de forma a que se adapte a parafusos e porcas de tamanhos diferentes. Atenção: a cabeça do parafuso ou da porca pode ser danificada facilmente se os dentes da chave inglesa não estiverem devidamente ajustados.

  10. Chave sextavada ou chave Allen

    Uma chave hexagonal ou chave Allen tem um cabo que forma um ângulo reto e uma cabeça hexagonal numa ou em ambas as extremidades. Estas chaves são usadas para apertar ou desapertar parafusos com cabeças sextavadas.
    Os tamanhos mais comuns são: 1, 2, 3, 4, 5, 5½, 6, 8 e 10 mm.

  11. Parafusos sextavados (rosca curta)

    Os parafusos sextavados com roscas métricas de aparafusamento estão disponíveis em tamanhos que vão de M4 a M24 e em comprimentos que variam entre os 20 e os 200 mm. Os parafusos com cabeça hexagonal são utilizados para unir componentes e materiais. Apertam-se com uma chave de boca ou de caixa. São precisas duas chaves: uma para segurar a porca e outra para evitar que o parafuso gire ao mesmo tempo. Os parafusos encaixam em porcas do mesmo tamanho.

  12. Parafusos sextavados (rosca comprida)

    Os parafusos sextavados com rosca métrica a todo o comprimento são vendidos em tamanhos que vão do M4 até ao M16; os comprimentos variam entre os 6 e os 200 mm. Estes parafusos são praticamente iguais aos descritos acima (rosca curta), mas neste caso contam com uma rosca a todo o comprimento, quase até à cabeça do parafuso.

  13. Parafusos Allen

    Os parafusos Allen com roscas métricas de aparafusamento são vendidos em tamanhos que variam entre o M3 e o M12, e comprimentos entre os 6 e os 120 mm. Estes parafusos têm uma cabeça com um hexágono no seu interior e podem ser apertados com uma chave sextavada ou uma chave Allen. A cabeça sextavada ou Allen tem a vantagem de ficar bem segura quando se usa a chave hexagonal ou Allen correspondente. Podem ainda ser utilizados em locais de difícil acesso.

  14. Parafusos de cabeça redonda

    Os parafusos com cabeça redonda são vendidos em tamanhos que vão do M5 ao M12, e comprimentos entre 16 e 180 mm. Debaixo da cabeça lisa encontra-se o pescoço com forma quadrada. O parafuso é introduzido com a ajuda de um martelo, para que o corpo quadrado penetre o material. O parafuso fica fixado com firmeza e não se move ao apertar a porca. A cabeça redonda não apenas dá um aspeto mais agradável, como também aumenta a segurança: este parafuso não pode ser desaparafusado na parte de fora, o que o torna ideal para fixar portões ou portas de garagens.

  15. Parafusos metálicos

    Os parafusos metálicos com cabeça cilíndrica e rosca métrica de aparafusamento são vendidos em tamanhos que vão do M2 ao M4, e com comprimentos de 4 a 30 mm.

  16. Parafusos auto-roscantes para painéis de madeira

    Os parafusos auto-roscantes para painéis de madeira com cabeça cilíndrica, com pontas PH ou PZ, vão dos 2,2 aos 3,5 mm e têm comprimentos de 6,5 a 38 mm.
    O corpo do parafuso tem uma ponta muito aguçada e uma rosca rugosa que chega quase até à cabeça do parafuso. Assim, penetra facilmente no material e acaba por formar a sua própria rosca ao ser apertado. Deve sempre fazer uma pré-perfuração de menor diâmetro que o parafuso, utilizando um berbequim.

  17. Parafusos auto-perfurantes

    Para fixar duas chapas de metal uma à outra, é aconselhável utilizar parafusos auto-perfurantes. Com estes parafusos, não é necessário fazer perfurações prévias.

    Os parafusos auto-perfurantes são indicados para unir chapas finas a chapas mais grossas, ou colchetes a postes metálicos. Quando usados em conjunto com placas de fixação, obtém-se uma união mais firme. A montagem é mais rápida do que recorrendo a rebites ou porcas com parafusos, até porque não há necessidade de perfurar previamente. Estes parafusos são vendidos em tamanhos que vão de 6 a 27 mm.

  18. Fazer uma rosca interna I

    Se quiser fazer uma rosca interna em metal (por exemplo, para inserir um parafuso), terá de utilizar um macho. Antes de utilizar o macho, deve fazer um furo com uma broca de diâmetro ligeiramente superior ao da parte central do macho, mas mais pequeno do que a rosca exterior do macho.
    Aplique esta regra para calcular o tamanho do orifício que vai ter de fazer:
    o diâmetro do orifício deve ter 80% do tamanho indicado no macho.
    Exemplo: para fazer uma rosca M6, deve fazer um furo de 6 x 0,8 = 4,8 mm, ou arredondar para 5 mm (consulte a tabela)

  19. Fazer uma rosca interna II

    A seguir, utilize um macho comum de 3 peças para fazer a rosca no orifício que furou previamente. É um processo de 3 passos no qual vai utilizar os 3 machos com a ajuda de um cabo.
    • 1º corte: use o macho cónico para fazer o corte prévio da rosca
    • 2º corte: use um macho intermédio para aprofundar a rosca
    • 3º corte: use um macho de acabamento para criar a profundidade final da rosca
    Se vai fazer a rosca à mão, certifique-se de que o macho faz ângulo reto com o objeto com o qual vai trabalhar. É muito importante que vá limpando as aparas de metal constantemente: após 2 voltas na direção do corte (no sentido dos ponteiros do relógio), gire o macho ao contrário meia volta. Assim, evita que o macho se parta. O processo pode ser facilitado com a ajuda de óleo. Também pode fazer a rosca diretamente com o berbequim ou com máquinas específicas para fazer roscas, que a realizam num único passo. Estas máquinas só são aptas para diâmetros pequenos.

  20. Fazer uma rosca externa I

    Pode fazer uma rosca externa sobre qualquer material de corte transversal redondo, tais como uma barra, uma vara ou um cano.
    Para tal, vai precisar de uma torquês e de um suporte. A torquês tem dentes cortantes que permitem fazer a rosca na parte exterior da peça que vai ser trabalhada. A rosca é cortada com uma única ação em toda a sua profundidade. É necessário uma torquês diferente para cada diâmetro. A torquês também pode ser utilizada para reparar parafusos com roscas danificadas.

  21. Fazer uma rosca externa II

    Para fazer a rosca é preciso aplicar bastante pressão enquanto gira a torquês para a direita (no sentido dos ponteiros do relógio). Após cada volta completa da torquês, gire ao contrário um quarto de volta para retirar as aparas metálicas. Verifique constantemente que a torquês faz ângulo reto com a peça que está a trabalhar e use óleo (caso contrário, não vai obter uma rosca uniforme e de boa qualidade e o corte ficará muito pesado).

  22. Uso de rebites I

    Os rebites pop ou cegos são usados para unir materiais finos ou placas não muito espessas. Os rebites são cavilhas metálicas em alumínio, com um pequeno tubo numa ponta e uma parte mais grossa na outra. Faça um orifício através dos dois materiais que deseja unir e insira um rebite no buraco. A cabeça do rebite deve penetrar completamente até ao outro lado do material. O rebite é fixado finalmente com a ajuda de um rebitador.
    Existem rebites de diversos diâmetros. Tenha atenção não só ao tamanho, mas também ao comprimento da parte que fecha o rebite.

  23. Uso de rebites II

    O processo para fazer uma união através de rebites é o seguinte:
    1. Ao fechar o rebitador, o rebite é segurado e introduzido no material.
    2. O tubo de alumínio é comprimido na parte traseira do material.
    3. Ao fechar o rebitador com mais força, o tubo de alumínio expande.
    4. A cavilha parte-se quando se aplica força suficiente no rebitador.
    Os rebites são muito estáveis e difíceis de retirar.
    A grande vantagem dos rebites é a possibilidade de criar uma união forte mesmo em locais onde não se pode aceder à parte traseira do material. Não é possível fazer isto com porcas e parafusos.

Avaliação

Avalie esta descrição passo a passo.

Como aparafusar em metal

4.6
4.6 of 5

1337 número de votos

  • 5
    1093
  • 4
    127
  • 3
    25
  • 2
    16
  • 1
    76