História

Como tudo começou...

1921

Tudo começou em 1921, quando o inventor Edmond Michel se encontrava numa plantação de cana de açúcar no Louisiana, Estados Unidos da América. Ele viu os trabalhadores a abrirem caminho com machados através da espessa e resistente cana de açúcar. Era uma tarefa pesada e prejudicial para as costas

Mais tarde, na sua oficina de Nova Orleães, desenvolveu um machado mecanizado Mas, para fazer a sua ideia funcionar, ele percebeu que a lâmina teria de girar de alguma forma. Rapidamente começou a melhorar a sua primeira ideia e, em 1923, já tinha desenvolvido a primeira serra elétrica de mão do mundo. Um jornal de Nova Orleães cobriu esta invenção num breve artigo.

Joseph W. Sullivan, um proprietário agrícola, leu o artigo durante uma viagem de Minneapolis à Florida. Pensando que se tratava de uma grande ideia, foi imediatamente para Nova Orleães para encontar Edmond Michel.

1924

Depois de mais desenvolvimentos da serra de mão elétrica, a "The Michel Electric Handsaw Company" iniciou as operações em 1924 com Edmond Michel e Joseph W. Sullivan, que deram o nome de Skilsaw à sua serra revolucionária.

1926

Edmond Michel continuou a trabalhar naquilo que mais gostava: inventar coisas. Por isso, deixou a empresa em 1926. Nesse mesmo ano, o nome "The Michel Electric Handsaw Company" foi alterado para "SKILSAW Incorporated". No fim desse ano, já tinham sido produzidas 2000 serras circulares.

1928

Neste ano, foi utilizado alumínio injetado pela primeira vez na produção de ferramentas elétricas. A Skil foi pioneira na utilização de alumínio, que proporcionava maior resistência e ligeireza às ferramentas. Na mesma altura, desenvolveu-se também uma série de melhorias relacionadas com a segurança. A primeira serra circular elétrica portátil, o "Modelo E", foi desenvolvida em 1928.

1934

Após anos a produzir apenas serras circulares, a Skil introduziu os primeiros berbequins elétricos em 1934.

1936

A Skil iniciou um plano de seguros e pensões para os seus empregados em 1936. Foi um desenvolvimento muito progressista na altura, num momento em que o trabalho era escasso e as empresas não ofereciam benefícios adicionais aos seus empregados.

1937

A serra circular "Modelo 77", que se tornaria no produto mais marcantes da Skil, foi produzido pela primeira vez em 1937. Esta ferramenta era robusta e fiável, convertendo-se rapidamente no padrão para esta indústria. Os comerciantes diziam que era a melhor serra elétrica portátil disponível no mercado dessa época.

1947

A gama Skil foi ampliada com produtos como aparafusadoras elétricas, chaves de impacto, berbequins e martelos elétricos, rebarbadoras, aparadores, diferentes tipos de serras circulares e uma vasta gama de acessórios!

1952

O nome "SKILSAW Incorporated" foi mudado para "Skil Corporation", refletindo os muitos produtos diferentes e as centenas de modelos produzidos. O nome "SKILSAW" foi registado como marca registada da companhia.

1961

Devido ao desempenho positivo na exportação, a Skil decidiu criar uma organização própria na Europa, dando assim origem à Skil Nederland N.V. na cidade de Breda (Holanda), em 1961. John W. Sullivan, o neto do fundador Joseph Sullivan, foi nomeado Diretor Executivo. No final desse ano, a Skil tinha ampliado as suas atividades com várias filiais de vendas em toda a Europa. O centro de Breda tornou-se na sede europeia, servindo todo o mercado do velho continente.

1966

Bolton Sullivan, o filho do cofundador Joseph Sullivan, visitou a sede central de Europa, em Breda. Em 1966, foi produzida a ferramenta elétrica número 10 milhões da Skil.

1996

Em 1996, a Skil foi adquirida pela Robert Bosch GmbH.

2008

A Skil Europa introduziu a sua gama "Skil Masters". Isto significava que, para além dos produtos de bricolage, a Skil Europa passava também a oferecer a sua gama de ferramentas para profissionais.

2011

As ferramentas de jardim da Skil foram reintroduzidas na Europa. Todos os produtos de jardim da Skil possuem o inovador "Sistema de Armazenamento Fácil", para guardar as ferramentas de forma simples e de modo a não ocuparem muito espaço.

2017

A Skil foi adquirida pela Chervon (HK) Ltd. em 2017. A missão da Chervon passa por criar produtos inovadores de forma continuada, o que representa uma excelente compatibilidade com o foco da Skil em desenvolver produtos inteligentes, que sejam acessíveis e fáceis de utilizar.